Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Oracle SOA Suite 12c – novidades desta nova versão

A mais nova versão lançada pelo Oracle do SOA Suite, a 12c, apresenta muitas novidades e promete melhorias em desempenho e interface. Neste artigo apresentamos uma visão geral das novidades apresentadas pela Oracle, baseada no documento disponibilizado pela empresa nomeado “What’s New in Oracle SOA Suite 12c”.

Introdução

O aumento inevitável da complexidade das integrações e novos desafios apresentados pelo mundo atual, como a integração com as aplicações na nuvem, com os dispositivos móveis e a Internet das Coisas (“Internet of Things”, IoT), foram os pilares para o desenvolvimento desta nova versão. O Oacle SOA Suite 12c foi desenvolvido com foco na simplificação das integrações destes desafios em uma única plataforma baseada em padrões de mercado.

Integração com a nuvem

O recentemente lançado Oracle Cloud Adapters simplifica a integração das aplicações na nuvem com a infraestrutura já existente, oferecendo, além de conectividade baseada em padrões, bases para auditorias, conformidade, segurança e governança.

Eles permitem que o desenvolvedor não precise desenvolver lógicas específicas para gerenciar as conexões, focando na lógica de negócio. Para a criação dos adapters, são oferecidos assistentes com opções e configurações.

Em resumo, a maioria das nuances da integração com as aplicações na nuvem, tais como gerenciamento de sessão, tratamento de arquivos WSDL complexos e segurança são tratadas pelo próprio adapter, reduzindo a possibilidade de erros, o ciclo de desenvolvimento e o custo de manutenção.

Também foi disponibilizado o Cloud Adapter SDK, onde é possível criar o seu próprio adapter utilizando a mesma ferramenta usada pela Oracle. Ela oferece um conjunto de APIs, tanto para situações em tempo de projeto quanto em tempo de execução.

Dispositivos móveis

Atualmente os usuários exigem a possibilidade de utilizar seus smartphones e tablets para acessar os dados corporativos e aplicativos de negócio, onde e quando quiserem. Para ajudar nesta mudança de paradigma, o Representational State Transfer (REST) e o JavaScript Object Notation (JSON) surgiram como padrões dominantes para expor serviços e APIs para dispositivos móveis.

O Oracle SOA Suite 12c incluiu o REST bindind no JDeveloper para simplificar a exposição das implementações tradicionais do SOA Suite para dispositivos móveis. Ele está disponível para os composites SOA e para os serviços do Service Bus, permitindo expor interfaces e invocar serviços REST externamente.

Internet das Coisas (IoT)

Os dispositivos e aparelhos estão se tornando cada vez mais conectados, e a internet das coisas está se fazendo muito presente. Neste cenário, o Middleware atua como uma ponte entre os dispositivos e as aplicações corporativas.

Processamento de eventos é parte integrante desse tipo de plataforma, pois grande quantidade de dados são enviados dos dispositivos e é essencial distinguir que dados são importantes e quais não são.

O Oracle Event Processing (OEP) vem com a promessa de análise em tempo real e dados em alta velocidade, se tornando uma solução para construir aplicações IoT para filtrar, correlacionar e processar os eventos. Nesta nova versão, a Oracle integrou mais fortemente a plataforma OEP com o Oracle Service Bus (OSB) e com o Oracle SOA Suite Event Delivery Network (EDN).

Managed File Transfer

O Oracle Managed File Transfer (Oracle MFT) é um produto novo desta versão, que permite trocas de arquivo seguras, gerenciamento entre departamentos internos e parceiros externos e facilidade de uso, especialmente por pessoal não técnico. As suas capacidades de relatório permitem obter um status da transferência do arquivo e o seu reenvio, se necessário.

B2B

O Oracle B2B 12c foi integrado mais fortemente com o Oracle SOA Suite e Oracle Managed File Transfer. Os usuários do B2B podem enviar e receber mensagens no Oracle B2B utilizando o Managed File Transfer, além da possibilidade da transmissão de documentos grandes. Para melhoria de gerenciamento e monitoramento, o B2B foi integrado com o SOA Error Hospital, comentado posteriormente. Para simplificar a experiência dos usuários que utilizam Web Services no B2B, foi adicionado o suporte ao Local Policy Attachment para configuração de segurança de Web Services.

Melhoramentos para produtividade

  • Instalação rápida: o processo foi simplificado, e para ambientes de desenvolvimento oferece uma base onde todos os componentes do SOA Suite são instalados, além do JDeveloper com o servidor WebLogic integrado e todas extensões .
  • Interface unificada de desenvolvimento: foi dado um passo para integrar os componentes do Oracle SOA Suite, Oracle Service Bus (OSB) e o Oracle Event Processing (OEP). Foram criadas interfaces e editores no JDeveloper para o desenvolvimento de projetos do OSB e OEP integrados e compartilhando recursos já presentes anteriormente.
  • Templates: novos recursos que ampliam a possibilidade de compartilhamento e reuso de serviços e componentes, permitindo a customização de modelos de projetos, de componentes, de grupos de atividades em um processo BPEL e pipeline do OSB.
  • Subprocessos BPEL: promovem o reuso e compartilhamento de fragmentos da lógica de negócio, que podem ser inline (dentro de um processo BPEL) ou standalone (externo).
  • Melhoramentos no depurador: foi incluído no JDeveloper um depurador visual, como um depurador java, que permite definir pontos de parada nos composites SOA, processos BPEL e pipeline do OSB.
  • Melhoramentos nos testes: o SOA Suite test framework foi aprimorado, onde as entradas e saídas podem ser geradas automaticamente ou carregadas de um arquivo, mensagens podem ser verificadas, serviços externos e falhas podem ser emuladas e os testes podem ser rodados diretamente do JDeveloper, mostrando relatórios detalhados de cada rodada de testes.
  • Novos adapters: novos adapters de aplicação e tecnologia estão disponíveis nesta nova versão. Eles são o Oracle Adapter for SAP R/3, Oracle Adapter for JD Edwards World, Coherence Adapter, Oracle Adapter for MSMQ, Oracle Adapter for LDAP e o melhorado UMS Adapter.
  • Novas funcionalidades nos adapters: foi ampliado o suporte ao SOA Suite, Service Bus e projetos BPM, ativação e desativação agendada, integração com o depurador, monitoramento e diagnóstico no Enterprise Manager Fusion Middleware Control (EM).
  • Tradução e transformação de dados: foi estendida a habilidade de tradução do native XSD (nXSD) para os processos BPEL, Service Bus e Mediador. Inclui também um novo editor para XQuery, fornecendo uma visão bidirecional para a construção de módulos e bibliotecas XQuery 1.0. Houve também aprimoramentos no XSLT Mapper, permitindo o uso do Design View para lógicas maiores e mais complexas, a introdução de duas novas visões (Map View e XSLT View), entre outros melhoramentos.

 Melhoramentos de gerenciamento

  • Gerenciamento dos projetos OSB: todas as operações e tarefas de gerenciamento do OSB foram movidas para o Enterprise Manager Fusion Middleware Control, porém as configurações dos serviços continuam disponíveis no Service Bus Console juntamente com o JDeveloper.
  • Melhoramentos no Enterprise Fusion Middleware Controlforam implementadas mudanças para melhorar a responsividade e simplificar a administração e o tratamento de problemas diários. Entre as mudanças estão o redesenho do dashboard SOA principal, o melhoramento das pesquisas, a prevenção ao carregamento inicial de dados excessivos e o melhoramento no rastreamento das instâncias (incluindo Service Bus, B2B e Managed File Transfer). Também foi criado o Error Hospital para agregar as instâncias que geraram falhas, baseado em vários critérios, permitindo assim realizar ações corretivas coletivamente.
  • Alertas de notificação de falhas: alertas de falha podem ser enviados aos administradores automaticamente, ou por agendamento, por vários canais de comunicação como e-mail e SMS.
  • Melhoramentos para desempenho: esta nova versão utiliza os gerenciadores de trabalho do servidor WebLogic. Isto simplifica a configuração e permite ao SOA efetivamente utilizar os recursos disponíveis. Esta versão também fornece perfis de banco de dados pré-ajustados para automaticamente habilitar características de desempenho apropriadas, baseadas no tamanho esperado dos dados.
  • Enterprise Scheduler Service: novo componente que permite agendar a execução de componentes SOA ou serviços. Também pode ser utilizado para ativar ou desativar adapters que estão realizando pooling em horários específicos.
  • Integração contínua: esta versão fornece um plugin Maven que permite os times de desenvolvimento criar, construir, empacotar e realizar deploy de projetos SOA. Através do Maven, um servidor de integração contínua pode ser utilizado para gerenciar os projetos SOA.

 Melhoramentos adicionais

  • Criptografia de informações pessoais: devido ao Enterprise Manager Fusion Middleware Control expor as mensagens aos administradores, foi adicionada a possibilidade de realizar a criptografia de campos específicos da mensagem.
  • Fault Policy Editor no BPEL: nesta versão as politicas de falhas podem ser configuradas utilizando a interface visual Fault Policy Editor.
  • SOA Design-Time Meta Data Services Repository: foi criado um repositório MDS baseado em arquivos para ser usado em tempo de desenvolvimento. Ele é automaticamente configurado quando a aplicação SOA é criada.
  • Aceleração da inicialização: novos perfis modulares permitem iniciar a plataforma SOA em subconjuntos de funcionalidades, reduzindo o tempo médio de inicialização da plataforma. Outra novidade quanto a isso é a possibilidade de realizar o carregamento dos composites apenas quando utilizados.
  • Re-sequencer no Service Bus: este recurso permite que o Service Bus ordene as mensagens baseado em uma informação sequencial ou cronológica.

 

2 respostas

  1. Uma dúvida. Quando eu necessito de um controle transacional, por exemplo, inserir dados de mestre/detalhes em tabelas diferentes em um banco de dados, eu consigo fazer rollback da transação toda usando composto BPEL, tendo os adapters JCA no mesmo composto, ou a partir de um composto que faça a orquestração chamar 2 outros compostos BPEL, um para mestre e outro para detalhes.

    Quando uso o OSB na versão 11g, não consigo esse controle transacional, se eu criar o JCA no OSB ou mesmo virtualizar o composto BPEL essa propriedade muito importante não pode ser usada.

    No 12c existe uma forma de ter o controle transacional, de uma transação global, conseguindo fazer rollback de toda trasação?

    1. Olá Claudecir. Na versão 12c foi extendido o uso de Web Services Atomic Transactions (WS-AT) também para o Oracle Service Bus (OSB).

      Pode-se encontrar mais informação na documentação da Oracle:
      https://docs.oracle.com/middleware/1213/core/WSCPT/jrf-ws-at.htm#WSCPT264

      O uso de transações entre serviços requer cuidados adicionas nas configurações de ambiente. Em especial o tempo de timeout das chamadas síncronas dos serviços que utilizam transações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge