Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinar- Como a Hiperautomação está reconfigurando a carreira em processos

No primeiro Webinar da Semana das Mulheres da Hiperautomação, o tema central foi  como a carreira de processos está sendo impactada pela hiperautomação, pois ela implica que as empresas automatizem todos os processos de negócio e TI possíveis, e isto envolve habilidades essenciais dos profissionais de processos.

A seguir, reunindo as impressões de diversos profissionais reconhecidos internacionalmente na área de BPM coletadas na pesquisa realizada pelo blog BPM Tips – BPM Skills: Hor ot Not?, e acrescentando mais algumas entrevistas de profissionais reconhecidas na comunidade brasileira de BPM, foi destacada as principais habilidades, atitudes, técnicas e conhecimentos que devem ser abordados pelos profissionais de BPM.

O Webinar aconteceu no dia 08/03, Dia Internacional da Mulher e foi liderado pela nossa Consultora de Inovação em Processos, Kelly Sganderla,

Confira a gravação do evento:

Veja o deck de cards usados na apresentação:

 

Leia a seguir as respostas das perguntas enviadas durante o evento:

Pergunta:
Qual a sua visão em relação de investimento em BPA para empresas que estão passando por dificuldades por causa da pandemia. – Raphael

A automação de processos com RPA é uma excelente porta de entrada para iniciar a jornada da hiperautomação, porque permite a redução de trabalho operacional com projetos pequenos e com entregas rápidas.
Frente a outros investimentos de software, a aquisição de pacotes de entrada para RPA são consideradas acessíveis.
Escolhendo as atividades corretas, é possível em poucos dias já obter resultados de ganho de eficiência operacional, o que ao se tornar uma atividade progressiva, permitirá à empresa escalar seu processo digitalmente crescer de forma enxuta, atendendo a mais clientes sem precisar dispor de mais recursos. Além disso, em alguns casos processos automatizados com RPA ajudam a tratar demandas operacionais em tempos de pandemia, quando ainda estamos precisando promover o distanciamento e boa parte da operação sendo realizada à distância.

Pergunta:
Kelly, parabéns pela apresentação! Qual sua dica para um profissional “tradicional” de processos pivotar para uma atuação de transformação digital de processos? De todas as habilidades que devem ser desenvolvidas, na sua opinião por onde começar? – Ana Claudia

Recomendaria começar a buscar conhecimento sobre as principais ferramentas digitais que podem ser aplicadas na transformação digital dos processos. Não precisa ser profundo conhecedor de todas, mas entender quais são e para que servem. Há bons cursos de formação para isso, como por exemplo o curso e-learning “Transformação Digital Orientada a Processos” e “RPA do Planejamento à Gestão” da iProcess Education.

Pergunta:
A hiperautomação seria uma etapa após a implementação de um RPA mais simples para forçar o atendimento dos usuários sobre a automação? – Raphael

A Hiperautomação é uma jornada que geralmente inicia pela automação. O primeiro estágio da automação de trabalho nas empresas costuma ser através de scripts e o RPA é uma excelente plataforma para isso, explorando os processos em que as informações a serem processadas estão digitalizadas, são estruturadas e os processos são bem definidos, com poucas regras e pouca análise. À medida que avança na sua iniciativa de automatização, a organização começará a perceber que precisará lançar mão de outras tecnologias complementares para que seus robôs possam fazer trabalhos de mais valor agregado. Aí entra a captura cognitiva (document ingestion) para tratar volumes de informações semi ou não estruturados, o IPA (Intelligent Process Automation) e a automação de processos de trabalho integrando robôs e pessoas em um fluxo de entrega contínuo (BPMS) combinando motores de processamento de regras mais complexas (BPMS) e cognição (IA e aprendizado de máquina).
O resultado dessa ampliação do escopo de automação em mais processos deverá gerar um grande volume de informações que serão analisados com Mineração de Processos e Analytics. Aqui é que começamos a perceber a maturidade da organização na hiperautomação. Mas como pode ver, é uma jornada :)

Pergunta:
Você poderia citar um exemplo de como um profissional de processos aprendendo JavaScript ou Python por exemplo pode atuar? – Graciele

Estas linguagens são bastante acessíveis (é fácil começar a programar com elas) e podem ser muito úteis para aproximar o profissional de processos não técnico (que não é de TI) à lógica de programação e os recursos que robôs e processos automatizados podem manipular.
Além disso, pyton também tem sido usado como linguagem para processamento de dados e analytics, o que pode representar outro tipo de habilidade a ser desenvolvida que traga ganhos para o profissional de processos em suas análises.

Pergunta:
Você poderia sugerir uma pós graduação para um profissional da área de processos, que não tem formação na área de TI. Sou engenheira de produção. – Larissa Liberío

Posso indicar os dois cursos de MBA no qual faço parte do corpo docente:

Pergunta:
Para o curso RPA precisa saber programar? – Sally

A Trilha de Formação em RPA da iProcess Education é uma formação conceitual, com cursos que exploram o que é e como funciona este tipo de plataforma, como pode ser aplicada, como identificar e avaliar oportunidades de automatização, como estabelecer o desenho da solução e todas as etapas de construção até a implantação e sustentação, abordando também a relação de RPA e BPMS, a implantação de um centro de excelência (COE RPA) e boas práticas recomendadas para projetos de robotização de sucesso. Portanto, não é necessário saber programar.
Se você quiser se aprofundar em aprender a criar scripts para robotização em alguma plataforma de RPA, conhecimentos de programação serão úteis, mas não são essenciais para criar tarefas simples. Cada vez mais as ferramentas estão investindo em soluções de mínimo código e mais configuração.
Convido a assistir aos workshops de Automation Anywhere, UiPath e IBM RPA que acontecerão na sexta-feira para entender um pouco mais sobre como funcionam essas ferramentas!

Pergunta:
Onde podemos entender a parte técnica? – Eliana

Recomendo começar pelos cursos Transformação Digital Orientada a Processos e RPA Fundamental da iProcess Education e seguir o aprofundamento deste conhecimento com os cursos oferecidos pelas próprias plataformas! Há também vídeos no youtube que demonstram como funcionam e alguns até ensinando como implementar alguns tipos de funções para os robôs.

Pergunta:
Quais são os conhecimentos da tecnologia (ferramentas e programações) necessários ao profissional de processos? – Caroline

Recomendo buscar se atualizar sobre quais são, para que servem e como funcionam cada uma das tecnologias que fazem parte da caixa de ferramentas de Operações Digitais (Digital Ops).
Começaria recomendando a exploração de ferramentas de Mineração de Processos para apoiar nas atividades de descoberta, modelagem e análise de processos.
A seguir, conhecer BPMS e RPA, duas ferramentas essenciais para a orquestração e automação de processos. Complementarmente, conhecer um pouco, buscando exemplos de aplicações para compreender como funcionam os BRMS, aprendizado de máquina, analytics, ingestão de Documentos.

Pergunta:
Você entende que a ITIL cabe ao novo profissional de processos? – Caroline

Embora muitas organizações vejam ITIL como processos de forma separada dos processos de negócio da empresa, eles podem ser integrados à visão holística da empresa e fazem parte da cadeia de valor como processos de apoio. Normalmente são tratados por equipes distintas, mas acredito que com o amadurecimento das organizações essas distinções se rompem. As técnicas para entender, analisar, redesenhar e implementar processos de ti e de negócios são cada vez mais próximas e o que se aplica para um pode ser aplicado também para outro.

 

Não perca as gravações dos outros webinares e workshops da Semana Mulheres na Hiperautomação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge