De Porto Alegre, Kelly Sganderla e Fabiano Dias
A iProcess foi conferir o Lançamento do Orquestra 3.0 em evento, realizado no Centro de Eventos CIEE-RS em Porto Alegre, onde foi apresentada a nova versão do BPMS da Cryo Technologies.
Na apresentação, foram demostradas as inovações do produto, na qual destacam-se:
Nova Plataforma
A versão 3 do Orquestra foi totalmente reescrita sobre uma nova plataforma tecnológica propiciando a aplicação de uma série de melhorias.
Nova Interface
- A interface do portal ganhou uma nova área de trabalho, mais atraente e moderna.
- O “Meu Ambiente de Trabalho” está mais integrado. Além da tradicional lista de tarefas, foi agregada uma nova área de notificações que possibilita o acompanhamento das atividades dos processos em tempo real.
- Novas funcionalidades permitem a customização visual de cores para a identidade visual do cliente de forma simples e prática.
- Nova estrutura multilíngue, já preparado para espanhol e inglês. A troca do idioma pode ser realizado tanto na página de login como nas configurações, não sendo necessário a reinicialização do sistema.
Melhor experiência do usuário na execução do trabalho
- Novos controles na tarefa para maior flexibilização na execução das atividades, com possibilidade de devolver o processo para uma tarefa já concluída, encaminhar tarefa para questionamento a terceiros, cancelar, salvar e fechar.
- Melhoria da usabilidade de execução de tarefa.
- Mecanismo de arraste-solte para incluir múltiplos arquivos nas tarefas.
- Filtros avançados de processos com opção de salvar filtro e compartilhamento de relatórios com outros usuários.
- Mais funcionalidades para relatórios, reescritos com tecnologias que propiciam gráficos melhores, como os relógios e o novo mapa de calor do processo (que aponta as tarefas onde ocorre maior atraso).
Desenhador de Fluxogramas padrão BPMN
- Novo desenhador de processos agora está mais aderente à notação BPMN. Os componentes anteriores foram remodelados e adequados aos respectivos elementos da notação.
- A ferramenta de modelagem está mais rica em experiência do usuário, com auto-alinhamento e melhor organização dos elementos do fluxo do desenho.
- Definição/detalhamento das tarefas e formulários agora está integrada diretamente ao desenho do processo, propiciando maior produtividade na preparação do processo automatizado.
- Criação dos formulários está mais visual e tem com editor integrado de scripts e estilos.
- Gerenciamento do controle de acesso do processo desde a sua criação.
- Importa o desenho do fluxo a partir de arquivos de modelos XPDL (como BizAgi) e Visio 2013.
Social/Colaborativo
- Perfil do usuário agora conta com foto, que é apresentada em todos os históricos, chats e notificações, facilitando a identificação dos processos e seus participantes.
- A nova área de notificação em tempo real mostra atualizações de status de processos em que o usuário está envolvido.
- Chat online com usuários conectados, possibilitando que os usuários possam realizar consultas rápidas a outros colaboradores durante a execução da tarefa.
Inovações tecnológicas
- O produto segue em plataforma Microsoft .NET, agora atualizado para .NET 4.0.
- Suporta bancos de dados SQL Server e Oracle, ambos em suas últimas 4 versões (em homologação para Oracle 12g).
- Incorporação de plugins para controles de skins e customização visual mais facilitada.
- HTML 5: Última versão de linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo, que apresenta novas funcionalidades de semântica e acessibilidade.
- Minificação de arquivos como JS e CSS, reduzindo o tráfego e beneficiando o desempenho do produto.
- Mobilidade e multiplataforma: Suportado nos principais browsers do mercado (Chrome, Firefox, InternerExplorer, Safari) e plataformas móveis (iOS, Android, WindowsPhone e BlackBerry).
Apesar das inovações, empresas que já utilizam o Orquestra 2.x não deverão ter impactos na migração para a nova versão.
O release oficial está previsto para o dia 9 de setembro de /2013.
A partir do lançamento, o posicionamento da Cryo é acompanhar a implantação e uso do Orquestra 3 para avaliar o impacto das inovações e definir as próximas prioridades no roadmap do produto.
Conclusões
Percebemos no Orquestra 3 uma evolução especialmente na melhoria da experiência do usuário na interação com o sistema – um aspecto chave para que a automação de processos possa ganhar mais adeptos dentro da organização.
Também vislumbramos um possível ganho em produtividade no desenvolvimento dos processos com o novo desenhador, que passou a seguir o padrão BPMN na representação dos processos e a integração da criação de formulários ao modelo do processo.
O investimento na criação de um ambiente mais social, com notificações em tempo real e chat, parecem ser uma boa aposta para o produto, já que esta vem se demonstrando uma tendência para o mercado dos BPMS.
Nesta sexta, 30/8, a Cryo realiza um webcast de apresentação do produto.
Para maiores informações sobre o Orquestra 3, visite o site do produto: https://www.cryo.com.br.