Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Webinar- Hiperautomação: onde estamos e para onde vamos

Se você está começando a se inteirar sobre o que é a hiperautomação, esta palestra é para você! Sendo tendência estratégica de tecnologia, neste webinar foi apresentado o contexto atual e como o Gartner prevê que as tecnologias de IA, RPA, BPMS, BRMS e outras irão (e já estão) convergir para propiciar agilidade em toda a esteira de projetos de automação.

Maria da Graça Pinto e Simone Vilella, Analistas de Automação em Processos na iProcess, apresentaram este segundo Webinar da Semana Mulheres na Hiperautomação, promovido pela iProcess, com o tema Hiperautomação: onde estamos e para onde vamos que aconteceu no dia 09/03/21.

Assista à apresentação da do webinar e a demonstração realizada.

 

Confira o deck de cards apresentados no Webinar.

 

Leia a seguir as respostas para as perguntas enviadas durante o evento:

Pergunta:
Boa tarde! Essas empresas são no Brasil ou em todo mundo? – Ana Rita

Os dados de pesquisa que usamos são de relatórios destas três organizações:

  • A ITPro Today está localizada em São Francisco, na Califórnia – USA. A pesquisa  foi conduzida online entre os meses de julho e agosto de 2020. Portanto é uma pesquisa internacional. Eles não mencionam a nacionalidade dos participantes.
  • A filial da Deloitte que organizou a pesquisa está localizada em Londres – Inglaterra. Os dados são baseados em uma pesquisa online, Global, com seus clientes.
  • O Gartner conduz suas pesquisas de forma independente, na central ou nas afiliadas. Na nossa apresentação colocamos materiais do final de 2019 e final de 2020. Também é uma  pesquisa mundial sobre as tendências pra RPA.

Perguntas:
Boa tarde! Qual país você acredita estar “a frente” na automação de processos? – Jullia
Você sabe informar o cenário da hiperautomação no mundo? Como o Brasil se encontra nesse contexto? – Ana Claudia

Desconhecemos uma pesquisa de adoção de RPA focada em países. 

Pergunta:
Qual o ramo das empresas que usam mais RPA?- Sally

A pesquisa do ITPro Today é de livre consulta. Estamos disponibilizando o link para a página deles. Você precisa somente preencher um pequeno cadastro para eles disponibilizarem o documento completo. Na figura 10 você tem uma resposta por departamento dentro das empresas, e na figura 22 uma análise vertical do ramo das empresas:
https://www.itprotoday.com/machine-learning/2020-state-robotic-process-automation-report

Pergunta:
Existe diferença entre automação e automatização? – Fernanda Deveza

Podemos dizer que a palavra mais correta na língua portuguesa seria automatização, pois deriva de automatizar. Entretanto, em TI, também utilizamos a palavra automação por tradução livre da palavra em inglês automation.

Pergunta:
Graça ou Simone: existe alguma ferramenta que já seja completa com todos os recursos necessários para a hiperautomação? – Luiz

Para atender as tendências de hiperautomação, os fornecedores ainda estão evoluindo suas plataformas, e cada fornecedor de solução está traçando seu próprio roadmap, priorizando funcionalidades diferentes.

A Automation Anywhere por exemplo está mais focada em automação inteligente, incorporando na sua suíte, além do RPA, possui o IQBot (ái kiu bot), que é a solução de captura cognitiva e o Bot Insights, que permite visualização de dados a partir de insights. Além dessas funcionalidades, a plataforma já está trabalhando também em uma solução de mineração de tarefas, o Discovery Bot, mas o foco ainda está sendo a construção de bots mais inteligentes, mas esse recurso ainda é uma novidade. 

A UiPath já vislumbrou um cenário de maior colaboração de trabalho humano com os bots e incorporou na sua plataforma recursos como o Automation Hub, que funciona como um banco de ideias para captar e avaliar oportunidades de automação (veja um vídeo de demo no nosso canal do youtube). Também incluiu o Document Understanding para fazer a ingestão de documentos, a captura cognitiva de informações a partir de documentos semi e não estruturados. E a plataforma está também sendo enriquecida com uma solução de mineração de processos e tarefas, baseado numa aquisição recente do Process Gold.

Das soluções de RPA com que trabalhamos, a plataforma da IBM parece ser a mais completa porque o seu roadmap começou já madura em cobertura de processos de negócio com o BPA Blueworks e o IBM BPM para automatizar fluxos de trabalho. Em cima disso, foram sendo incorporados outros recursos como o IBM ODM, que é um excelente motor de regras e decisões, o IBM RPA através da aquisição recente da WDG, o Data Cap para captura cognitiva de documentos e o Whatson fazendo toda a cobertura de IA e aprendizado de máquina. 

Mas é importante ressaltar que nenhuma dessas é um produto completo, e sim suítes com várias funcionalidades. Você pode optar por seguir a jornada com um fornecedor dentro da visão que ele está construindo para as soluções de hiperautomação, ou montar uma arquitetura de operações digitais que caiba melhor no orçamento e nas necessidades da sua empresa.

Pergunta:
Já existe algum estudo para automatizar a parte do analista de crédito, com alguma IA ou algo assim? – Fernanda Deveza

Um estudo especifico, de algum pesquisador ou empresa, eu desconheço. Contudo, o principal ponto aqui é avaliar qual a natureza da atividade deste analista. 

Se ele faz a análise a partir de uma série de regras de negócio, e estas regras forem simples, elas poderiam ser colocadas no próprio RPA. Já se as regras forem complexas, extensas ou sofrem mudanças constantes e precisam ser mantidas pelo usuário de negócio, sugerimos o uso de um Motor de Regras de negócio. 

Já se a análise é cognitiva, não existem regras claras e sim a aplicação de um know-how, podemos trabalhar no treinamento de uma machine learning para executar esta tarefa. Para isso, precisaremos separar um volume significativo de casos e começar a treinar o mecanismo de IA para esta tomada de decisão. A implantação de uma IA requer um trabalho constante de treinamento e curadoria, tendo em vista que quanto maior o volume de casos submetidos, maior será a assertividade da decisão cognitiva. 

Pergunta:
Essa ferramenta se adapta a mudanças que podem ocorrer no site de onde ele está pegando a informação? – Fernanda Deveza

Depende do nível de mudança e da forma como o script foi programado. Se o robô está procurando por uma palavra, por exemplo, ele pode encontrá-la dentro da mesma página em outra localização. Mas se a regra de procura modificar, poderemos ter a necessidade de rever o script do robô, ou seja, treiná-lo novamente. Mudanças impactantes nos sites, em geral, sugerem uma revisão de código.

Pergunta:
Existe um programa para ir do bpm ao blueprint? Como você integra o bpm com blueprint e rpa? – Diana C Farietta G

Depende da plataforma de BPM. Em geral, quando o editor (que gera o diagrama) é do mesmo fornecedor do motor de processos (BPMS), essa transição é mais facilitada. Na nossa demonstração, usamos produtos de fornecedores diferentes, por isso o processo foi transcrito. 

Uma vez que o processo está modelado no BPMS, você pode configurar cada tarefa do fluxo para se comportar como  tarefa de usuário ou acionamento de serviços, e em ambos os casos é possível integrar com robôs. Confira o artigo no blog, que fala sobre a integração dessas duas tecnologias clicando aqui.

Pergunta:
Simone, você pode compartilhar o custo de implantação de um projeto de BPM e RPA como esse? – CarolineM

Caroline, vários fatores influenciam no custo de um projeto. Você pode entrar em contato com a nossa área comercial através do email contato@iprocess.com.br. Teremos o maior prazer em trocar ideias com você.

Pergunta:
Todas essas abas abrindo, é o robô que está fazendo? – Fernanda Deveza

Fernanda, as ações de de desenho do processo no IBM Blueworks Live e as configurações do Lecom, IBM Datacap e IBM ODM foram realizadas por pessoas (apenas aceleramos o vídeo para não nos prolongarmos muito na apresentação do evento).

Já na parte de demonstração do resultado obtido, após o envio do formulário, todas as telas, abas, pesquisas e resultados foram executados pelo RPA (robô).

O robô realizou toda a verificação de dados da nota no site da prefeitura, acionou o Datacap para extrair dados do documento de identidade, comparou resultados.
A consulta ao Crivo para obter o score financeiro foi cionada automaticamente como um serviço pelo BPMS, que depois executou uma regra no IBM ODM para decidir se o cliente era de risco ou não.

Quando ele identificava que poderia ser um risco a aprovação da assinatura para aquele cliente, o bpm encaminha uma tarefa para o analista de crédito dar o parecer final.

Caso aprovado pelo analista, o cadastramento do cliente no sistema de gestão financeira, emissão do boleto bancário, envio de e-mail de boas vindas e voucher para utilizar o serviço foram atividades executadas pelo robô.

Pergunta:
Simone, muito legal a sua demonstração da combinação de soluções para entregar uma transformação de processo num cenário como esse em que as empresas precisam se redesenhar. Poderia falar como process mining e task mining poderiam ter sido aplicadas nesse cenário?  – Bianca

Sim. Como esse coworking já tinha atendimento a pessoas físicas – só não era a o seu negócio principal, poderíamos realizar a análise via mineração de processos avaliando como eram realizados esses atendimentos, da solicitação até o cadastramento no faturamento. Isso poderia nos trazer insights relevantes das principais etapas e ajudar a identificar os pontos de gargalo que precisariam ser resolvidos para o planejamento de um processo otimizado, nos ajudando a tomar decisões mais seguras pois estaríamos validando possíveis mudanças no processo com base em fatos.

E após a implementação desse processo redesenhado de assinatura do coworking, poderíamos usar a mineração de processos para verificar se o novo processo implementado está funcionando de forma otimizada ou se há outros pontos de ineficiência criados com o novo processo, para poder rapidamente propor soluções e correções do processo.

Já a mineração de tarefas poderia ser usada nas etapas onde o trabalho é realizado pelo usuário para fazer a consulta de cpf ou para dar entrada no sistema de faturamento para pegar os detalhes da operação e agilizar o início da criação dos robôs para essas atividades.

Pergunta:
Poderiam falar um pouco mais sobre mineração de processos? – Ana

A mineração de processos é uma peça muito importante para as organizações que querem alavancar a hiperautomação e construir automações cada vez mais completas, porque ela aplica ciência de dados para analisar o conjunto de dados de diferentes sistemas e funcionalidades usadas pelos usuários ao longo da execução do processo e possibilita visualizar gargalos e ineficiências que muitas vezes não são percebidas numa análise tradicional do processo.
Há pouco tempo atrás a Kelly apresentou um webinar sobre Process e Task mining muito legal, que você pode assistir clicando aqui

 

Não perca as gravações dos outros webinares e workshops da Semana Mulheres na Hiperautomação:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge