Certificações para profissionais de Processos de Negócio

Crédito da foto: albertogp123 - via photopin.com (cc)O mercado de profissionais para atuar em iniciativas de Gestão por Processos está bastante aquecido. Não há uma pesquisa formal, mas uma percepção geral de que bons profissionais que atuem em iniciativas de processos estão fazendo falta no mercado.

Esta área de atuação ainda está se consolidando em muitas organizações, e o grupo de profissionais que se envolvem nestas iniciativas variam bastante não apenas de acordo com o porte da empresa, mas também com o nível de maturidade da organização das práticas de gestão de processos.

Por isto mesmo, as certificações para validar conhecimentos e experiência de profissionais da área têm ganhado grande importância.

Certified Business Process Professional (CBPP)

A certificação CBPP é uma das que mais vem crescendo no Brasil, impulsionada principalmente pela forte presença do capítulo brasileiro da Association of Business Process Management Professionals – ABPMP (www.abpmp-br.org), a instituição certificadora. A certificação CBPP está para o profissional de processos assim como o PMP (e respectivamente o PMI) estão para profissionais de projetos.

O objetivo desta certificação é validar o conhecimento e experiência do profissional em iniciativas relacionadas à gestão de processos. Por este motivo, para realizar o exame do CBPP existem pré-requisitos que precisam ser atendidos, como ter experiência comprovada em iniciativas de gestão de projetos. Ao se inscrever para o exame, o profissional recebe uma cópia impressa do Corpo Comum de Conhecimento em BPM (o BPM CBOK), que encontra-se na versão 3 e já está traduzido para o português.

O exame é baseado principalmente no conteúdo desta obra, mas requer também realizar algumas análises sobre as questões que em geral são obtidas com base na vivência. Para fazer o exame precisa também participar do evento BPM Boot Camp, que são 3 dias de discussão sobre os temas do CBOK (o que também ajuda a fazer uma revisão geral do conteúdo). O exame costuma ser na manhã do quarto dia. A prova é em português e sua realização é presencial mas o profissional responde no próprio computador e o resultado sai na hora.

A CBPP é uma certificação única e renovável a cada três anos; uma forma da ABPMP garantir que o profissional certificado está se atualizando e continua exercendo as práticas de BPM. Embora o exame seja realizado pela ABPMP do Brasil, a certificação tem valor internacional.

Informações sobre a certificação:
http://www.abpmp-br.org/certificacao-cbpp/
Informações sobre a entidade certificadora:
http://abpmp-br.org/
Lista de profissionais certificados (no Brasil):
http://www.abpmp-br.org/profissionais-certificados/

 * Atualização: links para o site da abpmp-br atualizados em junho/2016.

OMG Certified Expert in BPM (OCEB 2)

A certificação OCEB é uma certificação concedida pela Object Management Group, a OMG (www.omg.org). A OMG é uma entidade padronizadora, responsável por diversos padrões técnicos. Os mais conhecidos pela área de tecnologia são o UML e CORBA, mas esta organização mantém centenas de especificações técnicas de linguagens, notações e padrões para diversas aplicações.

O foco da certificação OCEB portanto não está na experiência do profissional em processos, mas a verificação do seu conhecimento e domínio sobre conceitos e padrões, em especial os mantidos pela OMG para processos de negócio, como: Business Motivation Model (BMM),  Process Model and Notation – BPMN, Business Process Definition Metamodel (BPDM), Case Management Model and Notation (CMMN) entre outros. Também são tratados frameworks de qualidade e governança como SOX, COBIT, ITIL, Six Sigma e Lean.

A certificação OCEB é na verdade dividida em cinco titulações distribuídas em três níveis. A certificação básica é a OCEB Fundamental. Os dois níveis seguintes são segmentados em conhecimentos técnicos ou de negócio: Business Intermediate e Technical Intermediate, e então Business Advanced e Technical Advanced. Assim, para o profissional poder confirmar domínio e conhecimento sobre todos os aspectos de BPM, sob a perspectiva da OMG, precisará passar por cinco exames, ou então poderá escolher uma linha específica (negócio ou técnico) e realizar três exames até obter o nível avançado.

Para fazer o exame não há pré-requisitos. Basta estudar a bibliografia relacionada ao respectivo exame, realizar a aquisição do voucher e na data marcada vai ao local fazer o exame. A prova é em inglês.

Recentemente a OMG anunicou a OCEB 2. Isto porque até agosto de 2013 o exame ainda era baseado na especificação da notação BPMN v1.1. Assim, a OCEB 2 é, na verdade, a atualização da certificação para verificar conhecimentos sobre a BPMN 2.0, que é a sua especificação mais recente (veja neste vídeo em nosso canal do youtube o que mudou com a nova versão de BPMN).

Informações sobre a certificação:
http://www.omg.org/oceb-2/
Informações sobre a entidade certificadora:
http://www.omg.org/
Lista de profissionais certificados:
http://www.omg.org/cgi-bin/searchcert.cgi

 

Outras certificações para profissionais em BPM

Embora CBPP e OCEB sejam as principais certificações conhecidas no mercado, existem outras entidades internacionais que oferecem certificação para profissionais de processos, em geral concedidos por entidades educacionais.

