Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Desmistificando tipos de tarefas em BPMN: Tarefas automáticas

No artigo anterior (Desmistificando tipos de tarefas em BPMN: Tarefa Abstrata, Tarefa de Usuário e Tarefa Manual) iniciamos uma série de três artigos sobre os tipos de tarefas em BPMN. Para facilitar o entendimento, estamos discutindo os os tipos de tarefa de acordo com seu propósito (essa divisão não é oficial):

Tarefas de execução de rotinas automáticas

Para representar situações em que rotinas que são executadas automaticamente no processo (em que seu acionamento é determinado pelo andamento do fluxo do processo, sem que haja uma pessoa para acioná-lo), BPMN sugere três tipos de tarefa: tarefa de serviço, tarefa de script e tarefa de regra de negócio:

Os tipos de tarefa automáticas: tarefa de serviço (service task), tarefa de script (script task) e tarefa de regra de negócio (business rule task)

De acordo com a especificação:

“Uma Service Task (tarefa de serviço) é uma tarefa que usa algum tipo de serviço, que pode ser um Web Service ou uma aplicação automatizada.” (pág 156)

“Uma Script Task (tarefa de script) é executada pelo motor de processos de negócio (business process engine). O modelador ou implementador define um script em uma linguagem que o motor de processos consegue interpretar. Quando a tarefa estiver pronta para iniciar, o motor de processos executará o script. Quando o script for concluído, a tarefa também será concluída.” (pag 162)

“Uma Business Rule Task (tarefa de regra de negócio) propicia um mecanismo para o processo para enviar informações a um Business Rules Engine (motor de regras de negócio) e obter o resultado do cálculo que o motor de regras pode prover. ” (pag 161)

 

Todas as três são utilizadas na modelagem quando temos um processo que está sendo automatizado (se o processo é executado manualmente, fora de um BPMS ou workflow, é necessário que haja uma atividade manual em que uma pessoa acione a execução de uma funcionalidade; portanto a tarefa em si é de uma pessoa).

 A diferença entre elas é que a tarefa de serviço (service task) aciona a operação de um sistema de informação externo com o qual o motor de processo se comunica (process engine) – que pode ser implementado através de tecnologias como webservices, RMI (Remote Method Invocation), EJB (Enterprise Java Beans), etc. Já a tarefa de script (script task) executa um trecho de código que a própria aplicação de motor de processos interpreta e executa (e cada fornecedor de produto pode definir sua linguagem de script própria). Por exemplo, a transformação de um tipo de dado em outro ou a realização de cálculos com os dados da instância do processo, são exemplos de tarefas de script.

A tarefa de regra de negócio (business rule task) comporta-se da mesma forma que a tarefa de serviço, porém possui o propósito específico de obter resultado da aplicação de uma determinada regra de negócio no processo (leia mais sobre regras de negócio e Business Rules Management no artigo Business Rules e a Dinâmica do Negócio).

Um exemplo de processo com tarefas automáticas de serviço, de tarefa e regra de negócio

No processo hipotético acima temos exemplos aplicados dos três tipos de tarefas automáticas.

  • A tarefa “Identificar prioridade do atendimento” é uma tarefa de regra de negócio, pois executa uma regra da organização (por exemplo: chamados de clientes com contas premium ou chamados que já tiveram uma visita técnica mas o problema não foi solucionado são tratadas como prioridade “emergência”, enquanto as demais são prioridade “normal”. Se a organização quiser mudar esta regra e incluir outros planos no atendimento de prioridade emergencial, pode modificar a regra de negócio sem impactar no processo).
  • Neste processo em que todos os chamados são originados com prioridade “normal”, a tarefa “Elevar prioridade do atendimento” é uma tarefa de script pois muda de “normal” para “emergência” uma informação do próprio processo, elevando a prioridade dos processos que passam por ela (sem precisar acessar outros sistemas).
  • A tarefa “Identificar técnico responsável” é uma tarefa de serviço pois acessa o sistema de localização da empresa identificando que técnico está mais próximo do endereço do cliente. Ela aciona um serviço deste sistema, e recebe como retorno a informação do técnico disponível.
  • A tarefa de serviço a seguir “Sinalizar sistema de chamados”, aciona um serviço do sistema usado pela empresa para enviar ao comunicador do técnico a nova chamada prioritária.
  • A tarefa de serviço “Agendar visita técnica” registra o chamado no sistema que libera a lista de clientes a serem visitados no dia pelos técnicos. Como é uma visita normal, ela é registrada de acordo com o agendamento realizado com o cliente na criação da ficha de atendimento.

Aprenda a dominar a notação BPMN utilizando as melhores práticas com nossos instrutores, em um curso repleto de exercícios e um laboratório prático de modelagem de um processo de negócio de ponta a ponta!
Confira já a agenda de cursos da iProcess Education e inscreva-se:
www.iprocesseducation.com.br/ipe04

6 respostas

  1. Olá!
    Aconselha, para um processo modelado em A4, que quantidade máxima de atividades, de forma a não prejudicar a visualização e leitura?
    Att,

  2. Olá, tenho uma business rule e dependendo do resultado preciso enviar mensagens para diferentes destinatários, todos eles fora do pool. Voces tem uma sugestão de como representar isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge