Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinar – Desvendando a Automatização de Processos com RPA

O que é RPA e o que os robôs de RPA podem fazer e como desenhar um projeto para automação foi o tema central do Webinar liderado pela  colaboradora  Aline Milani, Analista de Automação de Processos e especialista em RPA na iProcess.

Ela apresentou o terceiro encontro do evento da Semana das Mulheres na Hiperautomação, com o tema Desvendando a Automação de Processos com RPA.

 Aline também demonstrou quais os diferentes papéis e habilidades dos profissionais envolvidos em automação com RPA e o que o profissionais da área em 2021 precisam saber para estarem a frente neste tipo de automação.

Assista à apresentação do webinar!

Clique para acessar ao deck de cards apresentados no Webinar:

 

Confira a seguir as respostas para as perguntas enviadas durante o evento:

Pergunta:
Qual tipo de Robô é usado para homologação de software? –
Sally

São os robôs de testes, embora sejam bem parecidos com RPA não são a mesma coisa. Estes robôs são desenvolvidos em uma linguagem de programação específica e tem como objetivo executar uma mesma tarefa repetidamente, validar e informar erros ou cenários diferentes dos que foram programados.

Pergunta:
Dicas de como mapear esses erros e riscos? –  Jenifer

Para mapear erros e riscos, primeiramente seria interessante analisar se os tipos de erros e riscos podem ser tratados ou contornáveis, como por exemplo uma tela que surge no meio de uma operação. Se puderem ser tratados, o ideal é que seja feito antes da implementação de um RPA. Para os contornáveis, cada um deles devem ser detalhados na especificação funcional, assim como as tratativas que devem ocorrer para cada um deles. Ao definir os passos, o RPA deverá ser treinado para repetir as ações.

Pergunta:
Automatizações com Google App Script em uma planilha Google, para manipular dados e enviar status via e-mail, é considerado um RPA? – Fernanda Deveza

Essa automatização não é considerada RPA, mas pode ser desenvolvido um RPA para executar as etapas e manipular os dados.

Pergunta:
Tenho muito problema com volumetria, o processo que é feito por área, quando unifica todas as áreas, me deparo com o problema de performance do robô. – Jaqueline

A volumetria deve ser calculada para vários objetivos, o que mencionamos sobre RPA é para que seja possível conhecer profundamente um processo e a viabilidade de uma automatização. Quando é feita uma análise volumétrica, esta deve ser por processo e em cada área e não ponta a ponta. Com isso você consegue indicadores mais precisos. Ao implantar um RPA em uma rotina. Para fins de comparação, a análise volumétrica da implantação deve ser exatamente a das mesmas etapas que foram analisadas no processo manual.

Perguntas:
Em um outro webinar de vocês havia entendido que pelo RPA fazer a leitura por OCR ele tinha dificuldade de fazer algumas leituras mais específicas, no caso de uma NF, ele consegue entender quais são os dados que ele precisa extrair do documento para lançar no sistema da empresa? – Maíra

Para esse processo de NF foi utilizado o OCR? Como vocês fazem para as NFs de serviço? – Osman

Tudo depende do formato na NF do processo. Se for um PDF digital (não digitalizado), não necessita de um OCR, é possível selecionar os dados e definir um dado chave que permitira a captura de um elemento, por exemplo “CNPJ:” ao selecionar o arquivo e identificar a chave “CNPJ:” o robô deverá ser treinado para associar a chave com uma sequência numérica de 14 caracteres que correspondem aos números do CNPJ. Isso ocorre tambem com os casos de notas com extensão XML. Para os casos de NF´s digitalizadas (escaneadas) há a necessidade de uma ferramenta de captura como OCR, mas a qualidade da digitalização poderá ter impacto na qualidade da captura.


Pergunta:
Como tratar o captcha, justamente por ser uma ferramenta anti-robôs? –  Thiago

Alguns sites também leem flags internas do browser para verificação de softwares automatizados. O objetivo do captcha é impedir a realização de um volume alto de transações em pouco espaço de tempo (Milissegundos – ms). Há algumas alternativas para a resolução de captcha, algoritmos criados, serviços com operadores humanos que executam a função, ou essa etapa da robotização poderá continuar com o executor do processo. 

Pergunta:
Se o Captcha solicitar algo mais difícil, como analisar as imagens? – Rafael

Há fornecedores de API ou operadores humanos que desenvolvem a resolução quando são mais complexas.

Pergunta:
Aline, caso tenha parada do Robô, ou algum erro de processamento do mesmo como vocês identificam e tomam uma ação? – Dulcinéia Camilo

Deve ser criado um plano de contingência para essas paradas na própria Especificação Funcional, você pode criar uma regra onde o robô a cada etapa executada alimenta um log ou planilha de controle com o status da operação (sucesso/erro) , não ocorrendo essa alimentação ele envia um e-mail de “erro”, ou ao término da execução um usuário confere os processamentos.

Pergunta:
Qual a média de tempo para um bom mapeamento de processo? – Hyanka Coelho

Depende da complexidade do processo, tipo de sistema, número de telas e o fator mais importante é a disponibilidade do usuário em passar a rotina executada.

Pergunta:
Para trabalhar com o RPA é necessário conhecimento de requisitos? – Anna Paula

Sim, este conhecimento você pode desenvolver, há vários cursos no mercado. Mas o mais importante do que conhecer os requisitos é saber fazer um bom mapeamento para conhecer detalhadamente como uma rotina é feita. Acompanhe nossa agenda de cursos , tem alguns específicos para RPA.

Pergunta:
O que podemos considerar como exceções não mapeadas? – Jaqueline

Todas as etapas de um processo, seja ele rotina ou exceções devem ser mapeadas. A falta de informações ou um processo mal mapeado poderá acarretar prejuízos no desenvolvimento. Mas pode ser uma escolha que alguma exceção não entre na automatização, mas essa deverá ser executada por ações humanas. Cabe ao negócio analisar o ganho de se automatizar ou não essas exceções.

 

Não perca as gravações dos outros webinares e workshops da Semana Mulheres na Hiperautomação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge