Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

BPMN 2.0 – Novos Diagramas e Elementos: Introdução a Coreografia

Com frequência a notação BPMN tem sido tema de nossos artigos no blog, em geral relacionados aos elementos do diagrama de orquestração. Entretanto, desde 2011 a notação agregou, em sua última revisão, dois novos diagramas à especificação, o diagrama de conversação e o diagrama de coreografia.

Iniciaremos neste artigo o assunto a respeito das novidades relacionadas aos novos diagramas, começando pelo diagrama de coreografia, então vamos lá!

Diagrama de Coreografia (Coreography Diagram)

Para BPMN a Coreografia  é um tipo de diagrama que difere em propósito e comportamento da representação de um processo de negócio padrão (diagrama de orquestração).

O diagrama de orquestração é o mais conhecido e utilizado pela maioria das ferramentas de modelagem e define o fluxo das atividades do processo de  uma organização. Em contraste, a coreografia  define como processos interagem uns com os outros.

Na coreografia o foco não está na orquestração do trabalho realizado entre os participantes, mas sim na orquestração da troca de informações (mensagens) entre os processos da organização e de outros agentes externos (processos de fornecedores, clientes, etc), demostrando a dinâmica da comunicação entre eles.

As atividades de coreografia são conectadas em um fluxo lógico que representa toda a troca de informações e suas interações que acontece naquele processo de negócio.

Diagrama de Coreografia – foco está na troca de mensagens entre os processos (participantes)

Diagramas de coreografia podem ser vistos também como um contrato de negócio entre os participantes, onde o foco está na troca de informações (mensagens), implica no envio ou recebimento de algum tipo de documento, como é o caso do diagrama acima, onde o contrato de negócio está na forma de uma ordem de compra. Este diagrama representa o Processo de Ordem de Compra, o fluxo demostra a comunicação entre os três participantes (Varejista, Fornecedor e Fornecedor Externo).

Agora veja o mesmo processo representado pelo diagrama de orquestração, evidenciando a orquestração do trabalho realizado entre os participantes e  a sequência das atividades do processo de negócio.

Diagrama de Orquestração – foco na orquestração do trabalho realizado entre os participantes.

Cada participante representa uma piscina (pool) do diagrama de orquestração, raias (lanes) não são representadas no diagrama de coreografia e conectores de fluxos de atividades (message flow) viram atividades na coreografia. Veja este outro exemplo abaixo.

Os participantes representam a piscinas do diagrama de orquestração e os fluxos de atividades viram atividades na coreografia.

Resumindo, podemos dizer que Diagrama de Coreografia:

  • Focaliza a forma como os participantes trocam mensagens, demonstrando a comunicação entre os eles;
  • É a representação dos processos e suas interações;
  • Demonstra o comportamento esperado entre os participantes;
  • É o contrato de negócio de interação entre os participantes.

No artigo seguinte desta série: BPMN 2.0 – Novos Diagramas e Elementos: Coreografia no detalhe, nos aprofundamos um pouco mais no assunto, apresentando os principais elementos BPMN que contribuem para uma modelagem completa. Um descrição detalhada de cada elemento, suas características e como eles são usados em uma coreografia.

Esperamos que tenham gostado desta introdução ao assunto, fiquem a vontade para fazer seus comentários, tirar dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem vindas.

9 respostas

    1. Oi Felipe, conhecemos algumas ferramentas mas não chegamos a experimentar todas, confira:

      – Altova UModel
      https://www.altova.com/umodel/business-process-modeling.html

      – Adonis:CE, da BOC Group
      https://www.adonis-community.com/

      – BPMN Web Modeler
      https://www.bpmnwebmodeler.com/

      – Logizian, da Visual Paradigm
      https://www.visual-paradigm.com/product/?favor=lz

      – Yaoqiang, da Blenta
      https://sourceforge.net/projects/bpmn/

      Talvez existam outras mas essas são as que conhecemos.

      Obrigado!

  1. Bom texto pra explicar esse tipo de diagrama.
    Reconheci grande similaridade com o SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Custommer). A diferença básica é que no diagrama de coreografia é desenha na ordem ISPCO).

    1. É isso mesmo Pedro!
      Com a vantagem de visualizar cada “processo” (no caso deste diagrama, cada “atividade”) em um fluxo no qual se pode visualizar as interações como dependências sequenciais, situações de paralelismo e até mesmo situações que levam a cenários alternativos da execução do processo.

  2. Depois da criação destes novos diagramas da BPMN 2, fiquei com a seguinte dúvida.
    O diagrama “tradicional”, que modela um Processo é chamado de Diagrama de Orquestração ou de Colaboração (são sinônimos?).
    Ou esses dois diagramas são apenas níveis diferentes de abstração, sendo o de Orquestração como uma visão apenas de alto nível e o de Colaboração mostrando a interação com outros processos e agentes externos ?

    1. O diagrama “tradicional” (anteriormente chamado de “Business Process Diagram”), quando mostra apenas o fluxo do processo é o Diagrama de Processo, ou Orquestração. Quando o diagrama o contexto do processo de negócio e sua comunicação com outros processos, você tem a colaboração, ou seja, um Diagrama de Orquestração com Colaboração. A abstração, onde vemos apenas a interação com outros processos e agentes externos (onde todos os processos são representados por black boxes) é o Diagrama de Conversação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge