Blog da iProcess - Compartilhando conhecimento em BPM e RPA

Da Mineração de Processos à Automação: uma Jornada de Hiperautomação

Acompanhe neste webinar a apresentação de um caso aplicado demonstrando a mineração, análise, simulação, definição e robotização de uma atividade do processo.

Apresentado como uma das maiores tendências estratégicas de tecnologia há mais de 3 anos pelo Gartner, o conceito de hiperautomação propõe às empresas uma visão de jornada da descoberta de oportunidades à automação de processos de forma ágil e eficaz.

Neste contexto, a velocidade em descobrir oportunidades é fator essencial e diferencial competitivo nesta jornada. Contudo, observando os principais cases de mercado, muito se fala sobre as tecnologias de automação e pouco sobre a descoberta, que na maioria das vezes ainda é feita através de entrevistas ou em alguns casos portais de coleta de ideias.

Apesar da Mineração de Processos ser uma solução com grande potencial para estas descobertas, e do fato que estas soluções já são oferecidas pelos principais players de RPA como Automation Anywhere, IBM e uiPath, o seu uso é ainda muito incipiente no mercado, estando no início de uma curva de adoção.

Neste webinar, demonstraremos através de um case prático como a mineração de processos e de tarefas pode auxiliar na descoberta de oportunidades e como elas se conectam às tecnologias de automação para fornecer uma visão completa de hiperautomação, da descoberta à automação.

Esse evento já aconteceu!
Confira o vídeo gravado da apresentação:

Veja a seguir respostas para as perguntas realizadas pelos participantes do evento:

 

Pergunta – Celonis é uma ferramenta de Mineração de Dados? – Rafael D.
Resposta: Celonis é uma ferramenta de mineração de processos (Process Mining), ou seja, mineração de dados contextualizada por gerenciamento de processos de negócio (BPM).
Pergunta – Nessa visão da Mineração é possível acabar com método de entrevistas? pois teremos todas as dores, rastros, situações, é isso? – Gil C.
Resposta: As entrevistas são importantes para compreender regras e detalhes que não se refletem diretamente nos sistemas, mas com a mineração de processos a tendência deve ser de precisar envolver menos tempo das pessoas em sistemas a partir dos insights obtidos da análise dos dados.
Pergunta – Existe alguma ferramenta para mineração de processos free?
Resposta: Dentre as plataformas com as quais a iProcess trabalha, tanto o IBM Process Mining (antigo MyInvenio) quanto o UiPath Process Mining (antigo Process Gold) possuem versão free trial. Você também pode encontrar algumas soluções open source (Prom e Disco por exemplo), mas geralmente o setup dessas ferramentas não é tão simples quanto os passos que mostrei no vídeo, ou então possuem recursos de análise mais limitados.
Pergunta – Como determinar se a atividade pode ser executada pelo robô? – Geise M.
Resposta: Para esta avaliação, será necessário uma coleta de informações de nivel mais operacional, usando ferramentas como task mining ou task capture. No vídeo, mostramos o task capture em ação, coletando tela a tela, clique a clique as ações do usuário. Então, avaliamos se as regras necessárias para executar a tarefa são claras e repetíveis e se os dados necessários para a execução da tarefa existem em meio digital e são estruturados.
Pergunta – Embora seja uma realidade já nas empresas, a maioria está ainda em fase de estudo ou bem no ínicio, acredito que esta aplicação de mineração de processo é uma fase bem avançada e fora da realidade da maioria das empresas, qual seria um cenário inicial e mais aderente para quem está começando? – Alessandro
Resposta: Não acho que se trate se ser uma fase, na verdade depende do quanto a organização está disposta a entender seus processos para identificar como melhorá-los. Algumas empresas fazem isso consumindo centenas de horas de várias pessoas para tentar montar um mapa de um processo de ponta a ponta com detalhes bem mais superficiais do que os analisados na mineração, e geralmente as informações são mais baseadas em expectativas e opiniões do que dados coletados de forma assertiva. A mineração de processos traz à tona a verdade sobre como o processo é, de fato, executado pela empresa, com base em dados reais, permitindo avaliar situações até mais complexas como impactos em períodos de sazonalidade, custos relacionados, parâmetros variados que influenciam a execução do processo.
Pergunta – Durante um projeto de automação quando é o melhor momento para definir KPIs de performance que a automação precisa atingir? Pergunto devido aos desvios de processos que podem ocorrer durante o projeto… – Rafael D.
Resposta: A definição dos KPis depende do que você está querendo resolver com a automação. Eles precisam ser definidos no início se você deseja comparar o desempenho do trabalho antes e após a automação. Se houverem mudanças no projeto, eles precisam ser reavaliados :)
Pergunta – Mas a mineração de processos só é possível através de processos que deixam as pegadas digitais. E para processos que são realmente manuais? Que não envolvem nenhum tipo de sistema? – Daniele E.
Resposta: Como comentamos no início do vídeo, a mineração de processos é a mineração de dados aplicada ao contexto de processos. Se estamos falando de dados, então eles precisam ser obtidos de algum lugar. Já vimos casos de mineração realizada usando outras fontes além dos sistemas de informação, como por exemplo a rastreabilidade de threads de e-mails (mensagens respondidas em cima de mensagens) para processos baseados em troca de e-maisl, ou analisando planilhas eletrônicas em que são feitos registros manuais das etapas executadas (ou seja, quem faz a atividade manual, entra na planilha e registra que aquele processo foi executada por ela naquela data/hora).

 

Confira também outros conteúdos relacionados que podem ser do seu interesse:

 

Se você quer saber mais sobre como implantar uma força de trabalho digital na sua organização, participe da nossa Trilha de Formação RPA – confira a próxima turma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Veja agora as ações que foram realizadas através das doações de todos os participantes deste... (continuar lendo)
Participe deste evento exclusive e gratuIto e se prepare para as transformações que IA irá... (continuar lendo)
Com quase 120 anos, a história da Dana acompanha a trajetória da indústria automobilística. Líder... (continuar lendo)

Inscreva-se na nossa Newsletter

seers cmp badge