Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Benefícios da Automatização de Processos – Automatização de Atividades

Já discutimos os objetivos e Benefícios da Automação de Processos. Conversamos também sobre se vale a pena automatizar todo e qualquer processo neste estudo de caso e o que é preciso levar em conta ao tomar a decisão.

Hoje, no entanto, vamos – através de casos práticos onde isso foi utilizado – nos aprofundar um pouco mais sobre aquele que é, talvez, o benefício da automatização de processos mais evidente de todos: A Automatização de Atividades em processos automatizados com a ajuda de um BPMS.

As candidatas ideais são aquelas atividades onde a interação humana agrega pouco valor à realização da tarefa. Vejam, por exemplo, os casos abaixo:

  • Integração com Sistemas Legados:
Incluir Dados de Nova Vaga
Suprocesso de Aprovação de Abertura de Nova Vaga.

A atividade representada aqui é parte de um subprocesso onde todos os envolvidos aprovaram a criação de uma nova vaga para contratação pela organização. Deste modo, resta apenas a atividade de incluir a vaga solicitada no sistema de recrutamento e seleção.

No nosso exemplo, é o processo que irá transferir, automaticamente, ao sistema legado, todas as informações da vaga. E é aqui que temos claro o benefício da automatização desta atividade: as características da vaga já estão todas incluídas e formalizadas no processo, tendo sido avaliadas pela Direção e Departamento de RH; não há a necessidade de um colaborador realizar o cadastro manualmente, proporcionando ganho de produtividade e redução do tempo necessário para conclusão do processo. Mais do que isso, evitam-se erros na transposição de quaisquer um dos dados relativos à vaga.

  • Identificação de aprovadores ou hierarquia de aprovação
Subprocesso de Aprovação de Crédito
Subprocesso de Aprovação de Crédito

No subprocesso representado acima, a busca por um novo aprovador é automatizada. Ou seja, quaisquer regras que existam para determinar quem deve ser o próximo a aprovar o crédito (e até mesmo se é necessária outra aprovação) podem ser automatizadas buscando a informação em um cadastro existente na empresa. Não é preciso que um colaborador seja responsável pela tarefa de identificar o próximo aprovador.

  • Mudança de fluxo do processo
Identifica Vaga
Supprocesso de Aprovação de Abertura de Nova Vaga

Em um processo de negócio, torna-se bastante trabalhoso que as diferentes pessoas responsáveis por atividades chave tenham de determinar a quem dirigir o resultado do seu trabalho. A automatização destas tarefas podem evitar a existência de papéis cuja única responsabilidade é o roteamento da informação e, também, protegendo a organização dos possíveis erros e atrasos por um direcionamento inadequado.

Calcular Custo da Viagem
Subprocesso de Aprovação de Solicitação de Viagem

No fluxo acima, o processo foi automatizado para identificar o custo total de uma Solicitação de Viagem e, por consequência, realizar ações diferentes de acordo com uma regra. Em casos como este, é totalmente desnecessário que um colaborador realize tarefas que podem ser integralmente automatizadas, executando-as com maior eficiência e rapidez.

De modo geral, ao decidir por automatizar atividades, é preciso encontrar aquelas que estão perfeitamente definidas e/ou são repetitivas o suficiente. Sem a intervenção humana, pode-se reduzir drasticamente os tempos necessários, custos e erros.

No entanto, sem a tecnologia adequada ou se realizado de forma incorreta, podemos ter casos onde a automatização é muito complexa, resultando em custos mais altos e menor flexibilidade e adaptabilidade às mudanças. É preciso, portanto, perguntar-se que atividades devem ser automatizadas e não somente quais podem se tornar automáticas, além de encontrar sempre os meios de menor custo possível para essa automatização.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge