Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

SMI23 | Mineração de Processos: descobrindo insights valiosos para aprimorar processos (09/03)

A mineração de processos é uma ferramenta poderosa que ajuda as organizações a obter informações sobre seus processos de negócios, analisando logs de eventos e outras fontes de dados. Ele fornece informações valiosas que podem ser usadas para melhorar a eficiência do processo, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. E esse é o tema discutido em nosso quarto dia de lives da Semana das Mulheres na Inovação. 

As organizações estão cada vez mais utilizando sistemas de informações e gerando milhares de registros de dados sobre os processos executados. Podemos encontrar na Mineração de Processos (Process Mining) a oportunidade de combinar técnicas de ciência de dados com a disciplina de gerenciamento de processos de negócio (BPM), e assim compreender as rotas executadas obtendo insights para a melhoria contínua dos processos. Nesta live, Jardane Andrade e Maria da Graça LP conversam com Natália Hoerlle sobre mineração de processos explorando a demonstração de um caso aplicado

A live aconteceu no dia 09/03, confira agora a gravação do evento:

Leia a seguir as respostas das perguntas enviadas durante o evento:

O Process Mining pode ser uma sequência do BPMS? Guilherme Rocha 

Resposta (Natália Hoerlle): Eu não digo que ele seja uma sequência, até porque ambos podem ser utilzados em conjunto. O Process Mining pode ser utilizado para acelerar esse processo do ciclo de BPM. Então não digo que seja uma continuação, mas ambos foram um conjunto das atividades.

Complemento Jardane: Você pode tanto ter o gerenciamento dos seus processos usando o Process Mining, ele funciona como uma ferramenta auxiliar para todos os outros recursos que já temos que auxiliar a gestão por processo. Podendo ser utilizado tanto antes, quanto depois, tudo isso vai depender das necessidades do negócio. Se já tiver implemetado, podemos usar depois, se não tiver, podemos usá-lo antes.

A plataforma da upflux teria taks mining também? Luiz Camargo

Resposta (Natália Hoerlle):Por enquanto, Task mining nós não temos, mas está em nossos planos para implementar mais melhorias. Portanto, trabalhamos puramente com a parte de mineração de processos

Como acontece a etapa de extração dos logs? Samantha

Resposta (Natália Hoerlle): Primeiramente, nós vamos analisar o sistema que está inserido essas informações e preparar esses dados. Depois, vamos identificar quais são as informações que vamos buscar e entender quais são os dados que são importantes de ter nesse processo e avaliar todos os eventos que acontecem ali. Depois de preparar, fazemos a coleta desses logs, a organização, fazemos o processamento do log de eventos e aplicar o algoritmo de descoberta e conformidade para que a plataforma nos mostre esses dados em formato de diagrama ou pode também nos apresentar de uma forma que possamos fazer a análise de conformidade, como vimos durante a apresentação. Basicamente, desenhamos o escopo da informações, buscamos as tabelas onde esses dados estão, fazemos todo o processamento e em seguida fazemos toda a integração para a plataforma que você quer utilizar. E a integração não precisa ser direta, os dados podem ser extraídos em um excel e importado para a plataforma fazer uma análise ou fazer esse consumo direto de seu banco de dados, isso fica a critério do usuário.

Existem ferramentas específicas para mineração de processos?Amanda Torres

Resposta (Natália Hoerlle): Sim, nós temos diversas ferramentas, e cada uma com suas características. Então no mercado a gente temos a UpFlux, por exemplo, dentre tantas outras que são utilizadas. No site da Gartner, eles trazem algumas questões que podem ser levadas em consideração na hora de escolher uma boa ferramenta, o que seria ideal. No mesmo site também é possível ver uma lista de ferramentas que atendem a esses requesitos.

Qual a quantidade de conectores a Upflux possui atualmente? Existe para o SAP Ariba? Luiz Camargo

Resposta (Natália Hoerlle): Sim, temos conectores para essas duas citadas. Para a área da saúde, por exemplo, temos vários sistemas também.

Quais ferramentas são usadas na mineração de processos? Karyna Gomes 

Resposta (Natália Hoerlle): A UpFlux é uma dessas ferramentas que podem ser utilizadas para visualizar as informações.

Complemento Jardane:Basicamente, a gente precisa ter um sistema de informações, e tudo isso precisa estar armazenado em um banco de dados e posteriormente utilizamos uma ferramenta para fazer a mineração.

Qual a diferença entre atividade e tarefa em process mining, no fluxograma é mostrado qual dos dois niveis? Guilherme Rocha 

Resposta (Natália Hoerlle): Quando a gente fala de atividade é uma ação que estamos fazendo dentro do processo. E quando falamos de tarefa, queremos nos referir a um nível um pouquinho mais detalhado. No caso, a UpFlux mostra a atividade, inclusive, no fluxograma mostrado durante a apresentação, ele detalha a nível de atividade, porém, ele também pode ser mostrado a nível de macro-atividade também. Então, tudo isso é definido quando aplicamos no processo. Definindo o escopo, nós temos a noção de quais dados precisamos, e partimos para a etapa de aplicar ao nível de macro-atividade ou de atividade, de fato.

Os pontos de controle no fluxo apresentado na execução dos dados são configurados? Yara Nascimento

Resposta (Natália Hoerlle):Sim, quando olhamos primeiro para a descoberta, nós nos deparamos com a descorberta automática. Então ele nos mostra os pontos de gargalo, que é identificado que no nível de processos geral toda aquela etapa está sendo mais oneroso para o tempo total dos processos. Quando olhamos do ponto de conformidade, conseguimos sim configurar o que queremos monitorar.

A UPflux tem alguma ferramenta de ETL para tratar os dados extraidos? Guilherme Rocha 

Resposta (Natália Hoerlle): Sim, na UpFlux utilizamos algumas ferramentas para o tratamento de dados. Sei que utilizamos  entre elas o Pentaho, dentre outras que utilizamos internamente.

Confira também as gravações das lives da Semana das Mulheres na Inovação 2023:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Torne-se um líder em iniciativas em RPA, a próxima turma inicia em agosto!... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge