Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinar – Como projetar processos para automação com BPMS

No Webinar Como projetar processos para automação com BPMS foi explicado como projetar um processo para transformá-lo em um workflow inteligente, além de conhecer as habilidades e papéis envolvidos para tirar os planos de automação do papel ...

No Webinar Como projetar processos para automação com BPMS foi explicado como projetar um processo para transformá-lo em um workflow inteligente, além de  conhecer as habilidades e papéis envolvidos para tirar os planos de automação do papel e como se  preparar para liderar projetos de automação de processos de negócio e processos de trabalho.

O Webinar aconteceu dia 11/03/21, no 4o dia de encontro do evento da Semana das Mulheres na Hiperautomação, apresentado pela Analista de Automação de Processos de Negócio, Simone Silveira.

Confira a gravação do evento:

Confira o deck de cards usados na apresentação:

Leia a seguir as respostas das perguntas enviadas durante o evento:

Pergunta:
Qual a melhor plataforma de BPMS?

Hoje existem várias plataformas, cada uma com características, custo, e funcionalidades diferenciadas . Então é necessário avaliar a necessidade da organização para pesquisar no mercado as opções. No blog da iProcess temos um artigo que falamos sobre isso.Dá uma passadinha lá:
https://blog.iprocess.com.br/2012/08/qual-o-melhor-bpms-do-mercado/

 

Pergunta:
BPM é processo e BPMS são ferramentas utilizadas para desenhos dos processos?

BPM (Business Process Management) é a aplicação de gestão sobre os processos da empresa. É um conceito, uma disciplina de gestão. É muito comum ouvirmos falar no ciclo do BPM: modelagem, análise, redesenho, automação e monitoramento e dai temos as aplicações de
BPMS (Businesss Process Management Suits) que são sistemas orquestradores de processos que ajudam a implementar o BPM dentro das empresas..
Aproveito para incluir também o BPMN (Business Process Model and Notation) que é uma notação gráfica, que permite mapear, de uma maneira padrão, todos os processos de negócio da organização. O BPMN é a linguagem do BPM.

No blog da iProcess temos vários artigos e vídeos sobre o assunto.
Para começar, confira esse webinar: BPM, BPMN, BPMS e RPA – O Guia Definitivo

Pergunta:
É comum ocorrerem mudanças dos processos na implantação do BPMS? –
Sandra

Sim, é comum isso acontecer quando vamos implantar uma automação em um BPMS, pois temos que entender e analisar o processo como acontece atualmente, isso quer dizer o “As Is”, muitas vezes, nessa atividade em conjunto com os key-users, surgem mudanças e melhorias nas atividades, sejam elas tecnológicas ou não, como demonstrado no vídeo apresentado no webinar. As mudanças principais estão relacionadas à perspectiva de controle do processo pelo sistema, já que com a automação no BPMS, não são mais as pessoas que precisam conhecer a lógica e determinar qual será o próximo passo do processo, uma vez que isso é gerenciado pelo próprio BPMS.

Pergunta:
Como mensurar os ganhos para justificar a implementação do BPMS? Quais insumos gerais são utilizados? – Jessica

É necessário avaliar quais são os benefícios esperados com a automação, por exemplo:

  • Organização do trabalho, gerenciamento da informação (dados e documentos) do processo;
  • Redução do tempo em atividades manuais, redução do tempo com busca de informações existentes em sistemas, redução do tempo entre atividades (hand off),
  • Equilíbrio da distribuição do trabalho;
  • Controle e auditoria da execução do processo;
  • Garantia da integridade na execução do processo;
  • Melhoria do nível de satisfação do processo;
  • Mapear e entender as atividades do processo;
  • Levantar os dados de execução do processo, como por exemplo: Número de instâncias do processo/ano, custos por atividade, por processo, tempos, se existe retrabalho, onde e qual a volumetria, medir o nível de satisfação do processo, informações subjetivas dos envolvidos;
  • Avaliação das melhorias que podem ser obtidas a partir da revisão do modelo TO BE com redesenho tecnológico;
  • Avaliação do custo para implementação e do ROI.

Pergunta:
A iProcess que papéis assume no projeto de automação com BPMS? – Elisa

A iProcess é uma consultoria especializada em processos e por isso, dependendo da necessidade do cliente, pode realizar diferentes atividades/papéis em um projeto de automação, como:

  • Conduzir ou apoiar na avaliação de plataformas ajudando a organização a avaliar a plataforma BPMS mais adequada para sua cultura e estrutura;
  • Conduzir avaliação inicial de processos, analisando o AS IS, propondo melhorias e calculando o retorno sobre o investimento da automação (ROI)
  • Realizar a modelagem tecnológica do processo (como deverá ser automatizado no BPMS adotado pela organização)
  • Executar o trabalho de desenvolvimento/programação dos componentes do processo com nosso time de desenvolvedores experts;
  • Realizar projetos de desenvolvimento a quatro mãos em modelo mentoring, onde a equipe de desenvolvimento do cliente conta com um ou mais dos nossos profissionais para apoiar na realização dos primeiros projetos de automação e assim ganharem expertise interno mais rapidamente.

Para mais informações sobre estes e outros serviços acesse www.iprocess.com.br/BPM

Pergunta:
Simone, qual o custo e media de tempo para uma automação desse tipo? – Sally

A parte mais trabalhosa não costuma ser a da implementação, e sim a definição de um bom processo, otimizado, inteligente e que não trave a execução das atividades do negócio.

Tendo o processo já claramente definido e os serviços de integração (como os usados para obter e salvar dados no Sistema Orçamentário) prontos para usar, uma automação como essa no Lecom pode ser feita em poucas semanas.

Nossa equipe de atendimento está à disposição caso desejem um orçamento e proposta de cronograma para algum projeto – basta enviar uma mensagem para contato@iprocess.com.br.

 

Não perca as gravações dos outros webinares e workshops da Semana Mulheres na Hiperautomação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge