Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Uso do MDS (MetaData Service) no Oracle SOA Suite

O Oracle SOA Suite, solução da Oracle para integração de sistemas e automação de processos, na sua versão 11g, trouxe muitas novidades, se compararmos com a versão 10g. Uma delas foi o MDS, ou o MetaData Service. Nesse post vamos falar sobre ele, procurando esclarecer para que serve e como utilizá-lo.

Definição
O MDS é um repositório unificado para armazenamento de arquivos (metadados) usados nos projetos do SOA Suite. Quando, por exemplo, um projeto BPEL ou BPM é implementado (deploy) os seus arquivos são armazenados no MDS.

Além disso, é possível utilizar o MDS para outros fins, como, por exemplo, compartilhar artefatos comuns entre os vários projetos, sejam eles schemas XML (XSD), arquivos EDL, DVM ou WSDL.

Porque usar o MDS para artefatos comuns?
O MDS provê maior segurança e melhor manutenção dos artefatos comuns aos projetos do SOA Suite. Existe total compatibilidade com o JDeveloper (IDE de desenvolvimento) para visualizar o conteúdo do repositório e total compatilidade do EM para a sua manutenção.

Um exemplo de situação que justifica o uso do MDS é quando um arquivo XSD é compartilhado por vários projetos, o que ocorre com certa freqüência quando utilizamos modelos canônicos. Ter uma cópia desse arquivo em cada projeto pode gerar um problema de manutenção (pensemos que, cada nova versão do arquivo deveria ser replicada 10, 20 vezes, dependendo da quantidade de projetos envolvidos na integração). Se utilizamos o MDS, os projetos envolvidos farão uma referência para ele no repositório e, sempre que o arquivo XSD for atualizado, automaticamente todos os projetos também estarão atualizados.

Como utilizar o MDS
Existem duas versões do MDS: uma armazenada em forma de arquivos e outra registrada no banco de dados (servidor). A primeira é usada para o desenvolvimento e pode ser salva, por exemplo, num repositório subversion (GIT, SVN, CVS, TFS, etc), de forma que todos os desenvolvedores tenham acesso ao conteúdo.

A versão do banco de dados, por sua vez, será aquela utilizada pelo servidor SOA Suite, que estará rodando sobre um server Weblogic. Assim será necessário implementar (deploy) o conteúdo dos arquivos no banco de dados para que o servidor tenha acesso ao conteúdo atualizado pelos desenvolvedores.

Cada projeto utiliza um padrão próprio para implantação (deploy) dos projetos no servidor SOA Suite. Esse artigo explica como criar a árvore de arquivos e como atualizar o MDS da maneira nativa, ou seja, via JDeveloper.

Uma vez que o MDS esteja configurado e com o conteúdo armazenado, a referenciação dentro do projeto é bastante simples, bastando informar, na localização, o caminho completo dentro do MDS e incluindo o prefixo oramds. Veja no exemplo:

  • Para referenciar o XSD que está no caminho apps/MyCannonical: oramds:/apps/MyCannonical.xsd
  • Para referenciar um WSDL:

 

Utilizar o MDS em projetos SOA Suite é uma opção de arquitetura que pode simplificar muito o desenvolvimento. Porém, é necessário que exista um forte controle das atualizações dos arquivos locais e do banco de dados. Trabalhar com multi-desenvolvedores também pode causar algum tipo de transtorno caso isso não ocorra.

Podem haver problemas, também, no uso compartilhado do conteúdo do repositório. Indispensável dizer que deve haver uma preocupação muito grande quando esses artefatos forem atualizados, evitando incompatibilidade com outros projetos.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge