Novidade! Guia BPMN 2.0 da iProcess

Acabou de sair do forno, nosso quentíssimo Guia de referência rápida BPMN 2.0 (e modéstia a parte, todos achamos ele lindo)!

Criamos esse guia em português para facilitar a vida de quem precisa modelar, interpretar, implementar processos de negócio utilizando a notação BPMN.

Todos os elementos da notação estão documentados de forma clara e objetiva, para ajudar a esclarecer dúvidas e orientar o melhor uso dos mesmos.

O guia também tem um exemplo aplicado de diagrama de processo com uso dos elementos mais comuns, e informações de referência dos outros elementos dos outros dois tipos de diagrama da notação: o Diagrama de Coreografia e o Diagrama de Conversação.

Quer um?

Download do Guia BPMN 2.0 da iProcess no formato PDF
Tamanho do arquivo: 3.5mb
ou
Receber o Guia BPMN 2.0 da iProcess impresso
A gente manda ele pelo correio de graça para você!
(lotes de envio limitados por mês)

Gostou?
Ele também faz parte do material didático dos nossos cursos especializados em BPM e BPMN.

Quer dominar todo o potencial da notação BPMN e modelar processos seguindo as melhores práticas?
Confira na agenda da iProcess Education as próximas turmas do nosso treinamento de Mapeamento de Processos com BPMN 2.0 – Prático e Avançado e de nossos cursos para desenvolver conhecimentos e técnicas em modelagem, melhoria e otimização e análise para automação de processos!

 


28/3/14 – Atualização: O arquivo para download foi atualizado com a v2 do guia, que contempla pequenos ajustes no diagrama de exemplo e ajuste dos nomes dos elementos de tarefa de envio e recebimento (estavam invertidos). Aos amigos que identificaram nossa pequena falha, agradecemos a dica!

 

10 ideias sobre “Novidade! Guia BPMN 2.0 da iProcess

  1. Muito bom!

    Para quem está “aprendendo” como trabalhar com os elementos avançados da BPMN ficou mais claro e objetivo

    Parabéns e muito obrigado!

  2. O guia ficou realmente muito bom!

    Parabéns pela iniciativa!

    Apenas gostaria de deixar um comentário que julgo importante sobre o diagrama de exemplo utilizado no guia:

    Os caminhos do gateway exclusivo “Situação do estoque” são unificados por um gateway paralelo que funcionou como um “join” e “split” ao mesmo tempo.

    O fato de o gateway paralelo unificar dois caminhos oriundos de um gateway exclusivo torna essa representação inadequada de acordo com a notação, tendo em vista de que, de acordo com a lógica do processo, este aguardaria os dois caminhos serem executados, no entanto, apenas um será seguido por cada instância de processo.

    Obrigado!

  3. Parabéns!!! Excelente material. Participei da 23ª edição do BPM Boot Camp na ABPM Brazil. Foi ótimo. Tanto que pretendo fazer minha monografia de Gestão da Qualidade sobre o assunto. Aproveitando: quem dispor de material, agradeço. Grande abraço.

  4. Parabéns,

    O guia ficou muito bom, com uma didática simples. Auxiliando no melhor conhecimento para quem está iniciando a etapa de modelagem.

    Atenciosamente,

    Anderson Nepomuceno

  5. Excelente material. Utilizei com os alunos da Disciplina Gestão de Processos e foi de grande valia. Espero um dia termos a disposição o Guia Completo de BPMN em português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>