Com o avanço das tecnologias de Robotização e seu amadurecimento no mercado, a maioria das empresas já possui ou está avaliando a adoção de uma plataforma de RPA.
Mesmo com players como Automation Anywhere e uiPath muito bem posicionados no quadrante mágico do Gartner há alguns anos, o mercado teve uma surpresa ao ver a Microsoft, até então pouco conhecida no mundo de RPA, despontar como uma das principais líderes no último quadrante de 2021.
Através da sua solução Power Plataform, a Microsoft disponibiliza uma suíte completa de automação com recursos de desenvolvimento de aplicações, chatbots, BI e RPA de forma 100% integrada à suite Office 365 e seus componentes, trazendo uma experiência de automação em cloud diferenciada para quem é usuário Microsoft. Com a aquisição da Softmotion em maio de 2020, o RPA chegou ao desktop, trazendo consigo uma oferta de robotização embutida no licenciamento Office 365 e que pode ser expandida com pouco investimento.
Neste Webinar, Eduardo Britto – Diretor de Negócios da iProcess, e Alexandre Bezerril, Consultor da Microsoft no Brasil, apresentam o Microsoft Power Plataform e o seu módulo Power Automate, demonstrando de forma prática suas principais características e capacidades, como os fluxos são desenvolvidos e quais as suas principais aplicações.
Acompanhe aqui a gravação do webinar realizado em 26/5:
Veja a seguir respostas para as perguntas realizadas pelos participantes do evento:
Existem conectores ou API’s exclusivas para trabalhar com serviços da Microsoft como CRM Dynamics, Forms, etc? – Fabio
Resposta: Esta pergunta foi respondida online. Existem centenas de conectores disponíveis na plataforma, mas a Microsoft está bem provida de conectores para suas próprias tecnologias. Quer trazer o Power Automate como o grande barramento entre soluções Microsoft e também para integrar outras tecnologias.
Que soluções de softwares de modelamento temos possibilidade de integrar às ferramentas apresentadas? Há alguma restrição de software, visando eliminar o retrabalho para empresas que já utilizam mapeamentos em BPMN? – Samuel
Resposta: Esta pergunta foi respondida online. É possível partir da modelagem BPMN com o Microsoft Visio, usando o plugin para notação BPMN e a própria notação já tem conectores para os componentes do Power Automate, possibilitando ir da visão do negócio à implementação da solução em uma esteira integrada. O MS Visio por sua vez também pode importar outros modelos a partir de formatos padrão BPMN.
Os processos que estão vinculados ao sistema ERP, exemplo SAP, consegue se fazer automação (RPA) com Microsoft Automation nesses processos? – Renata
+ O Power Automate consegue fazer integração com software SAP por exemplo? – Rafael
Resposta: Esta pergunta foi respondida online. Como comentamos, para fluxos de nuvem existem conectores que acessam APIs do SAP. Já nos fluxos desktop é possível utilizado o gravador de ações (Desktop Recorder). Aqui tem um exemplo de utilização no canal do Power Automate no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=cijEDvayeVw.
Segue também uma playlist completa sobre integração do Power Platform com SAP: https://www.youtube.com/watch?v=Kb0yx095mO4&list=PLi9EhCY4z99W9D8zAMd0Ej5kNOI_4mfkC.
Conexões com banco de dados, existem outras além da com o SQL Server? – Renato
Resposta: Sim, é possível conectar com outros bancos de dados. Já existem conectores para Postgree e MySQL por exemplo.
Geralmente temos muitas automações com RPA que são feitas em ERP que está on premise. Neste caso teria algum cliente do robô para conseguir executar as atividades no meu ERP? – Cristaldo
Resposta: Sim, esses tipos de fluxo são desenvolvidos e executados localmente em uma máquina e funcionam de forma semelhante a outras soluções de RPA.
Gostaria de saber se é viável a execução de RPA do Power Automate em máquinas virtuais? – Sueli
Resposta: É viável sim, ela funciona da mesma forma de uma máquina física. Nesta página da documentação do Microsoft Power Automate você pode encontrar mais detalhes: https://docs.microsoft.com/en-us/power-automate/desktop-flows/manage-machines.
No Fluxo Cloud, existe um limite de quantos podem estar sendo executados em paralelo? – Renato
Resposta: Esta pergunta foi respondida online. Há alguns limites que variam de acordo com a licença Microsoft. Geralmente os eles tratam de volumetria, e não de concorrência. Essas informações podem variar pois os vendors mudam as regras com alguma frequência, então recomendamos consultar o contrato para identificar quais as limitações que se aplicam ao seu modelo de licenciamento.
Qual o esforço para migrar um fluxo Cloud para Desktop e vice-versa? Tem que refazer totalmente? – Leonardo
Resposta: No momento, não há um recurso nativo para migração automática, sendo necessário refazer a implementação do fluxo de ações. É difícil estimar esforço sem conhecer o processo, já que a complexidade de reimplementar a automação pode variar de acordo com os recursos usados e as regras aplicadas. Se sua equipe tem muitos processos a migrar, pode valer a pena acompanhar o roadmap do produto e verificar se/quando será disponibilizada uma funcionalidade de migração.
Como é a interação dele (Power Automate) com navegadores, temos acessos aos componentes internos ? Tem soluções para Captchas / Re-Captchas / HCaptchas ? – Eduardo
+ O Power Automate no acesso direto a sites, consegue solucionar Captcha, ReCaptcha e hCaptcha nativamente? – Renato
Resposta: Em relação aos captchas, não há ações nativas no Power Automate para resolvê-los, mas é possível utilizar serviços terceiros (como anti-captcha, 2Captcha, etc). Quanto à navegação web, a documentação da plataforma dá boas orientações sobre isso, você pode ver detalhes sobre automações web (https://docs.microsoft.com/en-us/power-automate/desktop-flows/automation-web) e sobre criação de seletores personalizados (https://docs.microsoft.com/en-us/power-automate/desktop-flows/build-custom-selectors).
Existe um “cofre” para armazenamento de senhas em caso de necessidade de acessar algum ambiente controlado? – Rogelio
Resposta: Sim existe, podem ser utilizadas credenciais armazenadas no Azure Key Vault nos fluxos. Aqui está um vídeo com mais detalhes da utilização: https://powerusers.microsoft.com/t5/Webinars-and-Video-Gallery/Using-Sensitive-Text-In-Power-Automate-Desktop-Azure-Key-Vault/td-p/790556.
No RPA(Chatbot) as perguntas que o usuário realiza que não estão parametrizadas, ele armazena? Para que seja possivel realizar algum ajuste nos parametros. – Anônimo
Resposta: Por padrão não é feito nenhum controle, mas é possível criar um tópico para ser chamado nesses casos e definir nele as ações desejadas. Nesse tópico é possível escalonar, redirecionar, chamar um fluxo do power automate e definir respostas ao usuário. Veja mais em: https://docs.microsoft.com/pt-br/power-virtual-agents/authoring-system-fallback-topic.
Existe no Power Automate possibilidade de extração de determinados dados de um pdf (OCR)? – Darley
Resposta: Sim, existem ações nativas e conectores com terceiros para OCR. Nos fluxos desktop existe o pacote de ações OCR para extrações de texto e condicionais. Nos fluxos web existem conectores que utilizam o AI Bulder, Adobe PDF, Encodian entre outros para realizar OCR.
2 Responses
Desejo receber o vídeo da gravação deste Webinar, participei do mesmo e achei muito interessante, elucidativo e show !
Olá Hibernon! Acabamos de publicar o vídeo, você pode conferí-lo neste post!