Gestão DE Processos ou Gestão POR Processos?

A expressão Business Process Management (BPM), se traduzida literalmente, pode ser coompreendida de formas diferentes de acordo com o âmbito da sua aplicação. Ela pode ser interpretada como a “Gestão de Processos” ou como a “Gestão por Processos“.

A Gestão de Processos é a forma mais comum de aplicação atualmente nas organizações. Em geral, ela revela uma iniciativa de adoção da filosofia BPM, representando uma tendência na mudança de gestão que começa pelos processos e se expande para a organização.

Temos a Gestão de Processos quando um ou mais processos da organização são gerenciados, o que implica que eles sejam identificados, modelados, executados conforme a modelagem, monitorados na sua execução e submetidos a melhorias.

Uma organização que possui processos gerenciados é, portanto, uma empresa que aplica a Gestão de Processos.

A Gestão de Processos, é premissa para a aplicação da filosofia BPM em uma organização na sua abordagem completa, através da Gestão por Processos.

A adoção da Gestão por Processos implica em garantir que a empresa é de fato gerenciada através de seus processos: ou seja, a Gestão de Processos é aplicada a todos os seus processos: administrativos e operacionais. Ela entende a empresa como uma articulação de processos, na qual a organização é estruturada, gerenciada, avaliada, compreendida e vivenciada em torno dos seus processos.

Como resultado, a própria estrutura funcional da empresa é modificada. A organização vertical hierárquica e funcional dá lugar a uma estrutura horizontal (em que a supervisão não é atribuída a cargos, mas aos responsáveis [owners] de cada processo), ou em muitos casos, por uma estrutura matricial, onde há a combinação da verticalidade funcional e horizontalidade requerida pelos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>