Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Orquestrar é uma arte

Recentemente perdi o sono com um pensamento que me intrigou positivamente. Fiquei impressionado por ter constatado algo tão simples e, ao mesmo tempo, tão interessante.

Trabalho com orquestração de webservices há mais de 2 anos. Também sou músico amador há pelo menos 25 e talvez, até o momento, eu nunca tivesse feito uma relação entre as duas coisas.

Ora, a coisa é simples! Imaginemos uma orquestra musical. Nela, o maestro é responsável por determinar o tempo da música, o seu pulso. Os gestos que ele faz determinam a textura da música, ou seja, se as notas vão ser mais suaves ou mais duras; e a amplitude da regência determina o volume (forte ou piano), quando a música deve crescer e quando deve diminuir; em suma, a interpretação dinâmica.

Além disso o maestro é quem dá as entradas para os músicos (já que nem todas as músicas começam e terminam com todos os instrumentos tocando ao mesmo tempo) e também determina o fechamento da música de forma que todos os músicos possam parar de tocar na hora certa.

A maioria dos maestros faz uma regência bem parecida, mas as diferenças são adaptáveis, dependendo do seu costume e dos ensaios.

O maestro, porém, não pode fazer tudo sozinho. Ele é o ‘regente’ e é quem deve ter a capacidade de contagiar sua orquestra. Mas não é ele que, no fim, irá gerar o som… É aí que entra o papel dos músicos e dos seus instrumentos. Se os músicos são bons o resultado é fabuloso!! Igualmente, se os músicos são limitados, não há maestro que faça milagres… E, por mais fantástico que seja um instrumento, se o musicista não é tão competente assim, o resultado pode ser desastroso. E vice-versa.

Se não bastasse, ainda devemos pensar em utilizar o instrumento certo para a tarefa certa, e este deve estar devidamente afinado. Não posso utilizar uma flauta no lugar de um baixo, por exemplo.

Algo semelhante ocorre na orquestração de sistemas. A orquestração é capaz de integrar sistemas de forma melodiosa e harmônica. Ela dita o ritmo da integração, invocando o serviço certo no momento certo, informando as entradas de cada serviço. Mas esse ‘maestro’ é totalmente dependente do serviço, o nosso músico, ao ponto de limitar-se à tarefa de realizar uma requisição e obter ou não uma resposta.

Esse exemplo também nos ajuda a visualizar os papéis envolvidos num processo de orquestração. Se pensarmos que a orquestração é como o maestro e os serviços são como os músicos, fica muito claro entender a separação entre a lógica da orquestração e a lógica de negócio: assim como o maestro não toca nenhum instrumento, a lógica de negócio não deve ser implementada junto com a lógica de orquestração e sim em serviços separados para serem orquestrados.

É fundamental, também, escolher o instrumento certo para tocar o trecho correto. O instrumento errado ou desafinado pode comprometer toda a orquestração, toda a peça. Da mesma forma que o serviço chamado na hora errada poderá comprometer os resultados da orquestração.


Chego à conclusão que orquestrar é uma arte!! E é por isso eu tenho tanto prazer em desenvolver esse tipo de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge