Definindo o Escopo de Modelagem de um Processo de negócio

Uma definição essencial no início de um projeto de modelagem é o escopo do processo que será modelado. A definição clara dos limites em que será trabalhado o processo é um fator chave para a realização de qualquer projeto de modelagem.

Tomando como exemplo um processo de venda de uma fábrica de móveis: num primeiro momento, poderíamos imaginar que o escopo de um processo desta natureza  inicia com a chegada do cliente na loja e termina com o pagamento:

Contudo, extrapolando um pouco as atividades que se seguem ao pagamento, poderíamos questionar se não deveriam também estar contempladas as etapas de:

  • Entrega dos móveis;
  • Montagem, quando necessário;
  • Acompanhamento dos pagamentos parcelados; ou
  • Acompanhamento da garantia.

Onde efetivamente deveria começar e finalizar este processo?
Não existe uma resposta certa para esta pergunta, pois o escopo de um projeto de modelagem depende de diversos fatores, estando entre eles:

1. Os Resultados esperados do projeto: A motivação inicial pela realização do projeto é um fator primordial na definição do seu escopo. No exemplo acima, a modelagem pode ter sido demandada pela equipe comercial que tem como meta abrir mais 50 lojas nos próximos 12 meses e que precisa, portanto, unificar o processo de atendimento. Ou por uma necessidade desta mesma equipe em unificar o atendimento das suas lojas, tendo em vista que algumas unidades possuem um desempenho espetacular e em outras deixam muito a desejar. Nestes casos, a primeira versão do processo atende as expectativas.
Porém, digamos que a motivação seja garantir a melhor experiência de atendimento ao cliente. Neste caso, a empresa pode estar preocupada com o fato que o atendimento fora da loja, nas etapas de transporte e montagem, são os momentos em que ela menos tem condições de garantir a sua qualidade, criando assim uma necessidade de maior gestão e controle.

2. A Equipe envolvida no projeto: A modelagem de processos é uma atividade de natureza interfuncional que necessita para o seu sucesso da cooperação de todas as áreas envolvidas no processo. Desta forma, a amplitude do escopo da modelagem deve ser norteada também pelas áreas que estão engajadas no projeto de modelagem. A ampliação do escopo exigirá a sensibilização das novas áreas de negócio que serão afetadas.

3. As Expectativas de Prazo e Custos do Projeto: As variáveis clássicas de custo, prazo e escopo estão interligadas desde a concepção do projeto, e a mudança em uma delas tende a gerar reflexos nas demais. Desta forma, a reflexão sobre o escopo do processo deve levar em conta as expectativas de prazos e custos previstos para o projeto, de modo a garantir que a alteração não impactará a sua viabilidade.

Respeitando estes quesitos, podemos avaliar se determinadas partes do processo, devido às suas características, não poderiam ser modeladas separadamente. São exemplos destas situações as etapas de um processo que:

  • Aparentam ser mais independentes em relação a outras. Etapas com estas características costumam tem um bom nível de desacoplamento do restante. Por exemplo, uma etapa final de pesquisa de satisfação do cliente tende a ser a menos acoplada ao processo do que a etapa de pagamento, e poderia ser analisada separadamente.
  • Se repetem em outros processos. Por exemplo, o serviço de transportes pode ser necessário tanto num processo de venda como num processo de manutenção ou devolução do móvel adquirido.
  • São claramente de apoio, sem visibilidade para o cliente final.
  • Não podem retroagir a um ponto anterior do mesmo processo. Por exemplo, no nosso processo de vendas, não é razoável pensarmos que no momento em que o cliente está recebendo o montador do seu móvel ele possa voltar para a etapa de cadastro realizada antes da compra. Isso demonstra que a etapa de montagem e a etapa de cadastro possuem uma certa independência que permite que elas sejam analisadas separadamente.

Neste momento, algumas perguntas chaves muito comuns no início de um projeto de modelagem também podem ser fundamentais para definirmos o escopo mínimo e máximo de um processo, tais como:

  • Quem é o cliente do processo? Ele será atendido com o escopo que está sendo proposto?
  • Quem são os seus fornecedores? No escopo proposto eles interagirão com o processo?
  • Quais são as entradas e saídas do processo? As entradas previstas serão utilizadas no escopo proposto? Este escopo entregará as saídas esperadas?
  • Quais são os indicadores principais? No escopo proposto estes indicadores poderão ser medidos?

Finalmente, é importante que o escopo previsto para o projeto contemple alguns cuidados de modo a evitar que o mesmo não se limite a um escopo tão pequeno que não seja contributivo ou tão grande que se torne inviável. Desta forma, sugerimos sempre uma dose de atenção para que:

  • O processo não se limite a uma só área ou departamento, ou seja, preserve suas características interfuncionais. Processos departamentais tendem a não apresentar todos os benefícios da gestão por processos como aqueles transversais à organização.
  • Se evitem projetos que exigem 6, 10 ou 12 meses de trabalho. Projetos desta amplitude tende a já ter o seu resultado desatualizado ao seu final, além de gerar desmotivação devido a demora na entrega dos seus resultados.
  • No caso do processo ser muito extenso, seja verificada a possibilidade de que o seu escopo seja dividido em dois ou mais projetos, de modo a garantir entregas frequentes.
  • Se lembre que, quanto maior o escopo, mais complexa a sua gestão.
  • Se esteja, contudo, sempre atento para evitar que uma divisão excessiva que sacrifique a visão ponta a ponta do processo.

Finalizando, não podemos deixar de ressaltar que, tão importante quanto à definição do escopo é que estes limites fiquem sempre muito claros para os stakeholders e para as áreas de negócio. A falta de clareza sobre o escopo a ser trabalhado tende a gerar desmotivação e retrabalho nas reuniões de levantamento do processo.

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