Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinar: Como Encontrar as Melhores Oportunidades de Robotização

Confira agora a gravação do webinar que realizamos hoje pela manhã com a nossa Consultora de Inovação em Processos, Kelly Sganderla.

No evento, apresentamos algumas das técnicas utilizadas pela iProcess na busca destas oportunidades de automação e a construir um business case de sucesso em projetos de transformação digital potencializado com tecnologias de RPA & BPMS.

Abaixo do video também estão disponíveis as respostas para as perguntas enviadas durante o evento e os links de materiais e vídeos citados na apresentação.

Aproveite o conteúdo e não esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e conclusões sobre este tema.

VÍDEO:

 

APRESENTAÇÃO:

 

PLANILHA:(Clique na imagem acima para ter acesso à planilha)

 

PERGUNTAS & RESPOSTAS:

1) Tem alguma ferramenta para Shadow Shadow IT?
Resposta: Não conhecemos nenhuma ferramenta específica para isso, mas as ferramentas de Task Mining certamente ajudarão a trazer luz aos recursos usados em Shadow IT no computador monitorado.

2) Poderia repetir o cálculo do ROI?
Resposta:
O ROI (Return Of Investment), para qualquer investimento que a organização faz, é a relação entre quanto você vai investir e quanto você vai ganhar, e então quanto será o retorno financeiro num horizonte de tempo, que pode ser  um, dois ou mais anos.

No RPA, os ganhos são quanto custam hoje as horas economizadas de trabalho manual que será substituído pela automação, além de outras despesas que podem existir pelo fato do trabalho ser realizado manualmente e que deixarão de existir com a robotização, como horas extras, multas e etc.

Veja no vídeo o que são aspectos que precisam ser considerados no cálculo do investimento, como setup, infraestrutura e suporte.

3) Existem ganhos não tangíveis e de difícil mensuração mas importantes para compor o ROI (velocidade, acertividade independência, padronização , etc.)
Resposta: Esta pergunta foi respondida no vídeo, mas sim, de fato existem outros ganhos além do financeiro, que é o que identificamos no ROI, que são difíceis de se quantificar, como ganho de agilidade, melhoria de satisfação, redução de erros, minimização de handoff, entre outros.
É importante também considerá-los na avaliação da automação.

4) O ROI (análise) é feito/a para cada processo? Ou a estimativa é global para a empresa?
Resposta: Esta pergunta também foi respondida durante o webinar.
O cálculo do ROI deve ser feito para cada tarefa (processo operacional) pois elas podem apresentar uma variação bastante significativa. Algumas apresentarão retorno em pouquíssimo tempo, outras podem não apresentar bom retorno e se tornarem injustificáveis. Nesse caso, o ROI é uma ferramenta importante para priorizar quais tarefas serão tratadas.

Para a criação de um business case para adoção de RPA, pode-se fazer uma composição geral dessas análises visando uma estimativa global para que a empresa possa fazer uma previsão de investimento e eaborar o roadmap de robotização.

5) Para fazer um script é preciso ter conhecimento de alguma linguagem de programação?
Resposta: Isso pode variar de uma ferramenta para outra, porque os produtos possuem também suas linguagens de programação. As ferramentas mais avançadas envolvem menos programação e mais configuração, porém é importante ter bons conhecimentos de lógica de programação para gerar um script otimizado. Para robotizações mas robustas, você possivelmente sentirá necessidade de evolluir seu conhecimento em linguagens de programação para desenvolver algum código complementar.

6) Como você mencionou o diferencial entre o RPA e os jobs, está no monitoramento. Poderia citar um pouco sobre este assunto?
Resposta: Sim, o principal diferencial do RPA como plataforma é a infraestrutura de monitoramento e controle, conhecido como Sala de Controle ou Orquestrador. Eles funcionam como gerenciadores da força de trabalho de robôs, delegando as tarefas a serem executadas para os bots instalados nas máquinas conectadas à estutura.

A partir dela você tem o controle de qual robô executou qual tarefa, quanto tempo levou, se a execuçao aconteceu com sucesso ou se o robô respondeu com algum erro. Elas também podem gerenciar as versões de códigos dos scripts das tarefas e controlar permissões de pessoas e grupos sobre robos e tarefas específicas, entre outras funcionalidades.

Com isso, os scripts não ficam nas máquinas, mas no servidor. Quando delega o trabalho para o robô executar o script é enviado para ser executado naquela máquina e após o fim da execução o script é devolvido. Assim não há risco de alterações indevidas (ou por engano) na lógica do trabalho.

7) Hoje nos segmento saúde, tem vários processos operacionais, porém de mudanças rápidas devido a regras de negocio. Esses processos podem ser robotizados?
Resposta: é preciso avaliar cada um. Se o processo é executado muitas vezes ao dia e consome o tempo de muitas pessoas, mesmo que as alterações aconteçam com frequência, pode valer à pena robotizar, porém provavelente este robô precisará contar com um desenvolvedor sempre à disposição para realizar os ajustes.

Mas se a execução é mais esporádica ou não consome muito tempo nem apresenta alto risco na operação manual, então talvez não seja tão interessante assim.
Cada trabalho é um trabalho diferente em cada organização; é preciso analisar com um pouco mais de profundidade para poder responder a essa questão.

8) A planilha cruza os dados do As Is com o processo To Be robotizado?
Resposta: Sim, o artefato que desenvolvemos para essas análises faz o cálculo de ROI e Payback cruzando os dados do AS IS e TO BE.

9) Haverá outras turmas para este treinamento?
Resposta: Estamos planejando novas turmas em breve. Acompanhe nossa agenda em: www.iprocesseducation.com.br/agenda

10) Qual a carga horária do curso e o custo?
Resposta: Este curso tem turma EAD começando dia 05/05 e também turmas abertas.
A carga horária e custo variam e existem alguns descontos especiais e condições de parcelamento. Confira todas as informações em: https://iprocesseducation.com.br/rpa

Banner com o título: Curso de RPA EAD online. Vagas limitadas.

LINKS

E-book RPA (Robotic Process Automation)

Apresentação do UiPath Automation Hub

Webinar – Case 02: Aplicando Hiperautomação na Transformação Exponencial do Negócio

7 Características Chaves para Processos Candidatos à Robotização

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge