Qual a principal diferença entre BPM e BPEL?

Você está pesquisando sobre produtos para gestão de processos, e ouviu falar em BPEL. Mas também ouviu outros produtos falarem em BPM. Afinal, o que há de diferente entre eles?

Enquanto BPEL (Business Process Execution Language) é um dos padrões tecnológicos usados para implementação de processos automatizados, BPM (Business Process Management) é muito mais do que isto. BPM é toda uma disciplina de administração de negócios, que trata de muitos níveis e temas relacionados à gestão por processos de negócio, desde a descoberta de processos, passando pela análise e melhoria de processos de negócio, implementação de processos de negócio (com ou sem suporte tecnológico) e muito mais, sob uma perspectiva organizacional. Não se deixe enganar pela sopa de letras – apesar de estarem relacionadas a “Business Process”, BPM e BPEL são coisas diferentes.

Dentro da disciplina de BPM há uma área de conhecimento que estuda como a tecnologia pode apoiar a análise, execução e controle dos processos de negócio, onde encontramos muitos produtos, comumente denominados de BPM Suítes (BPMS), tais como Oracle BPM, IBM BPM, Tibco, Pega e outros (http://bpm-directory.omg.org/). Acreditamos que aqui é onde muitas pessoas acabam confundindo-se sobre o que BPM realmente é – quando fornecedores usam a expressão “BPM” para simplesmente se referir a seus produtos.

Estes produtos de BPM, que são os BPM Suítes, usam diferentes padrões para automatizar processos. Alguns executam processos usando BPEL (Business Process Execution Language), outros executam processos interpretando BPMN (Business Process Model and Notation), e ainda há outros usam sua própria linguagem de workflow para automatizar e controlar processos.

Qual a melhor solução dependerá de uma série de questões que precisam ser avaliadas em conjunto quando sua empresa for selecionaro BPMS a ser adotado pela organização. Confira no artigo A difícil tarefa de escolher uma plataforma BPM que cuidados recomendamos para fazer uma boa escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>