Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Novidade! Guia BPMN 2.0 da iProcess

Acabou de sair do forno, nosso quentíssimo Guia de referência rápida BPMN 2.0 (e modéstia a parte, todos achamos ele lindo)!

Criamos esse guia em português para facilitar a vida de quem precisa modelar, interpretar, implementar processos de negócio utilizando a notação BPMN.

Todos os elementos da notação estão documentados de forma clara e objetiva, para ajudar a esclarecer dúvidas e orientar o melhor uso dos mesmos.

O guia também tem um exemplo aplicado de diagrama de processo com uso dos elementos mais comuns, e informações de referência dos outros elementos dos outros dois tipos de diagrama da notação: o Diagrama de Coreografia e o Diagrama de Conversação.

Quer um?

Download do Guia BPMN 2.0 da iProcess no formato PDF
Tamanho do arquivo: 3.5mb
  

Gostou?
Ele também faz parte do material didático dos nossos cursos especializados em BPM e BPMN.

Quer dominar todo o potencial da notação BPMN e modelar processos seguindo as melhores práticas?
Confira na agenda da iProcess Education as próximas turmas do nosso treinamento de Mapeamento de Processos com BPMN 2.0 – Prático e Avançado e de nossos cursos para desenvolver conhecimentos e técnicas em modelagem, melhoria e otimização e análise para automação de processos!

 


28/3/14 – Atualização: O arquivo para download foi atualizado com a v2 do guia, que contempla pequenos ajustes no diagrama de exemplo e ajuste dos nomes dos elementos de tarefa de envio e recebimento (estavam invertidos). Aos amigos que identificaram nossa pequena falha, agradecemos a dica!

 

12 Responses

  1. Muito bom!

    Para quem está “aprendendo” como trabalhar com os elementos avançados da BPMN ficou mais claro e objetivo

    Parabéns e muito obrigado!

  2. O guia ficou realmente muito bom!

    Parabéns pela iniciativa!

    Apenas gostaria de deixar um comentário que julgo importante sobre o diagrama de exemplo utilizado no guia:

    Os caminhos do gateway exclusivo “Situação do estoque” são unificados por um gateway paralelo que funcionou como um “join” e “split” ao mesmo tempo.

    O fato de o gateway paralelo unificar dois caminhos oriundos de um gateway exclusivo torna essa representação inadequada de acordo com a notação, tendo em vista de que, de acordo com a lógica do processo, este aguardaria os dois caminhos serem executados, no entanto, apenas um será seguido por cada instância de processo.

    Obrigado!

  3. Parabéns!!! Excelente material. Participei da 23ª edição do BPM Boot Camp na ABPM Brazil. Foi ótimo. Tanto que pretendo fazer minha monografia de Gestão da Qualidade sobre o assunto. Aproveitando: quem dispor de material, agradeço. Grande abraço.

  4. Parabéns,

    O guia ficou muito bom, com uma didática simples. Auxiliando no melhor conhecimento para quem está iniciando a etapa de modelagem.

    Atenciosamente,

    Anderson Nepomuceno

  5. Excelente material. Utilizei com os alunos da Disciplina Gestão de Processos e foi de grande valia. Espero um dia termos a disposição o Guia Completo de BPMN em português.

  6. Ao tentar baixar o material não foi possível encontrar a página com o material disponível para download. Ela foi tirada?

    Podem me enviar ele por e-mail?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Torne-se um líder em iniciativas em RPA, a próxima turma inicia em agosto!... (continuar lendo)
Essa é a sua chance de participar do nosso curso de BPMN! Estamos ansiosos para... (continuar lendo)
Qual a diferença entre automação, robotização e inteligência artificial? Em algumas situações esses termos são... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge