Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Oracle BAM – Monitoramento instantâneo do negócio

Algumas tecnologias viram moda tão rapidamente que muitas empresas as adotam antes mesmo de o pessoal de negócios aprender o significado das siglas que as denominam. Este é sem dúvida o caso do BAM (Business Activity Monitoring) que muitas pessoas confundem com outras ferramentas como BI (Business Intelligence) e CEP (Complex Event Processing).

Mas o que é BAM e para que serve?

Business Activity MonitoringBAM é uma ferramenta de monitoramento da atividade do negócio através do acompanhamento em tempo real de indicadores. Isso possibilita a tomada de decisão de forma ágil a partir da análise desses indicadores assim como a execução de planos de contingência baseado em gatilhos previamente definidos, seja através do envio de alertas, execução de webservices, ou outras ações. Nesse artigo, vamos apresentar um visão geral do Oracle BAM.

 

Oracle BAM é um produto da suite Oracle Fusion Middleware que permite integração flexível com outros sistemas através de ODI (Oracle Data Integrator), webservices e conexões a diferentes bancos de dados, entre outras formas.

Uma grande vantagem do Oracle BAM é seu poder de manipulação de grandes volumes de dados, através do ADC (Active Data Cache), que podem ser capturados de diferentes bases de dados, de processos BPM e diversas outras fontes de informação.

Traduzindo todas estas informações e mudanças em elementos visuais, relatórios e alertas, o Oracle BAM tem sido utilizado por muitas empresas para monitorar desde ocorrências operacionais em ambientes de TI e infraestrutura (Service Desk, por exemplo), acompanhamento do volume de transações comerciais, alertas em desvios de processos de negócios, controle e execução de prazos de projetos complexos, entre muitos outros casos de sucesso.

A ferramenta foi idealizada para permitir a separação entre níveis de operação e acesso. Assim, suas funcionalidades principais são divididas basicamente em três visões:

BAM Architect é a interface onde o arquiteto de dados cria e gerencia os objetos de dados que contém as informações utilizadas nos gráficos e relatórios. Os objetos de dados são uma representação virtual das diversas origens de informações possíveis de forma consolidada. Também permite a utilização de cálculos de baixa e média complexidade sobre os dados, facilitando a apresentação e agrupamento das informações de interesse para o negócio.

 

BAM Active Studio é um ambiente de desenho onde os gráficos, os alertas, as conexões com webservices e o agendamento do envio de relatórios são realizados. A personalização da interface não é um ponto forte da ferramenta, mas o uso dos diversos templates e a combinação de diferentes estruturas existentes garantem, em conjunto, sua utilização em projetos de todos os tamanhos e para qualquer tipo de necessidade.

 

 

BAM Active Viewer é a ferramenta para a visualização dos relatórios e gráficos. É o painel de monitoramento propriamente dito, onde é realizado o controle de acesso por usuário, por relatório, por pasta de relatórios, etc.

 

 

Além da limitação de acesso a determinados relatórios por usuário, inclusive de forma integrada a servidores LDAP, o Oracle BAM permite ainda restringir a visualização de dados dos relatórios por usuário ou pelos grupos dos quais o mesmo faz parte. Assim, é possível permitir que um gerente acesse o mesmo relatório da direção da empresa, porém exibindo somente as informações da sua filial ou região.

Duas grandes funcionalidades que merecem destaque são o envio agendado de relatórios por email e o disparo de alertas, com diversas ações associadas (envio de relatórios e informações por email, invocação de serviços externos para objetivos específicos, execução de cenários ODI, etc), periodicamente ou atendendo à condições específicas previamente definidas (quando determinado índice atinge um nível mínimo, por exemplo).

Essa pró-atividade e resposta instantânea às mudanças sensíveis ao negócio são os instrumentos de gestão que conferem a agilidade e assertividade na tomada de decisões, bem como a execução de planos de contingências no momento apropriado.

5 respostas

  1. Pingback: Oracle BAM – Monitoramento instantâneo do negócio | Blog da iProcess | Dharana Ventura
  2. Olá.
    Parabéns pelo artigo.
    Estou aprendendo um pouco sobre o BAM, e gostaria de saber se tens o link para download, se é free, ou pago, etc.. Poderiam me ajudar ? Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge