Uma situação recorrente em qualquer plataforma é a migração das aplicações existentes para as versões mais novas. A plataforma Oracle SOA, na qual o Oracle BPM esta incluído, procura manter ao máximo a compatibilidade entre as versões. Entretanto, em algumas situações são necessárias mudanças em configurações e/ou código na migração dos projetos para uma versão mais recente. Este é o caso dos projetos de processos na migração da versão 11.1.1.4 para 11.1.1.6.
Na migração entre estas versões, usualmente são necessárias três alterações nas configurações dos projetos ADF, e uma alteração na configuração do processo:
- Remoção das bibliotecas: adflibWorklistComponents e bpm-workflow-datacontrol.
- Forçar o uso da versão 11.1.1 dos componentes ‘oracle.soa.worklist.webapp’.
- Alterar o plano de configuração (config_plan) arrumando o atributo ‘port’ para o padrão antigo.
- Forçar uso da geração de binários Java 1.6 (opcional).
Remoção das bibliotecas:
Na versão 11.1.1.6 já existem algumas das bibliotecas que em versões anteriores precisavam ir no pacote WAR do projeto. Para evitar conflito, é necessário remover as mesmas do pacote do projeto:
1) Clicar no projeto da UI com o botão direito e ir em propriedades:
2) Selecionar implantação no menu da esquerda e clicar no botão editar:
Forçar o uso da versão 11.1.1 dos componentes:
Os componentes ‘oracle.soa.worklist.webapp’ gerados pela pela versão 11.1.1.4 usam a versão 11.1.1 desta biblioteca. Assim, para evitar a re-geração dos ADF, é necessário forçar este uso para evitar conflito entre componentes de versões diferentes não compatíveis num mesmo projeto.
No diretório do projeto da UI em ADF editar o arquivo ‘public_html\WEB-INF\weblogic.xml’ e adicionar a configuração:
<library-ref> <library-name>oracle.soa.worklist.webapp</library-name> <specification-version>11.1.1</specification-version> </library-ref>
Os processos gerados pela versão 11.1.1.4 usam um padrão de nomenclatura onde no WSDL concreto é inserido o sufixo ‘_pt’ no atributo ‘porttype’. Este comportamento pode ser visto pelo EM.
Para manter a compatibilidade entre instâncias de processos que já estão executando a versão do processo 11.1.1.4 e a nova versão do processo gerada pela 11.1.1.6, é necessário alterar esta propriedade no plano de configuração inserido o sufixo _pt, deixando com o mesmo caminho da versão 11.1.1.4:
Forçar o uso da geração de binários Java 1.6:
Caso o ambiente do Oracle SOA no servidor esteja usando Java 1.6 e for alterado o JDeveloper para usar o Java 1.7, é necessário configurar os projetos para produzirem classes Java 1.6, garantindo a integridade dos binários com a versão do servidor.
Na configuração dos projetos em compilador, selecionar código fonte 1.6: