Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

BPA (Business Process Analysis) – Indo além dos Desenhadores de Processos

Utilizados principalmente pelos usuários de negócio, o BPA (Business Process Analysis) é a principal ferramenta utilizada pelo analista de processos para mapear, documentar, analisar e redesenhar os seus processos organizacionais.

Diferentemente dos desenhadores de processos, que são utilizados quase que exclusivamente para o mapeamento e documentação de atributos do processo, os BPAs possuem funcionalidades que extrapolam as funções de desenho do processo e apoiam grande parte das iniciativas de gestão por processo da organização.

Apesar das funcionalidades disponíveis numa ferramenta de BPA dependerem da implementação de cada fornecedor, iremos citar abaixo algumas das principais características presentes na maioria destas plataformas.

  • Gestão do Repositório de Processos Organizacional. Os processos são armazenados em uma base de dados, centralizada, de forma controlada e estruturada. Todos os processos da organização são mantidos nesta base, com controle de acesso e segurança. Somente usuários autorizados podem acessar a esta base, e é possível configurar quem pode acessar cada processo e quais são estes direitos de acesso (leitura, alteração, exclusão, …)
  • Definição de Metadados dos processos. São definidos atributos que permitem a classificação e catalogação dos processos organizacionais. Estes atributos podem ser utilizados para auxiliar a navegação no repositório de processos ou a realização de pesquisas avançadas.
  • Visão top-down dos Processos da Organização. Podemos modelar num BPA o processograma da organização, que abrange desde a identificação da cadeia de valor até o detalhamento dos seus macro-processos e processos operacionais.
  • Definição dos Campos de Documentação. Os campos que documentam os processos e suas atividades podem ser definidos pela organização, bem como seus tipo e obrigatoriedade.
  • Customização de Templates de Documentação. As informações dos processos armazenados no BPA podem ser exportadas para documentos cuja estrutura pode ser definida pelo escritório de processos. A empresa pode definir templates de diferentes tipos de documentos e gerar estes documentos automaticamente para um determinado processo. A figura abaixo mostra uma tela de customização de relatórios do Aris.

  • Publicação dos Processos de Negócio. Os processos armazenados podem ser consultados por diferentes usuários da organização através da sua publicação em um portal de processos. Mais do que uma exportação em formato Web, disponível em muitos desenhadores de processo, esta publicação mantém as regras de segurança e controle de acesso, exigindo login e senha dos seus usuários e garantindo que eles só poderão acessar os processos em que estão autorizados.

  • Soluções de Colaboração. Ao longo do mapeamento e redesenho de processos, é muito comum a equipe de análise precisar de um feedback de pessoas da organização sobre o processo que está sendo analisado. Através das soluções de colaboração, é possível que usuários selecionados façam anotações no processo e proponham sugestões sem que o processo seja efetivamente alterado. Estas sugestões são então analisadas pela equipe de analistas que avalia a viabilidade da sua adoção.
  • Simulação de Processos. Complementar a modelagem de processos, a simulação permite que o analista verifique qual será o comportamento do processo numa nova configuração. Como resultado, são gerados relatórios que demonstram como foi o seu desempenho, quais os pontos de gargalo, quais as necessidades de recursos, entre outras informações. Além disso, diferentes simulações podem ser comparadas com o objetivo de avaliar o ganho obtido com cada configuração.

 Podemos citar como exemplos de soluções de BPA os softwares Aris da Software AG, Oracle BPA da Oracle, iGrafix da Corel e Websphere Modeler da IBM; e são exemplos de desenhadores de processo o Oryx, o BizAgi Modeler e o Microsoft Visio.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge