Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Caso de Sucesso – Aumento da produtividade e efetividade nos negócios do SICREDI com a adoção de SOA e BPM

Marcio Lermen, gerente de tecnologia do Sicredi

Durante o Oracle Open World 2012 em São Paulo, Marcio Lermen, gerente de tecnologia do Sicredi, apresentou como caso de sucesso a adoção da suíte de SOA e BPM da Oracle para a automação dos processos da organização e o uso do Oracle Exalogic como plataforma de hardware e software para dar alta performance a esta suíte.

De acordo com Marcio, a escolha destas tecnologias foi feita dado o desafio que o Sicredi tinha quanto a decisões e processos manuais em um cenário de negócio complexo, em que os processos estão distribuídos entre as cooperativas do sistema. A adoção destas tecnologias viabilizou o redesenho e automação dos processos, apresentando excelentes ganhos no controle da execução dos processos.

Dentre os benefícios obtidos com esta adoção, foi mencionado o ganho de tempo na execução de um processo. Em alguns casos, a automação de um processo (que antes era ad-hoc e feito via envio de e-mails e trocas de telefonemas) fez com que o ciclo de vida do mesmo, que costumava levar vários dias, pudesse ser realizado no mesmo dia. Além disto, foi mencionado o ganho de desempenho com o uso do Oracle Exalogic, que chegou na ordem de 4 a 6 vezes. Segundo Márcio, para conseguir esta performance foi preciso que todos os serviços envolvidos estivessem dentro do Exalogic.

Como pontos importantes apresentados por ele, foram citados os seguintes fatores:

  • o mapeamento e desenho do processo as-is e to-be antes da automação do mesmo;
  • a definição dos pontos onde serão gerados indicadores (que serão enviados ao BAM na execução) durante a definição do processo;
  • a quebra do processo principal em subprocessos menores, inclusive para facilitar o controle de versão e o desenvolvimento;
  • governança SOA, contendo uma arquitetura bem definida, além da necessidade de uma garantia de que a mesma será utilizada dentro dos projetos.

Foram mostrados alguns exemplos de processos criados utilizando Oracle BPM, sendo que muitos deles foram mapeados e criados em parceria com a iProcess.

É um orgulho para nós poder fazer parte de cases de sucesso em BPM do sicredi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge