Introdução
Imagine ter acesso a um vasto conhecimento sobre processos, baseado em estudos e práticas de organizações do mundo todo, em questão de segundos. Esse é o poder das IAs Generativas (também conhecidas como GenAI) como Chatgpt, Copilot, Gemini e WatsonX! Com milhares de exemplares de informações sobre processos acumulados junto de todo o conteúdo de aprendizado, elas se tornam ferramentas poderosas nas mãos dos novos analistas de processos.
Aqui estão algumas ideias de como você pode utilizar o chat das IAs Generativas para apoiar diferentes etapas do ciclo de vida de processos (BPM).
Como usar a IA Generativa na Análise e Transformação de Processos
Identificação de Processos
- Benchmarking: Ajuda a pesquisar e comparar práticas de mercado que podem ser aplicadas ao processo, além de contribuir para a definição da arquitetura organizacional, separando os processos por grupo de conhecimento e facilitando sua gestão e análise.
- Portfólio de processos: A partir de uma descrição do negócio da organização, propor uma lista de processos e atividades que a empresa deve desempenhar para executar o seu negócio.
- Priorização de oportunidades de redesenho: a partir de um portfólio de processos com parâmetros de avaliação, recomendar quais projetos de análise e transformação de processos deveriam ser priorizados.
Descoberta (Modelagem) de Processos
- Suporte na Modelagem de Processos: Criar listas de atividades chave e controles do fluxo a partir de um descritivo ou relatos de entrevistas dos participantes, acelerando a modelagem do processo.
- Modelar fluxos de processos: Criar diagramas de processos em BPMN a partir da descrição dos processos ou lista de tarefas.
- Criação de documentos organizados a partir de descrições / Automação de documentação: Transforma descrições de processos em documentos estruturados de forma automática e padronizada, garantindo clareza, consistência e economia de tempo na etapa de descoberta
Análise de Processos
- Identificação de pontos de fragilidade: a partir de um descritivo do processo, identificar gargalos em comparação a boas práticas para o processo.
- Análise de valor agregado: identificar as atividades e determinar se elas agregam ou não agregam valor ao resultado do processo.
- Identificação de riscos e Oportunidades: Ajuda a reconhecer riscos potenciais em processos e identificar oportunidades de melhoria.
- Análise de Dados e Relatórios: Ajuda a analisar informações em documentos ou planilhas que possam apoiar a análise do processo.
Redesenho de Processos:
- Geração de Insights para Melhoria Contínua: Gerar sugestões de otimização com base em cenários específicos.
- Fluxos de trabalho otimizados: Apoia na sugestão para modelagem de novos processos, oferecendo ideias inovadoras para redesenhar processos e adaptá-los a novas demandas ou tecnologias.
- Performatização da ideia de solução : Sugerir caminhos e formas de realizar o processo de maneira mais eficiente, promovendo maior desempenho e resultados otimizados.
- Identificação de tecnologias específicas : Ajuda a selecionar as melhores ferramentas ou tecnologias para implementar soluções, alinhando inovação às necessidades do processo.
- Desenvolvimento de KPIs: Auxilia na definição de indicadores chave de desempenho (KPIs) para monitorar a eficácia dos processos.
Implementação de Processos:
- Facilitação de Reuniões: Sugere pautas e técnicas para conduzir reuniões produtivas sobre processos e melhorias.
- Cronograma de implementação: Ajuda a definir e organizar os responsáveis pela ação, pode criar formulários personalizados do processo para coletar feedback.
- Treinamento e Capacitação: Oferece ideias para desenvolver materiais de treinamento que ajudam a equipe a entender novos processos. Além disso, algumas ferramentas podem criar modelos de slides personalizados ao conteúdo inserido, economizando tempo e garantindo apresentações mais demonstrativas e homologadas ao tema.
- Comunicação de Mudanças: Fornece orientações sobre como comunicar mudanças de processos de forma eficaz para as partes interessadas.
Para os profissionais de processo, dominar a criação de prompts (comandos) eficazes na execução dessas tarefas pode ser a chave para simplificar desafios complexos e encontrar soluções inovadoras rapidamente.
Como Criar Prompts Eficientes?
- Seja claro e específico: Indique exatamente o que você espera como resultado.
- Defina o papel da IA: Explique como o modelo deve agir (“Você é um analista de processos…”).
- Inclua contexto relevante: Garanta que a IA tenha informações suficientes para gerar respostas úteis.
- Indique o formato de saída: Peça por listas, tabelas ou textos estruturados, conforme necessário.
A engenharia de prompts permite que analistas otimizem tarefas, economizem tempo e se concentrem em atividades estratégicas para a transformação dos processos. Criar instruções claras para ferramentas de IA potencializa a análise, a inovação e a qualidade das entregas, tornando-se um diferencial essencial no mercado atual.
Se você deseja saber mais sobre o tema, conheça nosso novo curso sobre Engenharia de Prompt para Usuários de Negócio
Embora a IA seja uma aliada poderosa em diversas etapas, é essencial lembrar que ela é uma ferramenta que precisa de direcionamento humano. Os resultados gerados pela IA devem sempre passar por uma análise crítica e contextualizada. É nesse momento que o olhar atento e a expertise do analista de processos fazem toda a diferença, garantindo que as soluções sejam não apenas inovadoras, mas também viáveis e alinhadas às necessidades reais da organização. Afinal, a tecnologia é o pincel, mas o analista é o artista que dá vida às melhorias.
Conheça nossos cursos Formação BPM | Business Track – da cadeia de valor ao redesenho de processos de negócio