Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Particularidades na execução de projetos com integrações – Parte 1

Projetos envolvendo integrações, sejam elas o escopo completo ou apenas parte dele, possuem uma série de particularidades, do planejamento e gestão às mais específicas decisões técnicas.

Integrações são, em muitos casos, o calcanhar de aquiles dos projetos. Não apenas quando falamos dos pontos de contato entre dois ou mais sistemas, ou em projetos de orquestração de serviços (SOA), mas também quando temos equipes com entregas específicas, eventualmente falando idiomas diferentes, em locais distantes, com culturas distintas… mas que em determinado momento precisam literalmente juntar todo o código-fonte do projeto e fazê-lo “conversar” harmoniosamente. Dados devem ser transportados e transformados de acordo com as regras, formatos e tipos especificados. Um sistema deve entender o outro como se tivessem nascido juntos, filhos do mesmo pai. E o mais importante: os usuários devem ter a segurança de que as informações que compartilharam estão íntegras e disponíveis a todos os interessados, no tempo certo, no formato esperado.

Diante de tudo isto, gostaria de compartilhar, nesta série de artigos, idéias sobre gestão e execução de projetos com integrações. Na verdade, o principal objetivo aqui é levantar dúvidas. Sim, isto mesmo. Estes projetos em especial possuem, é claro, premissas, características, desafios e problemas comuns. Entretanto, cada um possui variáveis internas e de ambiente que tornam a avaliação e solução destes itens particular para cada caso. A simples discussão sobre estes pontos, bem como a citação de exemplos e experiências, faz com que nos forcemos a perguntar no início e no decorrer do projeto:

– Estou controlando adequadamente minhas dependências?

– Onde está o contrato das entradas e saídas dos dados deste sistema?

– Estou realmente comunicando a todos os interessados as informações necessárias?

Nesta primeira parte será abordado um tema que não inicia nem termina o projeto, mas que é crítico para sua execução: o controle de dependências técnicas e gerenciais.

Quando falamos de dependências, nos referimos a qualquer item, seja técnico, metodológico ou gerencial, que é gerado por um participante do projeto e que é insumo ou referência para outro. Exemplos? Temos vários:

  • Serviços ou APIs que precisam ser implementados (às vezes, eles até existem, mas precisam ser encontrados!).
  • Informações que devem ser buscadas com algum usuário e que será base para análise de negócio de algum ponto do sistema.
  • Documentações de produto que precisam ser repassadas, para viabilizar o desenvolvimento.
  • Profissionais com conhecimento em sistemas que devem ser integrados.
  • Disponibilidade do fabricante de produtos para repasse de conhecimento.

E assim por diante…

Integrações possuem um cenário padrão: temos uma origem, um destino e a integração em si, que pode ser implementada em inúmeros níveis de complexidade. Mas é nas duas “pontas” que residem os principais problemas com dependências.

Apesar de óbvia, a primeira preocupação nem sempre é lembrada: as dependências devem ser PLANEJADAS. Nesta etapa, alguns pontos parecem particularmente críticos:

  • Disponibilidade de recursos – Os responsáveis por fornecer as informações referentes a cada origem e destino de dados devem estar disponíveis no momento planejado para suas participações. Porém, geralmente são profissionais que não estarão disponíveis em tempo integral, provavelmente dividindo seu tempo de trabalho com as demandas de projeto. Assim, é importante antecipar suas necessidades.
  • Documentações de sistemas – Muitas vezes a análise pode ser muito facilitada a partir da disponibilização antecipada de documentações de sistemas ou suas camadas de integração já desenvolvidas. Com isto, diminuem-se também os riscos do projeto associados ao entendimento das origens e destinos de dados envolvidos nas integrações.
  • Participação de fabricantes de produtos – É comum a implementação integrações entre sistemas com fornecedores localizados fisicamente em regiões distantes da sede do projeto. Por vezes, o fabricante nem existe mais! Desta forma, é fundamental antecipar a participação deste stakeholder, a qual possivelmente envolverá custo e pode impactar significativamente o planejamento do projeto.
  • Definição clara de metodologia, formato de documentação e estrutura de informações da análise das interfaces – A definição de um procedimento e linguagem comuns entre as equipes e envolvidos no projeto auxilia muito a evitar ruídos de comunicação e perda de informações durante a análise das integrações.

Com as dependências identificadas e com planos de ação definidos, começa a execução. Porém, o planejamento em si não garante de forma alguma o sucesso na administração das dependências. Agora, elas precisam ser CONTROLADAS. Isto requer, dentre outras necessidades:

  • Um mecanismo comum de controle – Deve ser possível, mas é muito mais difícil controlar as dependências entre equipes e sistemas através de meios próprios de cada participante do projeto. Um sistema para isto auxilia de maneira bastante prática (um software de controle de issues é uma boa alternativa), mas uma planilha compartilhada e bem organizada já pode, dependendo do caso, resolver. A questão é: é fundamental ter algum mecanismo.
  • Comunicação centralizada, atualizada e disponível a todos – A situação, pendências e problemas de cada dependência deve ser controlada rigidamente, evitando assim complicações posteriores e agilizando a resolução de eventuais problemas.
  • Definição clara e compartilhada de responsabilidades – Um desafio clássico em projetos com integrações é definir de quem é a responsabilidade por levantar uma informação, entregar um artefato, dar um parecer técnico. Parece simples, mas definitivamente não é. E, é claro, não basta definir, tem que compartilhar. Não adianta termos o responsável, se quem precisa dele não o conhece.

Mesmo com todas as preocupações acima, controlar dependências sempre é delicado e trabalhoso. E é muito difícil, senão impossível, definir um processo isento de falhas. Assim, uma outra diretriz pode ser usada em projetos: buscar que as dependências sejam ELIMINADAS – ao menos o maior número possível delas.

Olhando para o desenvolvimento, um exemplo clássico é a utilização de componentes mock (ou fake) para simular o comportamento dos componentes definitivos que serão entregues posteriormente. Com isto, a implementação da integração em si e suas regras de negócio independem das entregas da origem e destino, com um custo geralmente baixo. Estes componentes podem ser implementados com diferentes níveis de simulação das regras de negócios. Podem tanto simular a simples troca de dados quanto ter diferentes retornos e emular as regras reais, dependendo da necessidade de implementação, testes e avaliação de qualidade em cada etapa do projeto.

No aspecto técnico, é claro que isto acarreta a necessidade de controle do “contrato” ou especificação dos componentes que se comunicam com as integrações – mas isto é assunto para mais adiante.

No próximo artigo, abordaremos algumas questões metodológicas que podem ajudar na execução de projetos com integrações, buscando eliminar riscos e controlar o andamento do trabalho. Até lá!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge