Webinares iProcess 2015 – Migração de Processos em EPC para BPMN

Abrindo a temporada de webinares da iProcess em 2015, este foi o primeiro seminário apresentado ao vivo neste ano! Agradecemos especialmente àqueles que puderam acompanhar a transmissão on line e contribuíram enviando suas dúvidas e questões sobre o tema.

Aos que não puderam participar, esta é a oportunidade para conferir a gravação do webinar de Migração de Processos em EPC para BPMN, apresentado pelo Eduardo Britto em 16/06/2015.


A apresentação também está disponível no slideshare:
http://pt.slideshare.net/iProcessBPMeSOA/webinar-2015-1-migrao-de-processos-em-epc-para-bpmn

Confira abaixo as respostas para perguntas enviadas por nossos participantes durante o evento:

Pergunta: “Existe alguma ferramenta que faz a transformação automática de EPC para BPMN?”
Resposta: Apesar de existirem algumas semelhanças e, como mostramos, um método possível de conversão, não conhecemos ferramenta que faça essa transformação automática. Isto possivelmente se dá porque tanto os diagramas elaborados com a notação EPC quanto os em BPMN podem apresentar variações no uso dos elementos de acordo com a metodologia e o estilo de modelagem da organização.

Pergunta: “Como representaria as inferfaces do EPC em BPMN para saber quais as ligações entre processos? Ou isso não é neessário em BPMN?
Resposta: Esta pergunta foi respondida durante o evento. Como colocado, quem identifica a sequência de processos em BPMN não é a interface, mas o processo orquestrador. Uma abordagem alternativa é o uso dos eventos de mensagem para demonstrar a comunicação do processo com aqueles que o precedem e sucedem, embora esta abordagem tenha algumas desvantagens. Confira no artigo “BPMN: demonstrando a continuidade de processos” alguns exemplos mais detalhados sobre a abordagem de orquestração x comunicação de processos.

Quer participar dos próximos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>