A aceleração do desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial tem gerado inúmeras soluções que potencializam a operação dos negócios. No primeiro encontro desta semana especial, vamos explorar diversas habilidades da IA que potencializam a transformação da dinâmica do ambiente de trabalho. Nesta live de abertura da semana das mulheres, Kelly e Jardane apresentam uma visão geral das habilidades que podem ir rapidamente da ideia à aplicação, transformando processos das organizações.
Assista agora:
Leia a seguir as respostas das perguntas enviadas durante o evento:
Em relação a estes poderes, qual deles a IA tem mais dificuldade de fazer/compreender? Hektor Luis / Quais os superpoderes da IA mais complexos? Isadora Moraes
Resposta:Existem muitas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de IA em andamento, de forma que o que hoje pode ser um limite para a inteligência artificial amanhã pode ser algo trivial :) Para todos os poderes que exploramos aqui já existem ferramentas para implementar, o que faz com que a dificuldade em fazer ou compreender alguma coisa geralmente está mais ligada ao processo de aprendizado (bons dados, com boa variabilidade e reduzido viés) e aplicação da técnica ou método de aprendizado mais adequado do que à tecnologia em si.
Quais os superpoderes mais “práticos’? Ou seja, aqueles que consigo aplicar no dia a dia no trabalho? Isadora Moraes
Resposta:Os superpoderes mais práticos são os que estão relacionados à comunicação. Por exemplo. a habilidade de poder conversar com uma IA como o ChatGPT que facilita escrever e-mails complexos, elaborar planos de ação e resolver problemas específicos.Sabe quando a gente tem um bloqueio criativo, que muitas vezes passamos dias travados pensados de como resolver determinada situação, muitas vezes chamamos vários colegas para debater. o Chatgpt pode te ajudar nesse exato momento oferecendo insights e sugestões instantâneas.
Quais são as tecnologias de IA mais comuns usadas para melhorar o mapeamento de processos? Rayka Gomes
Resposta:Sem dúvida as soluções de mineração de processos são as queridinhas dos profissionais de processos por seu potencial de descrever os processos a partir dos dados disponíveis, mas também por gerar insights sobre características e comportamentos de um processo que aos olhos das pessoas talvez não fosse perceptível. Além disso, algumas experiências positivas têm sido geradas utilizando-se chatbots baseados em IA generativa (como o ChatGPT por exemplo), para fazer análises e recomendações de melhorias. Depende bastante do processo que está sendo avaliado e o quanto ele é um processo mais comum (que existe em grande número de empresas e que há extensa documentação pública sobre isso) ou o quanto ele é muito específico e há pouco conhecimento disponível para o aprendizado do ChatGPT. É importante lembrar que o aprendizado do ChatGPT foi feito sobre conteúdo público que pode apresentar viés ou limitações, portanto muitas vezes requer uma análise crítica humana. O tema de IA Generativa e ChatGPT foi aprofundado na sessão Inovação além da imaginação: Desvendando o potencial de IA Generativa com Chat GPT do nosso evento :) Há pesquisas promissoras na área de BPM para a utilização de ferramentas de IA que construam mapeamento de processos a partir de textos ou que descrevam processos a partir de fluxos mapeados, talvez não demore muito já possamos usar IA generativa nesse contexto :)
Sobre o Chat GPT, ele de fato trás uma nova abordagem (saída) ou ele é um tipo de ferramenta que faz uma super pesquisa e condensa resultados? Anônimo
Resposta: Existem várias aplicações para o ChatGPT, mas por ser uma IA Generativa, o seu algoritmo é preparado para gerar conteúdos novos (novas descrições).
Uma melhor explicação você pode encontrar na apresentação da live Inovação além da imaginação: Desvendando o potencial de IA Generativa com Chat GPT que foi realizada posteriormente em nosso evento :)