Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

7 Ferramentas Gratuitas para Criar Diagramas de Processos com BPMN

Avaliamos 7 editores de diagramas de processos gratuitos para você criar e editar diagramas de processos com a notação BPMN. Confira nosso overview sobre o Bizagi Modeler, Aris Express, BPMN.io, Draw.io, Yaoqiang BPMN Editor, HEFLO! Documentação e Modelio!

1) Bizagi Modeler

A ferramenta mais conhecida pelos analistas de processos está no mercado como uma solução gratuita há uns bons anos.

O Bizagi Modeler é fácil de usar e usa cores nos elementos para facilitar a identificação.

A ferramenta possui uma tradução das funcionalidades e da maioria dos elementos para português (mas os nomes usados podem variar de uma versão para a outra, já que não existe uma tradução oficial da notação para o nosso idioma).

Dos diagramas de BPMN, permite criar apenas o Diagrama de Processo (Orquestração).

A ferramenta tem recursos que ajudam a evitar a utilização equivocada de alguns elementos, e possui um verificador que ajuda a validar a integridade do processo (regras básicas da notação BPMN).

Além de desenhar o fluxo do processo, é possível documentar os elementos criando novos campos para complementar o modelo com informações.

Os diagramas criados são gravados no formato próprio da ferramenta (extensão .bpm) mas podem ser exportados para formatos de imagem como PNG e BMP, além de gerar documentações no formato de manuais que podem ser exportados em PDF, DOC, para wiki e também um formato navegável HTML. É possível também exportar e importar arquivos nos formatos padrões BPMN e XPDL.

Um outro recurso interessante é a simulação de processos.

Para baixar, experimentar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://www.bizagi.com/pt/produtos/bpm-suite/modeler

2) ARIS Express

O ARIS Express é uma versão light da conhecida plataforma de análise de processos, o ARIS Platform.

Criada originalmente como parte da plataforma que desenvolveu por muitos anos a notação EPC (Event-driven Process Chain), a solução precisou se adequar à nova realidade do mercado e incorporar ao seu conjunto de diagramas o BPMN. Assim, a versão express desta ferramenta permite criar diagramas com notações como Cadeia de Valor, organograma, modelo de dados, EPC e é claro, BPMN. Porém, diferentemente da plataforma, os arquivos são gravados no próprio computador do usuário.

Apesar do uso de cores para diferenciar os tipos de elementos, a ferramenta não possui grande apelo visual e é um pouco restritiva no manuseio. Além disso, a curva de aprendizagem para dominá-la a fim de criar bons diagramas pode ser um pouco maior do que o esperado (e em alguns momentos um pouco frustrante até se descobrir alguma forma mais simples de resolver uma dificuldade). Por outro lado, possui funcionalidades interessantes, como a criação de documentação complementar e exportação para formatos de documentos como PDF ou RTF.

Os arquivos de diagramas são salvos no formato proprietário da ferrramenta, o Aris Document Format (.adf).

A ferramenta está disponível em inglês (e alemão).

Para baixar*, experimentar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://www.ariscommunity.com/aris-express
* para fazer o download, é preciso criar uma conta na Aris Community. 

3) BPMN.io

Extremamente leve, este editor de BPMN desenvolvido pela alemã Camunda permite criar diagramas de processo sem precisar instalar nenhum aplicativo.

O editor é totalmente web e funciona diretamente no browser do computador. É simples e muito fácil de sair criando diagramas e possui grande aderência à notação BPMN para diagrama de processo (orquestração).

Permite apenas criar diagramas gráficos, sem muita informação adicional. Não possui recursos complementares.

Os diagramas criados podem ser baixados para o seu computador no formato padrão .bpmn (que pode ser recarregado e editado posteriormente) e em formato de imagem PNG.

Para acessar, experimentar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://bpmn.io

4) Draw.io

Originalmente criado como uma ferramenta online de criação de diagramas tipo flowchart, o Draw.io incorporou como uma das notações visuais para desenho a palheta de elementos de BPMN. Com isso, este editor vai na mesma linha do BPMN.io, um pouco mais rico nas funcionalidades visuais (é possível usar cores) mas com menos recursos específicos para a modelagem, como a ausência de validação. Como permite criar vários tipos de diagramas diferentes e misturar as palhetas, pode ser um pouco confuso para iniciantes discernir se estão criando um diagrama corretamente pois é possível usar em um mesmo diagrama os tipos de elementos visuais de notações diferentes.

Os diagramas são salvos em qualquer um dos principais serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive, Dropbox ou OneDrive (basta ter uma conta) ou então pode ser gravado no seu próprio computador (em formato XML, que pode ser recarregado e editado posteriormente). A principal vantagem de usar um serviço de armazenamento na nuvem é que outros usuários poderão acessar o mesmo diagrama e fazer contribuições.

A palheta de BPMN está espalhada em grupos como “General”, “BPMN General”, “BPMN Gateways”, “BPMN Events”. Além disso, a ferramenta possui muitos elementos “inventados” sobre a notação BPMN que não existem na especificação formal, o que pode tornar seu uso ainda mais confuso (até mesmo para analistas experientes).

Os diagramas criados nesta ferramenta são puramente desenhos vetoriais em tela, não há nenhum tipo de validação ou verificação se a modelagem está correta.

Para acessar, experimentar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://draw.io

5) Yaoqiang BPMN Editor

Esta ferramenta de modelagem de processos desenvolvido pela Blenta Software é uma das mais completas e aderentes à notação e é open source (software livre). Além de modelagem de diagrama de Processo (Orquestração), também possui todos os elementos para a criação dos dois outros tipos de diagramas da notação: Conversação e Coreografia (o único editor gratuito que identificamos até agora que comporta os três tipos de diagramas nativamente).

Um ponto forte deste editor é que a ferramenta possui um compromisso estabelecido em seguir rigidamente as definições da especificação formal da OMG para a representação gráfica dos processos, o que garante um elevado nível de aderência dos elementos e validações de regras de utilização.

Embora não possua um apelo visual muito grande, em termos de funcionalidades para a criação de diagramas, é bastante completa. 

Os processos mapeados podem ser baixados para o seu computador no formato padrão .bpmn (que pode ser recarregado e editado posteriormente) e em formato de imagem PNG.

A ferramenta é em inglês (e possui outros idiomas como alemão, francês e chinês – sim, porque a empresa fabricante é chinesa!).

Os diagramas criados podem ser gravados no formato padrão .bpmn e em formatos variados de imagem, como PNG, BMP e JPG.

Para baixar, rodar e usar*:
https://sourceforge.net/projects/bpmn/
* pré-requisito: Java Runtime Environment.

6) HEFLO! Documentação

Com uma interface leve e agradável, o módulo de documentação BPMN da HEFLO é online e permite criar diagramas de processo sem precisar instalar nenhum aplicativo. Embora o produto esteja na versão beta, a empresa se comprometeu (através de seu site) que este módulo será  gratuito para sempre.

O editor é totalmente web, possui uma interface bastante fácil de usar e funciona diretamente no browser do computador. É muito fácil de sair criando diagramas e possui grande aderência à notação BPMN para diagrama de processo (orquestração). Um outro fator interessante é que os elementos da palheta estão todos identificados em português.

Durante a modelagem, as raias se auto-ajustam conforme os elementos são adicionados.

Além da criação do diagrama, é possível gerar documentações ricas de cada elemento através de um editor de texto bastante rico, com formatação de texto, criação de tabelas, entre outros.

Os diagramas criados são gravados em nuvem própria do produto. Além disso, é possível exportá-lo para o formato padrão .bpmn, imagem PNG ou de documentação, como PDF, DOC e HTML (estático).

A ferramenta é toda em português!

Para acessar, experimentar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://app.heflo.com/

 

5) Modelio

Esta ferramenta de modelagem de processos é outro software do tipo open source, cujo objetivo original é a modelagem de diagramas UML, mas que foi estendida para criar diagramas de processos em BPMN.

Quem utiliza tem a sensação de estar trabalhando em uma ferramenta de desenvolvedor – e é verdade, pois ela é baseada no Eclipse, famosa interface para desenvolvimento de software.

Os facilitadores de modelagem encontrados em outras ferramentas não ocorrem neste editor.

Para começar a modelar é preciso criar um “Projeto” e então dentro dele criar um diagrama BPMN. Os elementos, inclusive conectores, precisam ser adicionados um a um no diagrama. A definição dos tipos de tarefas e eventos também não é muito simples – é preciso acessar a janela de propriedades do elemento no diagrama para então escolher entre os tipos. No final das contas, criar um diagrama BPMN nessa ferramenta pode ser trabalhoso e pouco produtivo comparado às outras.

Apesar disso, em termos de notação BPMN a ferramenta é bastante aderente, pois contém praticamente todos os elementos e usando a funcionalidade de Audit pode-se fazer validação das regras da notação conforme a especificação da OMG.

Os diagramas não são salvos avulsos, eles ficam dentro do arquivo de projeto. É possível exportar para formato de imagem como PNG ou JPG.

A interface é somente em inglês.

Para baixar, rodar e descobrir mais sobre esta ferramenta:
https://www.modelio.org/


… e mais um dois!
(atualizado em 12/09/16 15:36; reatualizado em 06/07/17 14:51)

8 ) Sydle

Esta ferramenta brasileira é mais do que apenas um editor de diagramas em BPMN – é uma suíte para gerenciamento de processos. Por este motivo, a solução possui muitas outras funcionalidades que vão além da modelagem do processo. Como estamos tratando neste artigo especificamente de ferramentas de criação de diagramas BPMN, vamos nos ater às funcionalidades relacionadas a este tipo de solução.

O modelador é web, portanto não é necessário baixar ou instalar nenhum programa. Para criar modelos no Sydle é preciso criar uma conta, mas pode ser na versão gratuita (Community) da ferramenta. A utilização de outras funcionalidades além da modelagem pode exigir a escolha por uma licença paga (veja no site do produto os diferentes recursos).

Como o foco principal da ferramenta é a modelagem de processos para serem automatizados através do próprio produto, estão disponíveis para a modelagem apenas os elementos de BPMN implementados na automação. Mesmo assim, atende a quase toda a especificação na subclasse descritiva (à exceção dos elementos de pool e fluxo de mensagem e os acessórios data object e data store).

Para a documentação, a ferramenta disponibiliza um mini-editor de texto.

O salvamento dos diagramas é realizado no servidor da Sydle, e é possível extrair uma versão impressa de documentação tipo manual de processo, com a imagem do diagrama e o detalhamento da documentação com recursos ricos de formatação de texto, inclusive uso de tabelas.

Como outras ferramentas, possui o recurso de menu de contexto, que permite ir criando o fluxo a partir do conector no elemento anterior.

A ferramenta faz auto-salvamento a cada elemento adicionado no processo.

Não há funcionalidade específica para fazer a validação do modelo no editor, mas algumas regras básicas são verificadas automaticamente (por exemplo, não permite conectar o evento final a outro elemento de fluxo).

Não há recursos padrão de exportação.

Esta solução é brasileira e a interface é totalmente em português.

Para criar uma conta e experimentar esta ferramenta:
https://www.sydle.com/br/bpm/

9 ) Bonita BPM

A pedidos de muitos dos nossos leitores (valeu pelas sugestões!) estamos incluindo na lista o Bonita BPM, cuja ferramenta permite criar fluxos de processos na notação BPMN e é gratuita.

Como o Bonita BPM tem algumas particularidades adicionais, criamos um artigo novo só para ele:
Mais um editor BPMN free: Modelador do Bonita BPM. Confere lá!


Fatos interessantes:

  • Os editores BPMN.io, Heflo Yaoqiang gravam os arquivos com os diagramas de processos no formato padrão da notação (.bpmn). Este arquivo é um XML padronizado. Como resultado, é possível abrir arquivos criados em uma ferramenta na outra. Em alguns casos, conseguimos fazer isto com pouca perda de informação, mas alguns aspectos, principalmente relacionados a conectores, apresentaram alguns problemas.Uma outra restrição é que arquivos do Yaoqiang com mais de uma aba de diagrama abrirá apenas o primeiro deles no BPMN.io ou no Heflo, que não trabalham com multi-diagramas.



Conhece algum outro editor que deveria estar nesta lista? Manda a dica para nós!

Mas atenção, tem que ser:


61 respostas

  1. Parabéns e bom saber que há avaliações para esse tipo de produto e sua divulgação. Isso facilita e ajudar a profissionais que não teem uma ferramenta paga ou estudantes/autoditadas que trabalham ou precisam usá-las…
    Obrigado

  2. Excelente e oportuno o post, pergunto apenas se algum destes softwares BPMN podem “linkar” informações de softwares PPM como, por exemplo, o “Microsoft Project” ?

    Obrigado, e parabéns !

    1. Olá Antonio, não cheguei a avaliar isso embora trabalhe com fluxos de processos que são gerenciados como EAP (as atividades do processo tornam-se as atividades do projeto e suas restrições fim-início baseiam-se no fluxo do processo), mas nos casos em que tivemos esses cenários, a transposição foi manual mesmo. Se descobrir alguma ferramenta que faça isso me avisa? :]

  3. Gostei da abordagem técnica sobre as 7(sete) ferramentas de Modelagem de Processos com uso da notação BPMN. Uso o Bizagi Modeler desde 2013 e considero uma excelente ferramenta para modelagem e documentação de Processos de Negócio. Francisco Rocha, Analista de Processos de Negócio.

  4. Olá !

    As dicas foram ótimas, eu particularmente utilizo o Heflo e gosto muito, a facilidade é incrível e sem contar que fica tudo gravado em nuvem e acesso online.

    O Bizagi também é muito bom, já utilizei em outros Projetos, nesse caso, recomendo o Heflo.

    Abraço,

    Natan.

    1. AS ferramentas cujas descrições informam que são web ou online são aquelas que funcionam através do navegador.
      Não chegamos a incluir no artigo aplicativos para dispositivos móveis pois nossas primeiras experiências com estes é de que são poucos, geralmente pagos e pouco produtivos. Talvez em um próximo artigo :)

  5. Excelente!! Obrigado pelas dicas. Sou novo na área de processos e escolhi uma ferramenta excelente, free, baseada nas indicações acima. Mais uma vez, obrigado

    1. Olá Douglas, o Lucidchart não atende a um requisito básico para a nossa avaliação. Neste artigo estamos avaliando apenas ferramentas gratuitas e que sejam aderentes à notação BPMN, implementando ao menos a classe de elementos BPMN Descriptive Class. O Lucidchart trabalha com outros tipos de diagramas mas não implementa a notação BPMN.
      Agradecemos pela sugestão! Quem sabe num futuro breve eles incluam este tipo de diagrama na ferramenta.

  6. Olá,
    Qual dessas ferramentas, em sua opnião, podem ser adotadas mais facilmente no ambiente corporativo com suporte etc.
    Grato,

    1. Olá André, é preciso analisar mais o cenário de uso da organização, mas creio que num ambiente corporativo estas ferramentas gratuitas são limitadas em aspectos muito importantes como gerenciar o portfolio de processos da empresa, as dependências entre processos, o controle de acesso, alteração, versão e publicação, entre outros aspectos importantes. Nestes casos, a melhor recomendação é avaliar uma solução de BPA (Business Process Analysis) que possui recursos mais avançados sobre o gerenciamento dos processos além da simples criação de diagramas de processos, que é a função essencial desses editores.