Estas certificações tem se apresentado pouco expressivas na comunidade de BPM, sobretudo no Brasil. Algumas delas são:

  • Certified BPM Professional (CBPMPSM), concedida pelo BPMInstute.org, é baseada em literatura indicada no site. Os exames são presenciais e acontecem nos eventos realizados pela organização na Austrália, Europa e Estados Unidos (http://www.bpminstitute.org/certification).
  • Certified Professional in Business Process Management (CPBPM), titulação obtida através do programa educacional em gestão de processos de negócio da Villanova University (http://www.villanovau.com/online-certificates/bpm-certificate.aspx).
  • Certification in Business Process Management (P.BPM), certificação concedida pela instituição educacional BPM Council e International BPM Institute (http://www.bpmcouncil.org/).

 

Certificações profissionais em soluções de BPM (BPMS)

Com a expansão da utilização das soluções para automatização e gerenciamento de processos de negócio, os fornecedores de produtos perceberam a necessidade de formar e certificar profissionais que demonstrem conhecimento profundo e domínio das ferramentas que compoem o produto.

Estas certificações também são bastante valorosas, sobretudo para os profissionais envolvidos no desenvolvimento das soluções com um produto específico. Em geral são certificações bastante técnicas, muito mais focadas em como o profissional interpreta uma situação de negócio e identifica, dentro das capacidades do produto, a melhor forma de implementá-la. Dependendo do fornecedor, a verificação deste conhecimento pode ser realizado através da comprovação de implementação de processos, desenvolvimento de um case enviado pelo fornecedor, exame de conhecimentos teóricos e arquiteturais e até mesmo apresentação de atestados da empresa que teve soluções implementadas pelo profissional.

Conhece outras certificações que não foram citadas? Ajude-nos a manter esta postagem atualizada enviando links para as certificações que você conhece através dos comentários deste artigo.

 


Você sabia que a iProcess conta com uma equipe especializada e certificada internacionalmente?
Confira nossas certificações corporativas e profissionais no site:
www.iprocess.com.br/quem-somos/certificacoes/

9 ideias sobre “Certificações para profissionais de Processos de Negócio

  1. Primeiramente quero parabenizar o blog, realmente com matérias muito esclarecedoras e que abordam o dia dia do profissional de processos. Em relação as certificações de BPMS, existem as certificações da empresa Tibco, que possui também soluções SOA e muitas outras. Segue o link:

    Produto: TIBCO ACTIVEMATRIX® BPM SOLUTION DESIGNER

    Certificações e informações:

    http://www.tibco.com/services/educational/certification/TB0-121.jsp

  2. Realmente bastante esclarecedora a matéria, me ajudou a confirmar a decisão de qual certificação realizar!

  3. Muito boa matéria, estava em duvida de qual certificação tirar pois sou novo na área de processos. Muito obrigado.

  4. Parabéns por compartilhar o trabalho. Gostaria de saber sua opinião sobre qual é a certificação mais promissora? … e se vocês conhecem a certificação do PMI em processo de negócio?
    Sds,
    R.Cister

  5. Olá Ricardo!
    Em nome da equipe da iProcess, agradeço sua visita ao nosso blog. Ficamos felizes que o compartilhamento de nosso trabalho e conhecimento possa colaborar para outros profissionais brasileiros de BPM.
    Sobre sua primeira questão, da certificação mais promissora, embora tanto CBPP quando OCEB tenham sido bastante procuradas no mercado, o que temos visto em muitas descrições de vaga para profissionais que atuarão em atividades ligadas a processos de negócio é uma maior frequência do CBPP. De forma especial, acredito que ela tem sido mais buscada já que atesta não apenas conhecimento sobre a disciplina de gestão por processos, mas também alguma experiência do profissional nesta área.
    Em relação à certificação do PMI, acredito que você se refere á PMI-Professional Business Analysis, que é uma certificação de profissionais de análise de negócios. Embora os analistas de processos também apliquem conhecimentos da área de análise de negócios, existe uma diferença aí. De acordo com o PMI-SP, “o profissional [analista de negócios] deve compreender toda a estrutura, políticas internas e operações e identificar possíveis entraves de um projeto, estabelecer regras do negócio, processos, sanar possíveis dúvidas que possam surgir no desenvolvimento do mesmo, sem se esquecer de especificar o que será entregue ao cliente”. Note que não é uma expectativa deste profissional conhecer ou aplicar princípios ligados à da gestão de negócios por processos – que é o foco de da disciplina de BPM. Portanto, embora tenham um objetivo em comum (que é analisar e melhorar o negócio da organização), o método é diferente e está ligado à forma como a organização gerencia o seu negócio. Entendo que o estudo de BPM e de BA são, inclusive, complementares.

  6. Olá Pessoal! Estou estudando para a certificação da OCEB2, mas não vejo muita procura no mercado pro profissionais com essa certificação. Com sinceridade, vocês acham que ainda vale a pena fazê-la? Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>