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Webinares iProcess 2014 – Primeiros Passos em BPM: Os desafios do primeiro projeto

Esta é a gravação de nosso quarto webinar neste ano. Aos que participaram da apresentação ao vivo, um muito obrigado em nome do time da iProcess!

Aos que não puderam participar, esta é a oportunidade para conferir a gravação de nosso webinar de Primeiros Passos na Adoção de BPM em minha organização: os desafios do primeiro projeto, apresentado pelo Eduardo Britto em 02/10/2014.

 

A apresentação também está disponível no slideshare:
https://pt.slideshare.net/iProcessBPMeSOA/webinares-iprocess-2014-primeiros-passos-em-bpm-os-desafios-do-pr.

Confira abaixo as respostas para perguntas enviadas por nossos participantes durante o evento:

Pergunta: “Quanto à visão do cliente, ao foco do cliente, neste trabalho de implantação de projeto, como pode ser feito? Você recomenda envolver o próprio cliente no projeto?”
Resposta: Existem diversas formas de obter a visão do cliente, direta ou indiretamente. De forma indireta, pode-se analisar as informações obtidas no atendimento ao cliente (reclamações e sugestões, por exemplo) e sites agregadores de opiniões, como o reclame aqui, foursquare, entre outros. Nestes canais, em geral o que se obtém são os descontentamentos do cliente em relação ao negócio, e este tipo de feedback é muito importante para a melhoria dos processos. De forma direta, os clientes (ou grupos de clientes) podem ser consultados sobre o processo através de pesquisas ou entrevistas. Algumas organizações inclusive aproveitam esta oportunidade para transformar em campanhas de marketing, apresentando ao mercado sua preocupação com a visão do cliente.

Pergunta: “Em uma empresa que tem a ferramenta Lean estruturada, como fazer a implantação do BPM sem que esta estratégia pareça concorrente do Lean? Ou seja, como fazer a fusão da ferramenta Lean e BPM de forma a obter ganhos em todos os aspectos?”
Resposta: Esta pergunta foi respondida durante a apresentação, mas podemos reforçar que Lean é uma excelente ferramenta e pode ser aplicada na melhoria de processos. Assim, na adoção da disciplina de BPM, Lean é uma ferramenta que complementa a etapa de redesenho do processo, propiciando uma análise que direcione a um processo mais leve e enxuto.

Pergunta: “Você acredita que a cultura organizacional pode ser fator de impacto na adoção do BPM quanto à geração de resultados de impacto que o BPM pode trazer à organização?”
Resposta: Esta pergunta também foi respondida durante a apresentação, mas entendemos que sim. Na verdade, a cultura organizacional é um fator que contribui fortemente na adoção e nos resultados que a organização obterá com a prática dessa disciplina de gestão.

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