Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinares iProcess 2014 – Primeiros Passos em BPM: Os desafios do primeiro projeto

Esta é a gravação de nosso quarto webinar neste ano. Aos que participaram da apresentação ao vivo, um muito obrigado em nome do time da iProcess!

Aos que não puderam participar, esta é a oportunidade para conferir a gravação de nosso webinar de Primeiros Passos na Adoção de BPM em minha organização: os desafios do primeiro projeto, apresentado pelo Eduardo Britto em 02/10/2014.

 

A apresentação também está disponível no slideshare:
https://pt.slideshare.net/iProcessBPMeSOA/webinares-iprocess-2014-primeiros-passos-em-bpm-os-desafios-do-pr.

Confira abaixo as respostas para perguntas enviadas por nossos participantes durante o evento:

Pergunta: “Quanto à visão do cliente, ao foco do cliente, neste trabalho de implantação de projeto, como pode ser feito? Você recomenda envolver o próprio cliente no projeto?”
Resposta: Existem diversas formas de obter a visão do cliente, direta ou indiretamente. De forma indireta, pode-se analisar as informações obtidas no atendimento ao cliente (reclamações e sugestões, por exemplo) e sites agregadores de opiniões, como o reclame aqui, foursquare, entre outros. Nestes canais, em geral o que se obtém são os descontentamentos do cliente em relação ao negócio, e este tipo de feedback é muito importante para a melhoria dos processos. De forma direta, os clientes (ou grupos de clientes) podem ser consultados sobre o processo através de pesquisas ou entrevistas. Algumas organizações inclusive aproveitam esta oportunidade para transformar em campanhas de marketing, apresentando ao mercado sua preocupação com a visão do cliente.

Pergunta: “Em uma empresa que tem a ferramenta Lean estruturada, como fazer a implantação do BPM sem que esta estratégia pareça concorrente do Lean? Ou seja, como fazer a fusão da ferramenta Lean e BPM de forma a obter ganhos em todos os aspectos?”
Resposta: Esta pergunta foi respondida durante a apresentação, mas podemos reforçar que Lean é uma excelente ferramenta e pode ser aplicada na melhoria de processos. Assim, na adoção da disciplina de BPM, Lean é uma ferramenta que complementa a etapa de redesenho do processo, propiciando uma análise que direcione a um processo mais leve e enxuto.

Pergunta: “Você acredita que a cultura organizacional pode ser fator de impacto na adoção do BPM quanto à geração de resultados de impacto que o BPM pode trazer à organização?”
Resposta: Esta pergunta também foi respondida durante a apresentação, mas entendemos que sim. Na verdade, a cultura organizacional é um fator que contribui fortemente na adoção e nos resultados que a organização obterá com a prática dessa disciplina de gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge