Arquitetura típica de BPMS

Os BPMS (Business Process Management Suite, ou System) são uma categoria de software com a capacidade de coordenar a execução de processos de negócio.

Apesar de apresentarem variações, podendo conter ou não alguns componentes, os BPMS essencialmente apresentam uma arquitetura básica comum:

Arquitetura típica de um BPMS (iProcess, 2009/2013)

 

Modelagem

O componente de modelagem é a ferramenta que auxilia o analista a documentar o processo de negócio.

Podem ser utilizadas diferentes notações pela ferramenta de modelagem, embora a mais comum seja BPMN, pela sua facilidade de transformação no modelo que poderá ser implementado tecnicamente para a automação.

Muitas ferramentas dispõem na ferramenta de modelagem recursos como documentação detalhada, integração com a estrutura hierárquica organizacional, funcionalidades de apoio à análise e simulação dos processos.

Desenho Técnico

O componente de desenho técnico é a área de trabalho do desenvolvedor, que irá implementar o processo modelado.

Em alguns BPMS, a ferramenta de desenho técnico pode ser a mesma ou estar integrada à de modelagem. Em outros casos, as ferramentas podem ser distintas.

A ferramenta de desenho técnico pode implementar o processo na mesma notação do processo modelado (em geral BPMN) ou eventualmente poderá requerer uma transformação para outra notação ou linguagem, como BPEL por exemplo.

Motor de Processos (Process engine)

O motor de processos é o componente onde a mágica do controle e execução do processo automatizado acontece.

Quando o modelo do processo implementado está pronto, ele é disponibilizado para o motor de processos. As informações do modelo são armazenadas na base de dados da ferramenta, que passa a usá-las como base para controlar cada etapa da execução.

O motor de processos é responsável por:
  • interpretar o modelo do processo,
  • controlar a execução de acordo com o modelo do processo,
  • interagir com os participantes humanos do processo,
  • invocar e integrar-se com aplicações externas,
  • manter automaticamente atualizada a base de dados de execução do processo.
Quando uma nova instância do processo é disparada, o motor de processos interpreta a próxima etapa, identificando quem deve executar, que dados devem ser fornecidos como entrada, que dados são esperados como saída da sua execução.

O framework de tarefas humanas é o responsável por gerenciar as atividades executadas por usuários, disponibilizando as informações configuradas para a tarefa ao ator responsável através de mecanismos como a lista de trabalho (ou lista de tarefas). Quando um usuário finaliza sua atividade, o framework de tarefas humanas repassa o resultado ao motor de processos, que dá seguimento à execução do processo.

O framework de integração é o responsável por gerenciar o acionamento de mecanismos automáticos, executando serviços, APIs ou scripts de busca ou envio de dados para sistemas de informação como sistemas legados, ERPs ou serviços de agentes externos. Em geral apresenta melhor desempenho quando estas integrações são gerenciadas através de uma arquitetura SOA (para saber mais, leia os artigos “SOA – Arquitetura Orientada a Serviços” e “SOA – A relação com BPM no sucesso da automação de processos“).

Alguns produtos dispõem também de um framework de regras, que gerencia a invocação de regras de negócio. Neste caso, as regras de negócio são mantidas em uma solução denominada BRMS (Business Rules Manager System), viabilizando que gestores do negócio tenham controle sobre os parâmetros que definem a regra, cabendo ao processo apenas executá-la para obter o resultado.
(Leia mais sobre BRMS no artigo Business Rules e a Dinâmica do Negócio)

Repositório de documentos

É natural que em muitos processos de negócio haja o envolvimento de documentos.
Documentos podem ser o gatilho de um processo de negócio, bem como atividades no decorrer da execução do processo podem requerer que documentos sejam associados a ele.

Assim, a maior parte das soluções de BPM disponibilizam mecanismos para vincular documentos a processos em execução, mas elas podem se diferenciar basicamente de duas formas. Muitas soluções viabilizam mecanismos simples de vínculo de documentos, em que os arquivos são armazenados no sistema de diretórios do servidor e oferecem formas de interação simples (anexar, abrir, remover).
Outras soluções mais robustas incorporam ferramentas mais completas de gerenciamento de conteúdo – ECM (Enterprise Content Management), contemplando uma gestão plena sobre o documento, com funcionalidades como versionamento, busca por metadados ou por conteúdo, gerenciamento de validade e expiração, controle de acesso ao conteúdo, entre outros.

Dados de Desempenho e Monitoramento

Sem monitoramento não há gerenciamento. Assim, todo BPMS mantém uma base de informações da execução de cada instância de processo que pode ser usada na geração de dados de desempenho do processo.

Os dados de desempenho são utilizados por ferramentas que possibilitam o monitoramento através de indicadores reportados em relatórios ou painéis gráficos.

A forma como estes dados são disponibilizados para o monitoramento também pode apresentar variações entre as soluções disponíveis no mercado.

Enquanto algumas soluções disponibilizam relatórios tabulares e gráficos para acompanhamento dos indicadores (muitas vezes inclusive com alto grau de customização e personalização), outras ferramentas apresentam componentes mais robustos de Monitoramento Ativo – BAM (Business Activity Monitoring), que possibilitam não apenas visualizar indicadores mas interagir com processos problemáticos.

 

Com tantas variações, como escolher o BPMS certo para minha organização?

Selecionar um BPMS para uso em uma organização passa por compreender a robustez dos componentes disponibilizados pelas soluções de cada fornecedor e avaliá-las frente às necessidades atuais e futuras da organização, levando também em conta aspectos econômicos e culturais. Leia o artigo “A difícil tarefa de escolher uma plataforma BPM para uma organização” para compreender as complexidades envolvidas nesta escolha e estruturar um projeto de seleção.

 

Uma ideia sobre “Arquitetura típica de BPMS

  1. A aplicabilidade de BPM´s na gestão de TI (área que milito) é de uma importância ímpar, não que nas outras áreas não o seja. Mas hoje em dia é quase impossível planejar, treinar, monitorar equipes sem uma ferramenta como essa.

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