A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma tecnologia distante e passou a fazer parte da rotina de pessoas e de empresas ao redor do mundo.
Quem não se lembra dos inúmeros filmes com robôs de aparência quase humana de alguns anos atrás? Longe dessa imagem cinematográfica, as máquinas inteligentes já são realidade e estão revolucionando a interação dos seres humanos com aparelhos tecnológicos.
Neste artigo, você confere o que é Inteligência Artificial e exemplos de aplicação para entender porque cada vez mais empresas estão investindo nesse recurso para transformar seus modelos de trabalho.
O que é Inteligência Artificial?
O termo Inteligência Artificial não é novo. Criado em 1955 pelo matemático e pesquisador da área de ciências da computação John McCarthy, o conceito traduzia o desejo de pesquisadores que buscavam formas de ensinar as máquinas a serem inteligentes.
Cerca de meio século depois, as máquinas inteligentes de fato existem e são capazes de compreender e reproduzir a linguagem e os movimentos humanos, além de aprender coisas novas de forma autônoma.
Como funciona a IA?
A Inteligência Artificial funciona com base na combinação de dados digitais, alto poder de processamento de informações e algoritmos inteligentes. Para isso, conta com sistemas e hardware robustos e com tecnologia avançada.
O funcionamento da IA também pode envolver Machine Learning (ML), que é a capacidade de aprendizagem autônoma. Nesse caso, as máquinas aprendem por meio da identificação de padrões e processamento de dados.
Sua evolução é o Deep Learning, que usa redes neurais complexas para interpretar volumes significativos de informações. O Processamento de Linguagem Natural (PLN) completa o sistema de funcionamento.
Aplicação da Inteligência Artificial nas empresas
Muitas empresas já estão utilizando a Inteligência Artificial na execução de tarefas repetitivas ou mesmo em atividades mais complexas. Veja alguns exemplos de aplicação:
Chatbots
Os chatbots automatizam o atendimento em canais digitais. O sistema é pré-configurado para compreender perguntas a partir de palavras-chave e enviar respostas automáticas para o cliente. Caso seja necessário, o atendimento pode ser redirecionado para um atendente humano. Isso diminui a espera por atendimento, reduz custos e melhora a experiência do consumidor com a marca.
Robotização
Fábricas e outras empresas estão aproveitando as inovações da Indústria 4.0 e já contam com robôs autônomos nas linhas de produção. Com a robotização, é possível ter mais regularidade no padrão de qualidade, evitar falhas e acelerar a manufatura. O robô aprende o trabalho e depois o reproduz de forma independente.
Assistente virtual
Os assistentes virtuais também estão na mira das empresas. Sistemas como a Siri e a Alexa facilitam o dia a dia, realizando uma série de tarefas a partir de comandos de voz. É possível agendar videoconferências, enviar e-mails ou mesmo fazer comunicados regulares, sem precisar digitar nada.
Aplicações de gestão
A Inteligência Artificial ainda garante um importante suporte à gestão, ao aprimorar o uso de sistemas de relação com o cliente, gestão de negócio e mais. Esses tipos de software podem avaliar a performance dos funcionários, o desempenho geral do negócio, fazer análises comparativas e ajudar na tomada de decisão com base em dados.
Mecanismos de segurança
Sistemas inteligentes estão aprimorando os mecanismos de segurança que protegem os dados dos consumidores. Com o alto volume de informações em canais digitais – desde o nome até dados financeiros – essa é uma pauta que se torna muito relevante. A tecnologia pode identificar padrões de ataque e desenvolver novos mecanismos de proteção, aprimorando continuamente a estratégia de segurança.
Predições
Sistemas inteligentes estão aprimorando os mecanismos de segurança que protegem os dados dos consumidores. Com o alto volume de informações em canais digitais – desde o nome até dados financeiros – essa é uma pauta que se torna muito relevante. A tecnologia pode identificar padrões de ataque e desenvolver novos mecanismos de proteção, aprimorando continuamente a estratégia de segurança.
Ensino
O ensino tem se beneficiado com as inovações inteligentes. Sistemas autônomos podem funcionar como uma espécie de “professor” para as equipes, oferecendo informações personalizadas para cada tipo de consulta. A ideia é tornar os processos mais ágeis e dinâmicos, além de evitar falhas decorrentes da falta de informações simples.
Automatização de processos
Diversos processos do negócio podem ser automatizados para otimizar a eficiência operacional. Tarefas repetitivas, compartilhamento de informações entre setores e até o recrutamento de novos funcionários podem se beneficiar da Inteligência Artificial.
Mas qual é a relação entre tecnologia e força humana de trabalho? Confira a resposta em nosso blog e saiba como automatizar sem perder a humanidade.
Benefícios
Implementar um sistema de Inteligência Artificial pode trazer muitos benefícios para o negócio:
- Redução de custos: os processos se tornam mais ágeis, com utilização inteligente dos recursos disponíveis.
- Otimização de processos:as atividades passam a ser executadas com base em dados, eliminando etapas desnecessárias e que não agregam valor ao produto final.
- Desenvolvimento do negócio: a empresa conhece suas fraquezas e oportunidades, garantindo crescimento acelerado.
- Experiência personalizada: por fim, é possível oferecer uma experiência customizada para o cliente e adaptar os sistemas às demandas do negócio.
Inteligência Artificial nos setores do seu negócio
Sistemas inteligentes podem ser aplicados nos diferentes setores da empresa, entre eles:
Financeiro
Na Gestão Financeira, a Inteligência Artificial ajuda a identificar falhas, automatizar o pagamento de contas e aprimorar o planejamento das finanças.
Além disso, é possível seguir os normativos contábeis do setor de forma mais simples e acessar toda a documentação necessária em uma mesma plataforma.
RH
Sistemas de automação inteligente para Gestão de RH podem contribuir em várias tarefas:
- Seleção de empregados, por meio da padronização de informações;
- Onboarding de novos funcionários, garantindo que todas as etapas de entrada sejam cumpridas – o mesmo vale para o offboarding;
- Gestão de informações dos funcionários, bem como dos benefícios;
- Registro automático de entrada, saída e horário de almoço.
Marketing
O setor de Gestão de Marketing se beneficia com a análise comportamental dos consumidores e as previsões de mercado.
Além disso, graças ao sistema de Customer Relationship Management, é possível criar ações de marketing personalizadas e aprimorar a experiência do cliente com a empresa.
Operações
As rotinas operacionais ficam mais simples e dinâmicas com as inovações da Indústria 4.0. É possível melhorar a manutenção das máquinas, agilizar a produção e, ainda, simular o desenvolvimento de produtos com mais segurança e menor custo.
Como aplicar?
Quem se interessou pelos benefícios da Inteligência Artificial e deseja desenvolver uma infraestrutura baseada na tecnologia pode encontrar alguns desafios iniciais. Para te ajudar, separamos três dicas importantes:
Identificar os objetivos
Liste os objetivos esperados com o uso das IA. Avalie todos os processos que podem ser aprimorados e os benefícios estratégicos para o negócio. Assim, fica mais fácil definir as áreas que têm prioridade para aderir à tecnologia.
Compreender e preparar a infraestrutura necessária
É preciso entender a infraestrutura atual, quais as adaptações necessárias e quanto isso vai custar. Os funcionários também precisam de treinamento para lidar com as novas ferramentas.
Mapeamento de processos
Por fim, faça o mapeamento de todos os processos da empresa para identificar quais deles serão otimizados com Inteligência Artificial.
Quer saber mais sobre este assunto? Entenda como o BPM, a Inteligência Artificial e o RPA possuem papéis diferentes na automação inteligente.
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