  7. Excelente análise; excelente blog! Ganhou créditos pela imparcialidade e por expressar aquilo que realmente procuramos.

    Como dizem no enunciado: …velocidade, transparencia e satisfação para clientes internos e externos.

    Obrigado.

  8. Olá Kelly Sganderla

    Adorei o Blog.

    Em relação ao contexto, qual das ferramentas é ideal para Você?

    Se tivéssemos que escolher em função das opiniões dos seguidores do Blog, a ferramenta Heflo foi mencionada algumas vezes.

    Vejo que a Ferramenta Heflo só permite trabalhar online, qual seria a ideal para uma situação offline?

    Agradeço antecipadamente as respostas.

    1. Olá Valdo, que bom que você está curtindo nosso blog!
      Dentre as ferramentas de modelgem gratuitas, o Bizagi geralmente é a mais aplicada hoje, ao menos no Brasil.

    1. O Gliffy não é exatamente um editor gratuito, apesar de ter um trial sem custo com duração de um ano. Depois disso, é necessário pagar.
      Esta ferramenta também é recente, estamos avaliando se ela será adicionada na lista atualizada que estamos preparando para publicar em breve.
      Obrigada pela sugestão Andrea!

    1. Na época da publicação deste artigo, em 2016, o Camunda Modeler ainda não existia.
      O BPMN.io é a solução base usada pelo Camunda Modeler/Caawermo.
      Estamos preparando uma atualização da lista de ferramentas e certamente o Camunda estará entre as soluções avaliadas :)
      Obrigada pela dica!

  9. Excelente a publicação e os artigos do blog. Não conhecia pois trabalho mais na área de projetos e não diretamente na área de processos de negócio. Mas estou migrando pra esta área por “força” da corporação onde trabalho. :)
    Kelly…. teria uma sugestão para o seguinte cenário:
    – Corporação de médio porte, com baixa maturidade em processos, tudo muito ADOC e descentralizado. A alta adm começou a se preocupar com o mapeamento e definição de processos agora;
    – Somos da área de TI. então vamos balizar este projeto de transformação em bibliotecas e frameworks já consagrados (ITIL/COBIT). Desta forma os processos estão mais ou menos definidos…. vamos adequa-los a nossa realidade fazer a implantação de forma gradual;
    – A corporação tem severas restrições em relação a segurança das informações corporativas. Desta forma, o uso de plataformas em nuvem é totalmente descartado. Mas acredito q ferramentas em rede (que ficaria na rede privativa da organização) seja uma boa opção pela facilidade e gestão deste conhecimento;
    – Investir em um BPA agora não acredito ser o caso…. acredito q, [ela falta de maturidade, apenas uma ferramenta para desenhar os processos, de forma a definir e difundir “como as coisas funcionam e quem são os responsáveis” neste momento, seja o melhor…. posteriormente podemos evoluir.

    Desculpe o textão….. mas do cenário pintado acima…. qual dessas ferramentas vc poderia sugerir?

    Agradeço imensamente o blog e a atenção,

    Alex Navarro

    1. Olá Alex,
      Talvez o Bizagi Modeler possa ser uma boa aposta, já que é fácil de utilizar e gera algumas documentações que podem ser publicadas na intranet de vocês, separando a versão editável da edição publicada e consultável pela organização. Com isso também é possível usar ferramentas de controle de arquivos para gerenciar a segurança e regras de acesso aos processos. Geralmente é o primeiro caminho para diversas organizações.
      Cuidado para não focar a iniciativa muito fortemente em apenas documentar processos, pois este tipo de projeto não costuma trazer retorno para a organização. Além disso, os processos não são passivos, e sim ativos da organização. Eles estão em constante revisão e adequação, e este é um movimento natural em todas as empresas.
      Se seguirem este caminho, procurem elaborar uma documentação que não entre muito num nível de detalhe de como fazer cada atividade, e sim foquem em formalizar o que reflete as regras e políticas da empresa.

      A Camunda lançou recentemente também uma versão standalone do produto BPMN.io, que é instalada como cliente na máquina do usuário. Ela tem recursos bem interessantes, vale a pena dar uma estudada.

  10. Olá infelizmente o Bizagi Modeler na sua versão 3.4.0 gratuíta não publica mais os processo em HTML, somente a versão paga. Temos alguma ferramenta com licenciamento gratuito com esse recurso?

    1. Olá Antonio,
      Das soluções gratuitas de modelagem que testamos, desconheço outra que ofereça recurso de exportação de publicação do processo em versão HTML. Parece que este é um recurso que será oferecido só para versões pagas mesmo.

  11. Ola Kelly!
    Estou procurando alguma ferramenta de BPMN que tenha foco em GERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO e que gere MATRIZ RACI do processo? Tentei usar o Bizagi mas esta parte de geração de DOC (Word) é bem tosca (ou será eu?) e não possui este recurso. Minha solução de contorno é Bizagi->XLS->Word…

  12. Olá, Kelly! Parabéns pelo artigo. Não vi na lista o software ARPO. Ele é 100% brasileiro e muito eclético. Vale a pena analisar e quem sabe incluir nesta lista.

  13. Para mapear (as is) ou modelar (to be) processos não conheci nada melhor que o Cubetto. Os donos de suite de BPMS deveriam ter algo igual ou melhor.

    1. Quando publicamos este artigo nós chegamos a buscar informações sobre o Cubetto mas me lembro que haviam algumas restrições naquela versão para o acesso gratuito. Estamos preparando uma atualização da lista de editores e vamos avaliá-lo também. Obrigada pela dica!

  14. Oi kelly, estava revendo alguns posts da iProcess em busca de soluções de modelagem e me deparei com seu excelente artigo. Como você pede ao final para indicarmos outras soluções, faço referência ao ARPO Modeler, outra solução 100% brasileira. Não sou usuário da ferramenta, mas não poderia de deixar de lembrar da mesma, até mesmo por ser nacional.
    Link: https://www.klugsolutions.com/

    Grande abraço.

  15. Kelly, tenho uma empresa de estética e quero padronizar os processos internos documentando os mesmos. Sou formado em processamento de dados e fiz MBA em gestão empresarial mas vi bem pouco sobre a prática de processos. Desta forma estou iniciando os estudos sobre processos. Vi algumas ferramentas indicadas e a maioria que oferece free é limitada em recursos. Para o meu caso vc indicaria qual delas? Estava pensando na heflo que tem um treinamento bem interessante e todo em português. O que vc acha?
    E o bitrix você conhece?

    1. Olá Marcelo, depende muito dos tipos de recursos que você está buscando. Algumas são plenamente gratuitas mas só possibiltam desenhar o fluxo do processo e salvar em arquivo.
      Outras tem recursos de nuvem para armazenar os processos e permitem realizar a documetnação complementar com descrições e atributos, além de manter relacionamento entre diagramas de uma árvore de processos.
      Em geral, os iniciantes começam pelo bizagi ou camunda.
      Naturalmente você poderá usar os recursos básicos de modelagem gratuitamente em qualquer uma delas, porém quando começar a sentir necessidade de recursos mais avançados, precisará investir em uma plataforma.
      Minha recomendação é experimentar um pouco de cada uma, ver os recursos livres e pagos e avaliar o que é realmente relevante para a necessidade da sua empresa.

  16. Parabéns pela matéria.
    Bacana conhecer outras alternativas para desenhador de processos, todavia tão importante quanto mapear, é automatizar e gerar simplicidade com segurança e rastreabilidade dos processos.
    Para isso recomendo o holmes doc, o desenho já se torna o processo automatizando, aumentando a produtividade das empresas e negócios.

  17. Kelly, boa tarde!
    Minha equipe tem passado por diversos problemas com o Bizagi gratuito, tanto na versão 3.8.0.191 quanto na 3.8.0.206. Os artefatos e lanes mudando de posição ao abrir arquivos salvos anteriormente, programa travando, não salvando os arquivos, indicando erros de validação que só aparecem quando exportamos as imagens.
    Isto não ocorria nas versões anteriores. Sabe dizer se também ocorre em outras empresas e se na versão paga esses problemas são resolvidos?

  18. Agradeço muito o artigo que apoiou minha decisão de utilizar o Bizagi Modeler como ferramenta inicial na modelagem de processos de uma nova empresa de pequeno para médio porte. No futuro, cm o crescimento da empresa e a necessidade de automação dos processos, assim como do link entre processos e projetos, você acredita que as versões mais completas do Bizagi poderiam me atender, ou será necessário mudar de plataforma. Caso a orientação seja mudar de plataforma, para qual seria a sugestão, e há formas de migrar os processos do Bizagi para ela ? Muito grata, adorei o site e artigos de vocês. Parabéns!

    1. Oi Rosângela, que bom que gostou do artigo!
      Sobre o futuro, acredito que dependerá muito de que outros recursos a empresa deseja explorar dentro de processos. Há ferramentas específicas com foco em manter um repositório de documentação dos processos (Arquitetura de Processos) , outras têm foco em permitir análise de atributos como tempo, custo, valor agregado e outras informações quantitativas e qualitativas visando compreender problemas e melhorar processos (Business Process Analysis Tools), há ainda soluções que usam os processos mapeados para avaliar a aderência dos processos executados ao modelo idealizado pela empresa (Process Mining), e ainda os processos que são modelados para serem automatizados em ferramentas que gereciam o fluxo de trabalho (workflow) como os BPMS (Business Process Management Suite).
      O mundo de processos está apenas se abrindo para você! Comece explorando a modelagem, mas vá além! Basta entender qual o propósito dos processos na visão da sua organização.

  19. Achei muito legal ver uma ferramenta brasileira, e fui experimentar … Que pena que no registro já vêm com essa de “e-mail profissional” e não aceitam o meu @gmail.com … Pois esse é o e-mail que uso profissionalmente sim, e essa discriminação não deveria acontecer, porque não vou pagar domínio só para esse tipo de registro – não faz sentido. Que pena … terei que escolher outro.

  20. Perfeito o artigo vamos utilizar o Bizagi como ferramenta inicial. No futuro, com o crescimento da empresa será necessário a automatização.

  21. O Bizagi na verdade não é free, passado um tempo curto ele indisponibilizou todos os meus trabalhos e passou a exigir uma conta paga. Há dentre esse algum realmente free que permita ao menos persistir os modelos que ja fiz?

    1. Oi Renato, todos nós aqui na iProcess usamos essa ferramenta há muitos anos. Você terá que criar uma conta, mas não precisa pagar por ela. Só vai precisar criar a conta e fazer login eventualmente quando acessar a ferramenta (mas geralmente depois de fazer a primeira vez, pode ignorara as demais, ele vai identificar que o app já está vinculado a uma conta).

      O arquivo salvo pelo bizagi é proprietário (na verdade, ele é um arquivo zip com vários outros arquivos de configuração dentro). Para poder abrir esses modelos feitos no bizagi em outra ferramenta de modelagem BPMN, teria que tê-lo salvo no formato .bpmn, que é um XML padrão.

      Mas experimenta criar a conta e fazer o login da primeira vez, acho q vai dar certo ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Como transformar as ideias de mudança para um processo TO BE em ações efetivas, controladas... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge