No quarto dia da Jornada de Imersão em Agentes de IA, exploramos o poder das automações inteligentes com o n8n, uma das plataformas mais versáteis e acessíveis para criar fluxos automatizados de forma visual e intuitiva.
Durante a palestra “N8N – Simplificando a criação de agentes com a orquestração de serviços” foi apresentado como a plataforma pode ser utilizado para conectar sistemas, integrar dados e orquestrar processos com o apoio de agentes de IA. A demonstração abordou desde os conceitos básicos da ferramenta, até casos práticos de aplicação, como chatbots, integrações e automações inteligentes entre diferentes sistemas corporativos.
Leia a seguir as respostas das perguntas enviadas durante o evento:
Caroline Torrescana: “Para executar as diversas IAs é necessário que capacidade inicial de processamento?”
Resposta: Se você optar por usar o Cloud, não irá precisar de nenhum tipo de infraestrutura a não ser que deseje conectar a algum banco ou aplicação própria local. Agora falando do self-hosted enterprise e comunidade, a documentação não dá especificações técnicas, mas deve ter espaço em disco para baixar a imagem do n8n (para o docker é em torno de 273MB), e na comunidade recomendam uma memória ram de 4 a 8 GB, aconselham também garantir um banco de dados dedicado para logs e backup, e um SSD relativamente rápido.
Ressalto que a capacidade de processamento não se diz respeito ao modelo de IA em si (estes são modelos já hospedados por diversas plataformas), mas sim para ter a capacidade de iniciar o fluxo do n8n localmente.
Lucas Vasconcellos: “Como ele “enfilera” e atende várias mensagens que chegam ao mesmo tempo, ou tempo curto entre elas? Ou atenda todas ao mesmo tempo?“
Resposta: Por padrão o N8N trata as mensagens de forma simultânea, ou seja, cada mensagem recebida entrará no fluxo no momento que for recebida, sem necessidade de uma fila. Mas também é possível manipular os gatilhos para que esse enfileiramento ocorra (podemos usar mecanismos de fila, controles de concorrência ou gatilhos com buffer).
Carlos Assunção: “Como executar o n8n local, sem utilizar a plataforma online?“
Resposta: Você deve rodar na sua máquina usando o “Self-Hosted“. Temos a opção paga, onde você tem tudo disponível e a opção da comunidade (ela tem limitações e alguns nodes não funcionam muito bem, ou exigem um desenvolvimento grande). Temos na documentação o passo a passo para execução, podemos instalar usando Docker ou via npm (link: https://docs.n8n.io/hosting/installation/docker/#prerequisites).
Marco Aurélio: “Dentro da plataforma, a criação do agente de IA já vem com um template para facilitar a criação ou é preciso criar do zero?“
Resposta: Sim! Já temos vários modelos criados para várias soluções. No caso do agente IA, temos o fluxo puro para uso somente dele, e você altera o prompt e suas configurações, como também temos modelos de agentes IA realizando tarefas específicas como RAG, perguntas e respostas, conversam via telegram ou whatsapp, alguns já tem templates de geração de imagem e vídeo, basta buscar o que você precisa em templates: https://n8n.io/workflows/
Além disso, assim que você cria sua conta, ele te mostra um tutorial da plataforma, usando um exemplo de agente de IA.
Maria Angélica: “O agente que está construindo, deve ter componentes que são agentes também, ou podem ser auxiliares do GPT?“
Resposta: Aqui vale esclarecer o que entendemos por “agente”. Um agente pode ser um sistema que toma decisões, interage, executa tarefas. Dentro desse agente, você pode ter componentes auxiliares — por exemplo: módulos de NLP, modelos de linguagem, sistemas de suporte, chatbots etc. Então assim vale dentro do n8n, podemos ter componentes auxiliando o(s) agente(s) de um fluxo.
Agora auxiliares do GPT: se você quer dizer do ChatGPT, podemos conectar o fluxo n8n a ele usando uma nova plataforma da própria openAI (Agent Builders OpenAI). Se você quer dizer auxiliar usando o modelo gpt, podemos sim, adicionando um novo agente como ferramenta.
Lucas Narcizo: “Existe alguma forma de transformar um fluxo de um processo (notação BPMN 2.0) em fluxo de n8n usando alguma IA ou diretamente pelo n8n?“
Resposta: Até onde achei, não há (ou não parece haver) uma funcionalidade nativa no n8n que faça automaticamente a conversão de um diagrama em notação BPMN 2.0 para um workflow de n8n (isto é, importação direta de BPMN → n8n).
Odair: “A plataforma é gratuita?“
Resposta: Temos 3 opções de licenciamento, sendo apenas uma gratuita, o self-hosted comunidade. Segue link para precificação: https://n8n.io/pricing/
Ruben Zamudio: “Teria lincenciamento para dev? E qual seria a infraestrutura que o cliente precisa para garantir as execuções?“
Resposta: Para desenvolvimento interno, testes e criações de provas de conceito, a Community Edition gratuita geralmente atende. Se for para uso comercial e de fato oferecer esse serviço, pode haver necessidade de plano Enterprise ou licença específica (como “Embed” ou “Enterprise Self-Hosted”).
Sobre a infraestrutura necessária: depende da escala, frequência, complexidade dos workflows e dos modelos de IA, mas normalmente não requer grande poder computacional. Alguns pontos a considerar: a imagem do Docker tem m tamanho em torno de 273MB, nos sites da comunidade recomendam uma memória RAM de no 4 a 8 GB, garantir um banco de dados dedicado para logs e backup, e um SSD relativamente rápido.



