Webinares iProcess 2014 – Simulação como Ferramenta de Análise de Processos de Negócio

Este foi o sexto webinar apresentado ao vivo pela iProcess neste ano! Agradecemos especialmente àqueles que puderam acompanhar a transmissão ao vivo e contribuíram enviando suas dúvidas e questões sobre o tema.

Aos que não puderam participar, esta é a oportunidade para conferir a gravação do webinar de Simulação como Ferramenta de Análise de Processos de Negócio, apresentado pelo Eduardo Britto em 07/11/2014.


 

A apresentação também está disponível no slideshare:
http://pt.slideshare.net/iProcessBPMeSOA/webinar-6-simulacao-de-processos-pubicacao-slideshare.

Confira abaixo as respostas para perguntas enviadas por nossos participantes durante o evento:

Pergunta: “Há alguma ferramenta que permita simular processos não estruturados que envolvam mais atividades ou processos de “trabalhadores do conhecimento” (“Case Management”)? Se positivo ferramentas como o BizAgi ou Bonita poderiam ter simulações configuradas para este fim?”
Resposta: Esta pergunta foi respondida durante o evento. Estamos estudando diferentes ferramentas de simulação de processos. Para as mais conhecidas porém, até o momento, não identificamos recursos que possibilite este tipo de simulação. Se você conhece alguma ferramenta que possibilita simular este tipo de cenário de processos de negócio, use os comentários e compartilhe com a gente!

Pergunta: “Consigo considerar na própria ferramenta os tempo de férias, tempo de improdutividade?”
Resposta: Esta pergunta também foi respondida durante o evento. Isto pode variar entre as ferramentas. Não chegamos a demonstrar no webinar, porém a ferramenta utilizada (Bizagi Process Modeler) permite sim definir calendários com variações de alocação dos recursos que considere ausências.

Pergunta: “Fiquei com uma dúvida sobre o tempo total do processo, os 10 dias é por instância ou pelas 500?”
Resposta: Na demonstração realizada, os 10 dias contabilizados são por instância.

Pergunta: “Existe opção de configuração de tempo de hand-offs entre atividades?”
Pergunta: “Gostaria de saber se temos como simular os tempos de epsera de início de uma atividade. Exemplo, quando uma atividade é enviada ela irá para um papel mas ela ainda não foi apropriada por ninguém.”
Resposta: Sim, é possível para as simulações de alocação de recursos prever um tempo de espera da atividade.

Pergunta: “Que outras soluções BPMS disponíveis no Brasil tem a funcionalidade de simulação?”
Resposta: Temos estudado diversas soluções de BPM, e entre as disponibilizadas no mercado brasileiro, já vimos soluções para simulação no Bizagi Process Modeler, Aris e Oracle BPM. De forma mais simplificada, o Bonita BPM e o Atos BPM também fazem simulação, porém com foco maior na automação do processo.
Você conhece alguma outra ferramenta que implementa a simulação de cenários de processos de negócio? Compartilhe com a gente através dos comentários!

Pergunta: “Todos os cursos contam pontos para a recertificação CBPP?
Resposta: Sim. A iProcess{education} é um PTC (Provedor de Treinamento Credenciado) da ABPMP-Brasil. Os cursos do programa de capacitação da iProcess contabilizam créditos para a recertificação, além de serem uma excelente oportunidade para desenvolver e se atualizar nas principais técnicas, metodologias e tecnologias que suportam a Gestão por Processos de Negócio.

4 ideias sobre “Webinares iProcess 2014 – Simulação como Ferramenta de Análise de Processos de Negócio

  1. Estou iniciando o aprendizado do Bizagi Modeler e estou usando os webinars de sua autoria para consolidar o conhecimento. Estava rodando e acompanhando o webinar de simulação. Reproduzi o processo exemplo mas na hora de rodar a simulação deu falha, dizendo para verificar se estava compativel com a notação BPMN 2.0. Voces poderiam auxiliar para que eu entenda o que está errado. Aparentemente o processo está identico.
    Fico no aguardo e obrigado

    • Olá Lucas,
      Nossa recomendação seria fazer uma verificação minuciosa e validação do modelo, avaliando se ele está com todos os elementos corretamente conectados (às vezes parece que está mas não está), mas se você diz que ele aparentemente está idêntico, talvez possa ser uma diferença na própria versão do produto, já que este webinar foi gravado em 2014 e desde lá o Bizagi passou por novas versões (pode ter passado a fazer outras validações e exigências sobre o modelo para permitir executar a simulação).

  2. Prezados, boa tarde!

    É possível utilizar eventos intermediários de borda na atividade e utilizar esta condição na simulação pela ferramenta Bizagi?

    • Olá Gustavo, já tentei fazer simulação com eventos de borda mas neste modo de utilização o evento tem como configuração apenas um atributo de tempo. Daí surge a necessidade de avaliar os métodos de distribuição estatística a ser aplicado no cálculo do tempo sob risco de nunca seguir o fluxo normal caso o tempo de disparo do evento seja menor, ou o contrário, do tempo do evento ser maior que o tempo de processamento da respectiva tarefa. Geralmente acabamos fazendo ajustes no processo para simular de outra forma, como aplicando um gateway com percentual para o caso em que o tempo é mais curto ou mais longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *