Webinares iProcess 2014 – Simulação como Ferramenta de Análise de Processos de Negócio

Este foi o sexto webinar apresentado ao vivo pela iProcess neste ano! Agradecemos especialmente àqueles que puderam acompanhar a transmissão ao vivo e contribuíram enviando suas dúvidas e questões sobre o tema.

Aos que não puderam participar, esta é a oportunidade para conferir a gravação do webinar de Simulação como Ferramenta de Análise de Processos de Negócio, apresentado pelo Eduardo Britto em 07/11/2014.


 

A apresentação também está disponível no slideshare:
http://pt.slideshare.net/iProcessBPMeSOA/webinar-6-simulacao-de-processos-pubicacao-slideshare.

Confira abaixo as respostas para perguntas enviadas por nossos participantes durante o evento:

Pergunta: “Há alguma ferramenta que permita simular processos não estruturados que envolvam mais atividades ou processos de “trabalhadores do conhecimento” (“Case Management”)? Se positivo ferramentas como o BizAgi ou Bonita poderiam ter simulações configuradas para este fim?”
Resposta: Esta pergunta foi respondida durante o evento. Estamos estudando diferentes ferramentas de simulação de processos. Para as mais conhecidas porém, até o momento, não identificamos recursos que possibilite este tipo de simulação. Se você conhece alguma ferramenta que possibilita simular este tipo de cenário de processos de negócio, use os comentários e compartilhe com a gente!

Pergunta: “Consigo considerar na própria ferramenta os tempo de férias, tempo de improdutividade?”
Resposta: Esta pergunta também foi respondida durante o evento. Isto pode variar entre as ferramentas. Não chegamos a demonstrar no webinar, porém a ferramenta utilizada (Bizagi Process Modeler) permite sim definir calendários com variações de alocação dos recursos que considere ausências.

Pergunta: “Fiquei com uma dúvida sobre o tempo total do processo, os 10 dias é por instância ou pelas 500?”
Resposta: Na demonstração realizada, os 10 dias contabilizados são por instância.

Pergunta: “Existe opção de configuração de tempo de hand-offs entre atividades?”
Pergunta: “Gostaria de saber se temos como simular os tempos de epsera de início de uma atividade. Exemplo, quando uma atividade é enviada ela irá para um papel mas ela ainda não foi apropriada por ninguém.”
Resposta: Sim, é possível para as simulações de alocação de recursos prever um tempo de espera da atividade.

Pergunta: “Que outras soluções BPMS disponíveis no Brasil tem a funcionalidade de simulação?”
Resposta: Temos estudado diversas soluções de BPM, e entre as disponibilizadas no mercado brasileiro, já vimos soluções para simulação no Bizagi Process Modeler, Aris e Oracle BPM. De forma mais simplificada, o Bonita BPM e o Atos BPM também fazem simulação, porém com foco maior na automação do processo.
Você conhece alguma outra ferramenta que implementa a simulação de cenários de processos de negócio? Compartilhe com a gente através dos comentários!

Pergunta: “Todos os cursos contam pontos para a recertificação CBPP?
Resposta: Sim. A iProcess{education} é um PTC (Provedor de Treinamento Credenciado) da ABPMP-Brasil. Os cursos do programa de capacitação da iProcess contabilizam créditos para a recertificação, além de serem uma excelente oportunidade para desenvolver e se atualizar nas principais técnicas, metodologias e tecnologias que suportam a Gestão por Processos de Negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>