O mercado de soluções para BPM está repleto de produtos, comerciais e também software livre.
Entre as ferramentas BPMS disponíveis no mercado no formato de código aberto, dois produtos têm um passado em comum: o Activiti e o Camunda BPM.
O Camunda BPM surgiu em 2013, criado a partir de uma bifurcação do software Activiti da Alfresco. No artigo “Camunda Forks Alfresco Activiti”, Charles Humble da InfoQ explica o nascimento do Camunda BPM e apresenta também uma divergência de opiniões da época a respeito do futuro das duas ferramentas.
Na prática, de uma solução surgiu a outra, e ambas seguem em constante evolução. Este artigo vem comparar o peso das duas comunidades.
Para essa comparação, tivemos que elencar algumas características principais sobre a ferramentas e suas comunidades, e foram elas:
Colaboração – Quantidade de pessoas envolvidas ativamente no desenvolvimento do código-fonte
Atualização – Frequência de melhorias realizadas no software (commits and releases)
Documentação – Facilidade de acesso e diversidade de documentos disponíveis
Integração – Possibilidade de integração com outras tecnologias e exemplos e tutoriais para tal
Relacionamento – Atividade nos fóruns para desenvolvedores
Para essa pesquisa, utilizamos a leitura das documentações disponíveis, seguindo pela busca dos códigos fontes nos repositórios e principalmente de exemplos de utilização e tutoriais. Fizemos algumas estatísticas com base nos contribuintes do código fonte, frequência das últimas alterações e quantidade de desenvolvedores que acompanham as evoluções das duas ferramentas.
Seguimos observando as perguntas realizadas nos fóruns para desenvolvedores e principalmente na existência e qualidade das respostas, acompanhamos também as redes sociais de cada ferramenta e finalizamos observando as questões encontradas na internet de um modo geral (uma boa parte no site StackOverflow).
O resultado da pesquisa gerou insumos suficientes para elaborarmos um quadro comparativo que segue. O quadro permite observar pequenas diferenças na participação da comunidade.
Seguindo a vertente do software livre, lançaremos uma série de artigos falando mais detalhadamente sobre algumas ferramentas disponíveis, como JBPM, Intalio e outras incluindo também o Activiti e Camunda BPM, porém com um enfoque diferente, comparando a arquitetura de BPMS de cada solução.
Fontes da pesquisa:
https://camunda.org/
https://github.com/camunda
https://groups.google.com/forum/#!forum/camunda-bpm-dev
https://activiti.org/
https://github.com/activiti
https://forums.activiti.org/forums/activiti-developers
https://www.infoq.com/news/2013/03/Camunda-Forks-Activiti
3 Responses
Bom dia!
Gostaria saber se vocês tem alguma apostila direcionada para a suíte do camunda, para que eu possa estudar e aprender mais sobre a ferramenta.
Olá Junior, não temos apostila sobre o produto. Podemos recomendar algumas fontes de pesquisa sobre ele como:
– Github do Camunda BPM (https://github.com/camunda)
– Google group Camunda BPM Users – estão movendo para plataforma discourse, mas tem um bom arquivo histórico de discussões aí, vale como base para pesquisa (https://groups.google.com/forum/#!forum/camunda-bpm-users)
– Novo forum da camunda: https://forum.camunda.org/
– O canal de vídeos do camunda no youtube: https://www.youtube.com/camundaVideo
Espero que as indicações tenham ajudado de alguma forma.
Bom dia!
Me perguntei, como será que está o cenário hoje? Por curiosidade coloquei no Google Trends para ver como está o interesse nas ferramentas, gostaria de compartilhar:
https://trends.google.com/trends/explore?date=today%205-y&q=Activiti,JBPM,Camunda